VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande retira 10 pontos de radares e economiza mais de R$ 158 mil/mês

Publicados

em

Antes da retirada dos medidores de velocidade, a prefeitura revitalizou e reforçou pontos de atenção no trânsito da cidade, focando na preocupação com a sinalização e vai seguir investindo em segurança viária

A Prefeitura de Várzea Grande inicia, a partir das 0h desta terça-feira, 13 de maio, a retirada de 10 pontos de radares fixos de velocidade em vias públicas da cidade. A ação resultará na remoção de 36 equipamentos de fiscalização eletrônica — sendo 20 localizados em trechos de ida e volta e outros 16 em vias transversais. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, sob a gestão do secretário Lucas Ribeiro Ductievicz, a medida trará uma economia mensal de R$ 158.296,00 aos cofres públicos.

Os pontos que estão sendo desativados já cumpriram sua função educativa e punitiva ao longo dos últimos dois anos, e a medida está em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os equipamentos serão devolvidos à empresa responsável.

Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a ação visa uma estratégia mais ampla de modernização e diversificação dos mecanismos de fiscalização e controle de tráfego, visando maior efetividade nas ações de prevenção de acidentes e promoção da mobilidade segura.  “Nossa ação também é pelo clamor popular. Andando por Várzea Grande, como sempre faço, escuto muitos pedidos para essa retirada. Vamos fazer aos poucos de forma cronológica, segura e estratégica”, conta Moretti.

Segundo a Coordenadoria de Mobilidade Urbana, os condutores que utilizam essas vias diariamente demonstraram, por meio de comportamento adequado no trânsito e baixa taxa de infrações, que estão devidamente educados. “De acordo com o CTB, é permitida a retirada dos equipamentos após o cumprimento do período educativo e também o remanejamento para vias que apresentem maior índice de acidentes. Com a mudança, o Município continuará com 21 pontos de fiscalização eletrônica ativos, reafirmando que é possível ter um trânsito seguro sem depender exclusivamente de radares”, pontua o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda.

Leia Também:  Coronel Sandro Azambuja deixa o DAE e assume secretaria de obras em VG Após pressão política

JUSTIFICATIVA – Cidomar destaca ainda que a retirada dos radares integra uma estratégia de modernização da política de trânsito da cidade. “Nosso objetivo é garantir segurança com medidas mais eficientes e educativas. A fiscalização eletrônica é uma ferramenta importante, mas não deve ser a única. Vamos investir em sinalização, educação e ações de engenharia de tráfego para promover uma mobilidade urbana mais segura para todos”, afirma.

A ação prioriza soluções de engenharia e educação no trânsito. O Município continuará monitorando os indicadores de acidentes e poderá fazer novas intervenções conforme a necessidade. A decisão técnica levou em consideração diversos fatores, como o baixo índice de ocorrências de trânsito nos locais onde os radares estavam instalados, o volume de tráfego, a efetividade dos equipamentos e a adequação às diretrizes de mobilidade urbana e segurança viária. Segundo a gestão municipal, a medida visa tornar o trânsito mais eficiente e seguro, sem comprometer o controle e a fiscalização.

“Na Avenida Doutor Paraná, por exemplo, teve uma redução de 62,5% nas infrações de trânsito de 2023 a 2024”, pontua Cidomar.

A estimativa é que, em até 30 dias, toda a primeira etapa de readequação da sinalização viária nas avenidas esteja concluída. No segundo semestre, o foco das ações será nos bairros, especialmente nas regiões com maior número de registros de sinistros.

MAIS SINALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – Como contrapartida à retirada dos radares, a prefeitura está implantando nova sinalização viária em diversas vias estratégicas da cidade, reforçando a educação no trânsito e promovendo a conscientização dos motoristas quanto aos limites de velocidade. As ações já foram concluídas no Eixo Central e estão em fase de finalização nas avenidas Filinto Müller, Alzira Santos, Miguel Sutil, Prefeito Murilo Domingos (31 de Março) e Couto Magalhães, todas com grande fluxo diário de veículos.

Leia Também:  Otaviano Pivetta e Kalil Baracat assinam protocolo para reforço da Atenção Básica da Saúde em Várzea Grande e a implantação do Centro de Parto Natural na Maternidade Municipal

A nova sinalização inclui placas verticais com limites de velocidade adequados ao perfil das vias:

– 40 km/h em áreas com alta circulação de pedestres e veículos

– 50 km/h em vias principais

– 60 km/h em trechos de menor fluxo.

Além disso, sinalizações horizontais com material termoplástico estão sendo aplicadas, garantindo maior visibilidade e durabilidade, inclusive em condições climáticas adversas. Também está sendo ampliado o número de faixas de pedestres, com foco especial em vias como a Avenida da FEB, João Ponce de Arruda e Mário Andreazza.

Confira os pontos os quais os radares serão retirados:

Avenida Presidente Arthur Bernardes – bairro Ipase (40km/h)

Avenida Doutor Paraná – loteamento Dom Orlando Chaves (60km/h)

Avenida Arnaldo do Mapim, antiga DNER – bairro Mapim (60km/h)

Alameda Júlio Muller – bairro Alameda (60 km/h)

Avenida Vereador Jorge Witzak com Avenida Gonçalo Botelho de Campos – bairro Cristo Rei (50km/h)

Avenida Prefeito Murilo Domingos – Cohab Cristo Rei (60km/h)

Avenida Ary Leite de Campos – Itororó/Marajoara (50h/h)

Avenida Filinto Muller com Castelo Branco – Centro (50km/h)

Travessa Humaitá com Filinto Muller – Centro (50km/h)

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

Sine de Várzea Grande disponibiliza 420 vagas de emprego nesta semana

Publicados

em

Por

As oportunidades contemplam desde funções operacionais até cargos mais técnicos e administrativos, abrangendo variados níveis de escolaridade e experiência

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Várzea Grande disponibiliza esta semana 420 vagas de emprego para diferentes áreas e perfis profissionais. As oportunidades contemplam desde funções operacionais até cargos mais técnicos e administrativos, abrangendo variados níveis de escolaridade e experiência.

O atendimento do Sine/VG é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no 2º piso do Várzea Grande Shopping, dentro do Centro Estadual de Cidadania. Para participar do processo seletivo é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Quem ainda não possui cadastro no sistema deve comparecer pessoalmente com a documentação. Após isso, é possível consultar as vagas e receber orientações sobre qual se encaixa melhor ao perfil profissional. Além das oportunidades renovadas semanalmente, o Sine também auxilia com seguro-desemprego e orientações de carreira, ajudando o trabalhador a se posicionar com mais segurança no mercado.

“Não só estamos ofertando somente emprego, mas também, orientações a todos os munícipes que buscam o nosso atendimento. A Prefeitura de Várzea Grande tem dado todo apoio necessário às pessoas que vêm até nós. Parabenizo o empenho de todos os nossos servidores que não medem esforços para prestar um atendimento de qualidade e humanizado”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá Neto.

Leia Também:  Acelera VG cobrirá todo município de Várzea Grande, anuncia Flávia Moretti

Entre as vagas ofertadas estão: açougueiro (4 vagas), ajudante de eletricista (1), ajudante de obras (5), almoxarife (1), armador de ferragens na construção civil (2), atendente de lanchonete (4), auxiliar de escritório (1), auxiliar de estoque (3), auxiliar de jardinagem (1), auxiliar de limpeza (5), auxiliar de linha de produção (101), auxiliar de manutenção predial (2), auxiliar de mecânico de autos (1), auxiliar geral de conservação de vias permanentes (5), balanceiro (80), borracheiro (1), consultor de vendas (1), cortador de carne em matadouro (20), desossador (20), eletricista (1), eletricista de automóveis (1), empregado doméstico nos serviços gerais (2), encarregado de manutenção (1), fiscal de caixa (1), frentista (6), jardineiro (2), lubrificador de automóveis (4), margarefe (20), mecânico diesel – exceto veículos automotores (2), mecânico hidráulica (2), motorista carreteiro (8), motorista de caminhão (1), motorista entregador (4), oficial de manutenção (3), operador de caixa (11), operador de telemarketing ativo (2), operador de tráfego (3), operador de vendas (5), pedreiro (7), porteiro (3), promotor de vendas (2), recepcionista atendente (2), repositor de mercadorias (1), representante comercial autônomo (12), retalhador de carne (20), serralheiro (2), servente de limpeza (8), servente de obras (8), servente de pedreiro (10), soldador (2), técnico em segurança do trabalho (2), torneiro mecânico (1), vendedor no comércio de mercadorias (1) e vendedor interno (2).

Leia Também:  Presidente Fabio Tardim diz que crime cometidos fora do recinto da Câmara é de responsabilidade única e exclusiva do infrator Jânio Calistro

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA