CUIABÁ

Vacinação nos shoppings recebe elogios e amplia imunização

Publicados

em

JB News

Cuiabá teve o 2º sábado de junho de vacinação em shoppings, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, com objetivo de ampliar o acesso à imunização contra a gripe na capital.

As unidades parceiras são o Pantanal Shopping, Shopping Estação Cuiabá e Shopping Três Américas. Neles, houve movimentação constante de pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha contra a Influenza. A ação, coordenada pelo Núcleo da Primeira-Dama Samantha Iris em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem se mostrado eficiente para facilitar o acesso à vacina e ampliar a cobertura vacinal.

Entre as pessoas que compareceram estava Elci Furquim Rosa, funcionária pública. Em tratamento médico e com imunidade baixa, ela fez questão de se vacinar. “Eu acho que é de suma importância a vacinação, em especial quando a gente está nesse período em que a imunidade cai muito. Desde criança minha mãe cuidava da minha carteira de vacinação, e hoje essa responsabilidade é minha. Continuo me cuidando”, declarou.

Quem também marcou presença foi Maria Cleonice dos Santos, que destacou a relevância da prevenção. “A gente tem visto muitas doenças voltando. Por isso é extremamente importante estar vacinado. As vacinas estão aí justamente para nos prevenir. A população precisa aproveitar esse tipo de oportunidade que a Prefeitura oferece”, elogiou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nas funções de Professor, Pedagogo, TDI, ASG e Instrutor de Libras para várias regionais

A campanha é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, entre outros. Para receber a vacina, basta apresentar documento oficial com foto.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, a meta é aumentar a cobertura vacinal na cidade, que ainda está abaixo do ideal. “Precisamos aumentar esse índice com urgência. A vacina é segura, gratuita e está disponível não só nos shoppings, mas também em todas as Unidades Básicas de Saúde durante a semana”, alertou.

A vacinação nos centros comerciais segue nos dias 21 e 28 de junho, das 10h às 19h. A estratégia busca levar proteção à população justamente onde ela está: em espaços de lazer e convivência, tornando a prevenção mais acessível e eficaz.

#PraCegoVer

A imagem principal mostra uma mulher de preto recebendo a vacina das mãos da profissional de saúde municipal. Ao fundo o cartaz com os dizeres: Aqui tem vacina.

Leia Também:  Mais de quarenta produtores participarão da 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar nesta terça-feira (7)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá delibera sobre projetos e recebe Técnicas de Desenvolvimento Infantil

Publicados

em

Por

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Durante a 3ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (09), a Comissão de Educação (CE) da Câmara Municipal de Cuiabá deliberou sobre três projetos de lei voltados à área educacional e recebeu representantes das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), que reivindicam a mudança de nomenclatura do cargo para “Professoras de Desenvolvimento Infantil”.
A reunião foi presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e contou com a presença do vereador Mário Nadaf (PV). O presidente da comissão, vereador Daniel Monteiro (Republicanos), esteve ausente.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (SINDTDI), defendeu que a alteração na sigla é uma forma de reconhecimento profissional.
“Já exercemos o ato de cuidar e educar. O que está errado é a nossa sigla. É preciso trocar o ‘T’ pelo ‘P’, para sermos referidas como Professoras de Desenvolvimento Infantil, que é o que realmente somos. Estamos anexando à Lei Orgânica todos os nossos anseios em relação à mudança da nomenclatura, que representa o reconhecimento jurídico do cargo. Trata-se de uma questão de identidade, valorização e reconhecimento da categoria”, afirmou.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de dialogar com a categoria e lembrou que a demanda não é recente, tendo sido formalizada por meio de um projeto apresentado em 2019.
“As TDIs já vêm pleiteando essa mudança há anos. O projeto mencionado pelo vereador Mário Nadaf é de fevereiro de 2019. Essa conquista está próxima e, em breve, o Executivo deve enviar a proposta à Câmara. Hoje deliberamos sobre três projetos importantes para a educação, um de minha autoria, outro do vereador Ilde Taques e outro da presidente da Casa, vereadora Paula Calil, além de ouvirmos a Rose, representante das TDIs. É extremamente importante saber que esta comissão é ativa e está sempre dando retorno à população”, concluiu.
Projetos com parecer favorável
Durante a reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a três projetos:
Projeto da vereadora Michelly Alencar: dispõe sobre a inclusão de mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projeto da vereadora Paula Calil (PL): institui um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, com o objetivo de promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
Projeto do vereador Ilde Taques (PSB): cria a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Uso Adequado da Internet e das Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Agora, os três projetos seguem para votação em plenário na próxima Sessão Ordinária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Juiz condena Emanuel Pinheiro a pagamento de multa por propaganda ilegal em Viaduto

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA