EDUCAÇÃO
Unifesp desenvolve jogos digitais educativos

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou três jogos digitais educativos voltados à comunidade escolar. A iniciativa é resultado da parceria entre estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) e professoras da Escola Municipal Maria dos Santos Aparecida Roncoi, em São José dos Campos (SP). Os jogos gratuitos foram pensados para apoiar o uso de tecnologias em sala de aula, contribuindo para o aprendizado de formas geométricas e da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Amélia pelo mundo – Entre os jogos desenvolvidos no ciclo mais recente do projeto, destaca-se Amélia pelo Mundo, uma aventura interativa que alia aprendizado e história. Nele, o jogador acompanha a piloto Amélia em uma viagem pelos cinco continentes, explorando formas e sólidos geométricos ao longo do percurso. De forma lúdica, o conteúdo de matemática é apresentado em desafios que incentivam a curiosidade e o raciocínio lógico das crianças. Inspirado na trajetória da aviadora norte-americana Amélia Earhart (1897–1937), o jogo também presta homenagem à primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico, em 1928, e a realizar, em 1932, um voo solo transatlântico. Earhart desapareceu durante uma tentativa de dar a volta ao mundo em 1937, mas seu legado de coragem e pioneirismo permanece vivo. Com esse pano de fundo, Amélia pelo Mundo busca despertar o interesse por temas históricos e científicos, ao mesmo tempo em que reforça o aprendizado escolar.
Geodeck – Outro destaque entre os jogos criados pelo projeto é Geodeck, uma aventura digital que transforma o estudo das formas geométricas em uma experiência dinâmica. Os jogadores exploram o universo enquanto constroem baralhos estratégicos para enfrentar desafios relacionados a conceitos matemáticos. Com uma proposta lúdica, Geodeck estimula o pensamento crítico, a tomada de decisão e o domínio das propriedades das formas e sólidos geométricos. Voltado especialmente para estudantes do 3º ano do ensino fundamental, o jogo alia entretenimento e conteúdo curricular, reforçando o papel das tecnologias digitais como aliadas no processo de ensino-aprendizagem.
100 da Bisa – Já o jogo 100 da Bisa convida os jogadores para uma celebração especial: o centenário da bisa. Nessa missão, o personagem Gabriel precisa distribuir pedaços de bolo entre os convidados e, ao longo do caminho, descobrir os vínculos familiares que os conectam. O desafio central é montar a árvore genealógica corretamente, promovendo o raciocínio lógico e a compreensão das relações familiares. Além de explorar noções de organização, sequência e pertencimento, o jogo também apresenta elementos da Libras, ampliando a acessibilidade e a inclusão. Desenvolvido com a colaboração da intérprete de Libras e servidora da Unifesp, Sara Bueno, 100 da Bisa propõe, ainda, uma experiência sensível e educativa que valoriza a diversidade e o convívio intergeracional.
O projeto – A iniciativa é do Centro de Estudos em Games e Internet (Cegi), que tem como objetivo promover jogos digitais, aplicações em tecnologias interativas, desenvolvimento de protótipos, plugins e interfaces para educação, saúde, contexto empresarial e entretenimento. Também é seu objetivo estimular os estudos sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação na sociedade.
De acordo com Vanessa Pereira, docente responsável pelo projeto, o Cegi foi criado em 2016 como um projeto de extensão, congrega cerca de 30 estudantes e entrega, ao menos, três jogos por ano à comunidade escolar, que ficam disponíveis na página do projeto. Atualmente o grupo se divide em sete equipes: Game Design, Programação, Música, Arte, Tester, Marketing e de Pesquisa.
O grupo realiza diversas atividades acadêmicas anuais com temas relacionados aos jogos digitais (cursos de criação de jogos, game jams, mostras de arte, palestras e pesquisas) e conta com cerca de 20 jogos disponíveis gratuitamente no site, geralmente, trabalhando conteúdo de matemática do 3.º ano do ensino fundamental. A escolha pela matéria se deve ao baixo desempenho dos alunos brasileiros nos testes internacionais. Espera-se que o engajamento, motivado pelo jogo, possa melhorar o interesse e familiaridade dos alunos com o conteúdo.
Ainda segundo a docente, a iniciativa nasceu com o propósito de aproximar a universidade da comunidade, criando pontes entre o conhecimento acadêmico, a inovação tecnológica e as demandas reais da sociedade.
“Neste ciclo, tivemos a oportunidade de unir o trabalho dos estudantes do ICT/Unifesp com o das professoras da rede estadual de ensino, permitindo um processo colaborativo, rico em trocas, no qual os saberes da escola e da universidade se encontraram para produzir algo significativo para o ambiente escolar, enquanto os alunos do ICT/Unifesp tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para o mundo do trabalho”, disse.
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
Lançada formação em EJA na educação profissional

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), lançou, nesta sexta-feira, 25 de abril, o curso “Currículo Integrado para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Com carga horária de 60 horas, o curso já está com inscrições abertas pela plataforma Avamec. A formação é voltada para profissionais da educação das redes públicas de ensino de todo o Brasil.
O webinário que marcou o lançamento do curso foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e transmitido pelo Canal do MEC no Youtube. A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, definiu o encontro como histórico. “Para que a EJA funcione temos que criar condições para que ela esteja no centro da política educacional. E assim, com uma formação de qualidade e articulada à EPT, isso é a vanguarda da EJA. Isso é histórico”, afirmou.
“A relação da vida do cidadão com uma perspectiva voltada para o mundo do trabalho precisa envolver a educação. Por isso, investimos nesse curso e acreditamos nessa interlocução com a EJA, que é pouco utilizada, e precisamos impulsioná-la”, destacou a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC, Ana Lúcia Sanches.
O curso integra o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA), desenvolvido no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. O objetivo é apoiar profissionais da educação da EJA das redes públicas de ensino na construção de currículos que possibilitem a elevação de escolaridade com capacitação profissional. A formação se estenderá até o final de julho.
Dividido em quatro módulos, o curso abordará os diálogos e aproximações entre EJA e EPT; o currículo integrado; as abordagens pedagógicas baseadas na integração curricular entre EJA e EPT; e as estratégias didáticas para a construção de propostas curriculares unificadas.
O evento de lançamento debateu o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA e o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA. Ao final, foi realizado um painel sobre “a oferta de EJA-EPT na escola pública: a necessária articulação entre os institutos federais e as redes de ensino”.
Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: Ministério da Educação
-
Entretenimento7 dias atrás
World Creativity Day 2025 encerra a sua programação no Rio de Janeiro com uma performance imersiva que une tecnologia, arte e natureza
-
Policial4 dias atrás
Ex-servidor mandou matar enteada após descobrir mensagens entre a namorada e o ex-marido
-
Economia7 dias atrás
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
-
Internacional4 dias atrás
Decreto de Paulo Protásio encerra o World Creativity Day 2025 com visão de liderança global em sustentabilidade
-
Policial4 dias atrás
Servidor do Estado é exonerado do cargo após ser detido por envolvimento na morte de sua enteada em Cuiabá
-
Policial3 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Destaque4 dias atrás
Presidente do Einstein afirma que Hospital Central de MT deve priorizar contratação local:” Previsão de 1.600 funcionários”
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Samir promete solução e não descarta mudança de comando