VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande se firma como destino turístico na FIT Pantanal com estande histórico e apoio empresarial

Pela primeira vez, o Município ocupa um estande próprio na maior feira de turismo de Mato Grosso, com 36m² – o maior espaço já montado por Várzea Grande no evento – reforçando seu novo posicionamento estratégico no setor
“Com 158 anos completados este ano de 2025, Várzea Grande dá um passo firme para deixar de ser apenas a porta de entrada de Mato Grosso e se afirmar como destino turístico e cultural relevante, com uma presença marcante e estruturada na maior feira do turismo do estado”.
A fala do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) marcou a participação inédita e histórica de Várzea Grande na abertura oficial da FIT Pantanal 2025, realizada na noite desta quinta-feira (5). Pela primeira vez, o Município ocupa um estande próprio na maior feira de turismo de Mato Grosso, com 36m² – o maior espaço já montado por Várzea Grande no evento – reforçando seu novo posicionamento estratégico no setor.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, apresenta aos visitantes o que Várzea Grande tem de melhor em cultura, gastronomia, economia criativa, religiosidade, pontos turísticos, história e belezas naturais. Com destaque visual e localização privilegiada, logo na entrada da feira e ao lado do estande de Cuiabá, o espaço busca reposicionar a imagem da cidade, tradicionalmente conhecida como ponto de passagem, e reafirmá-la como protagonista do turismo regional.
“É uma satisfação muito grande estarmos aqui representando nossa cidade. Logo na abertura, já se percebe o entusiasmo. Parabenizo o governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Fecomércio pela organização. Essa é uma feira que impulsiona o turismo, mas que também movimenta toda a cadeia econômica: do comércio à hotelaria, bares e restaurantes. Várzea Grande não podia ficar de fora e estamos prontos para incentivar o turismo. É uma alegria muito grande participar desse evento que melhora a cada ano”, reforçou Tião da Zaeli.
O estande conta com a presença de parceiros do setor privado que atuam nas áreas de alimentos e bebidas, hotelaria, serviços turísticos e artesanato. Segundo o secretário municipal Mário Quidá, a estrutura inédita reflete a força da cidade e o apoio decisivo do empresariado local.
“Sem dúvida, esse é o maior e mais bonito estande que Várzea Grande já teve na FIT. Estamos à altura da nossa representatividade como a segunda maior cidade do estado. Aqui mostramos a gastronomia, a cultura e o potencial turístico, com apoio fundamental dos nossos empresários, que abraçaram essa proposta da nova gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli”.
Empresários que integram o Conselho Municipal de Turismo, como Omar Lins Canavarro Jr., presidente da ABAV-MT, também reforçaram o impacto da participação.
“Esse estande belíssimo dá visibilidade para Várzea Grande. Turismo é imagem. E, como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado. Agora as pessoas sabem que a cidade tem atrativos e quer ser protagonista”.
Celso Medina de Alencar, empresário do setor hoteleiro de Várzea Grande – e também do Conselho -, acrescenta: “Antes, Várzea Grande era vista apenas como cidade-dormitório. Hoje queremos uma cidade viva, alegre, com turismo, cultura, negócios e lazer. A feira mostra que esse caminho é possível”.
O superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, estruturou o estande com foco na identidade local: a fabricação da viola de cocho, as redeiras do Limpo Grande, cervejarias artesanais, refrigerantes regionais, gastronomia típica com peixarias tradicionais e a presença de grupos culturais da cidade no palco principal da feira, tudo isso ao longo dos quatro dias do evento.
O vereador Samir Katumata (PL), que também prestigiou a abertura, ressaltou a relevância da presença da cidade. ”Várzea Grande pode ser vitrine para o Brasil. Temos cultura, culinária e estrutura para receber turistas, além do aeroporto internacional. Participar da FIT é essencial para atrair investimentos e fortalecer o turismo local”.
“Estamos trabalhando para Várzea Grande dar um salto decisivo e transformar sua imagem e fomentar uma nova economia baseada no turismo, na cultura e no orgulho da sua identidade. A FIT Pantanal 2025 é o palco dessa virada”, completou Mário Quidá.
São parceiros institucionais do estande de Várzea Grande: Cervejaria Dourada, Refrigerantes Marajá, Bebidas Tropical, Mirante das Águas, Subway Couto Magalhães, Grupo Solar Coca Cola, Várzea Grande Shopping, Hotel Slaviero Slim VG.
PROGRAMAÇÃO– Nesta sexta-feira (6), o horário de visitação da FIT Pantanal 2025 é das 17h às 22h. No sábado (7) e domingo (08), o horário é das 15h às 22h.
Em todos os dias o estande de Várzea Grande terá presença de artesões e artistas locais, degustação de pratos típicos, apresentações artísticas no palco principal do evento e produtores da agricultura familiar do Município.

VÁRZEA GRANDE
No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores
A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.
O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.
De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.
Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.
Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).
-
CUIABÁ6 dias atrás
Mãe de menino que morreu carbonizado em incêndio em Cuiabá muda versão e passa a ser investigada pela Polícia
-
Entretenimento6 dias atrás
Confirmado: Guns N’ Roses fará show em Cuiabá pela primeira vez no dia 31 de outubro
-
Policial6 dias atrás
Juiz cumpre decisão do STJ e anula condenação de 7 anos de prisão de “WT” apontado como líder do C.V em MT
-
Cidades6 dias atrás
Número de vítimas sobe para oito em investigação contra vereador bolsonarista acusado de abuso sexual
-
Turismo6 dias atrás
Brasnorte marca presença na FIT Pantanal 2025, fortalece potencial turístico e avança no Eco e EtnoTurismo
-
Turismo7 dias atrás
Desenvolvimento turístico marca novo recorde com número de passageiros que desembarcaram na região Norte do Brasil
-
Turismo7 dias atrás
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas
-
Política Estadual6 dias atrás
Deputado Chico Guarnieri visita municípios do Araguaia