VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande realiza mais uma cirurgia inédita: a de coluna  

Publicados

em

Luciano foi o primeiro paciente operado no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande. Paciente de 41 anos foi vítima de atropelamento

O Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG) escreveu, no último domingo, 8, mais uma nova e importante página na história da saúde pública do Município. Pela primeira vez, uma cirurgia de coluna – procedimento de alta complexidade – foi realizada na própria unidade hospitalar, sem a necessidade de transferência para hospitais estaduais. A conquista representa um salto significativo na autonomia do sistema municipal de saúde e uma esperança real para pacientes que antes enfrentavam longas filas de espera pela regulação.

O paciente, Luciano Francisco, de 41 anos, foi atropelado por um carro na madrugada de sábado, enquanto se dirigia ao trabalho de bicicleta. Com o impacto, ele sofreu uma fratura na coluna lombar e perdeu os movimentos dos membros inferiores. Diante da gravidade do quadro, a equipe médica interviu com agilidade e organizou a realização da cirurgia já no dia seguinte, ontem domingo (8).

O procedimento, que durou 1h45, foi conduzido pelos ortopedistas especialistas em coluna, doutor Marlon Mendonça e Paulo Splenger, com apoio da equipe de trauma da unidade. Segundo o médico, a cirurgia transcorreu com sucesso e sem intercorrências. “O paciente chegou lúcido à UTI e já estava conversando após o procedimento. A expectativa agora é acompanhar a evolução neurológica, que depende do tempo e da resposta do organismo”, explicou doutor Marlon.

Leia Também:  Coronel Sandro Azambuja deixa o DAE e assume secretaria de obras em VG Após pressão política

A intervenção teve como objetivo a descompressão da medula e a estabilização da coluna, medidas urgentes para minimizar os danos causados pelo trauma. “É um marco. Iniciamos um novo capítulo para o hospital, com a realização de cirurgias de alta complexidade que antes não eram possíveis. Isso representa mais qualidade, mais dignidade e menos sofrimento para os nossos pacientes”, afirmou doutor Paulo Splenger.

Para Edina Silva, irmã de Luciano, a agilidade no atendimento foi uma surpresa que trouxe alívio. “Meu irmão é casado, tem quatro filhos pequenos. Quando aconteceu o acidente, nossa maior preocupação era saber para onde ele seria transferido, quanto tempo levaria até conseguirem vaga em outro hospital. Saber que ele seria operado aqui mesmo, tão rápido, foi um alívio enorme. A gente só quer vê-lo bem e em casa o quanto antes”, celebrou.

AGORA É PASSADO – Até então, pacientes do Município com fraturas de coluna eram automaticamente encaminhados para unidades estaduais por meio da Central de Regulação, enfrentando longas esperas. Com a nova estrutura e equipe especializada, será possível atender esses casos com mais rapidez e eficiência, diretamente dentro do PSHMVG.

Leia Também:  Prefeita sanciona lei e garante recomposição aos servidores da Educação

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou a importância da conquista. “É uma alegria imensa poder oferecer esse tipo de procedimento à nossa população. Isso mostra o compromisso assumido por esta gestão, em priorizar a saúde – como fizemos no nosso primeiro dia de trabalho – está se confirmando. Estamos cheios de realizações na saúde e a maior parte é exames ou procedimentos inéditos. Nossa gestão valorização da saúde pública e está transformando Várzea Grande em uma cidade autônoma na oferta de serviços pelo SUS. Temos profissionais capacitados, vontade e estrutura para avançar ainda mais.”

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforça que a implantação do serviço de cirurgia de coluna é fruto do empenho da atual gestão municipal, que tem investido em melhorias na infraestrutura do hospital e na oferta de serviços mais resolutivos. “A meta agora é consolidar o serviço e ampliar o número de procedimentos realizados, beneficiando cada vez mais a população de Várzea Grande”.

“Essa foi apenas a primeira. Que venham muitas outras. Estamos prontos para fazer valer o nome do nosso hospital: um pronto-socorro de verdade, pronto para cuidar da nossa gente com qualidade, dignidade e humanidade”, finalizou Marlon Mendonça.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

VÁRZEA GRANDE

No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Publicados

em

Por

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores

A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.

O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.

O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.

Leia Também:  Prefeita sanciona lei e garante recomposição aos servidores da Educação

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.

De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.

Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.

Leia Também:  Pauta ambiental deixa de ser apenas um ato comemorativo em Várzea Grande

Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA