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Várzea Grande quita salário de outubro e fomenta a economia da segunda maior cidade de Mato Grosso

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Equipe econômica reforça compromisso com a regularidade nos pagamentos do salário do funcionalismo e o cumprimento do calendário anual

Mantendo a regularidade no compromisso com o funcionalismo público, que é quem garante a execução dos serviços de interesse da população, a Prefeitura de Várzea Grande quitou nesta quinta-feira, 31 de outubro, o pagamento dos salários referente ao mês.

“Responsabilidade fiscal está em cumprir todos os fundamentos de uma gestão pública, seja com a população ou com o servidor público, aquele profissional do mais ao menos graduado, que empresta suas habilidades nos serviços de saúde, educação, obras, social, segurança, enfim, em todos os setores da economia de uma cidade como Várzea Grande e seus mais de 315 mil habitantes”, disse o prefeito Kalil Baracat, sinalizando que concluirá seu mandato de prefeito com os salários quitados.

Em reunião com a equipe econômica, Kalil Baracat, sinalizou que o pagamento dos salários do funcionalismo público, representa dois grandes impulsos, um para a economia local, ou seja, para a indústria e o comércio e outro para os servidores e seus familiares honrarem seus compromissos.

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A secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, sinalizou que as prioridades da Administração Kalil Baracat estão baseadas em atender as demandas da população e da cidade de Várzea Grande, seja com obras ou com ações e buscar que os serviços públicos prestados em todas as áreas tenham qualidade.

A Gestão Fazendária, mais a Secretaria de Planejamento e a Controladoria Geral do Município sinalizaram ainda que trabalham em sintonia para que o Calendário de Pagamento de Salário seja rigorosamente cumprido e as datas estabelecidas no início de cada ano, desde 2015, continuem sendo regularmente cumpridos independente de qualquer coisa.

“A missão que nos foi dada pelo prefeito Kalil Baracat, foi de rigor nos gastos públicos e controle absoluto nas despesas para que a meta seja atender a população em seus anseios, sendo que para isto necessitamos dos servidores públicos e de seu profissionalismo”, explicou a secretária Lucinéia dos Santos Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas

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No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.

As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.

Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.

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A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.

Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.

Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.

Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.

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Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.

Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.

Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.

Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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