Estadual

Unidade móvel realiza 272 exames de tuberculose em unidades prisionais de Cuiabá e Várzea Grande

Publicados

em

A unidade móvel de prevenção à tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde (SES) participou, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), da Ação de Cidadania promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

A ação foi realizada no período de 29 de maio a 6 de junho, em unidades prisionais de Cuiabá, Pontes e Lacerda e Várzea Grande.

O mutirão foi fruto de uma articulação entre os setores de saúde e justiça nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de promover atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade e servidores do Sistema Penitenciário.

A ação ofereceu atendimento médico, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites, vacinação, atividades de educação em saúde e coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose, entre outros serviços.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o trabalho conjunto com a SES é imprescindível para garantir o controle de doenças no âmbito do Sistema Penitenciário. “Ações conjuntas como essa, que englobam instituições da justiça e a Secretaria de Estado de Saúde, são fundamentais para garantir o controle de doenças entre as pessoas privadas de liberdade e os trabalhadores do Sistema Penitenciário”, disse.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, também destacou a integração dos órgãos públicos na promoção da saúde aos privados de liberdade e também aos servidores, que estão cotidianamente nas frentes de trabalho nas unidades do Sistema Penitenciário. “Agradecemos aos parceiros, Senappen, Ministério da Saúde e SES em nos apoiar com as medidas sanitárias para os PPLs e por trazer também esse olhar preventivo aos nossos servidores, na atenção aos cuidados diários com a saúde mental e corporal”, salientou o gestor da Sejus.

Leia Também:  MT Gás inicia venda de gás natural para outros Estados

Atendimentos da SES

A equipe do caminhão realizou 272 exames de Teste Rápido Molecular (TRM) de tuberculose no Centro de Ressocialização de Várzea Grande, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá; e no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.

Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, a presença da unidade móvel foi fundamental para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce da tuberculose no sistema prisional, um ambiente considerado vulnerável para a transmissão da doença.

“A participação da Secretaria de Saúde nesta Ação de Cidadania do Senappen é de extrema importância por integrar os trabalhos do Governo Federal e da Gestão Estadual com o compromisso de dar dignidade e promoção de assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

A responsável técnica pela unidade móvel, Andreia Ferreira, contou que o serviço foi um pouco diferente do normal. “Na Ação de Cidadania, a equipe do Senappen realizava uma triagem e colhia as amostras de escarro apenas dos reeducandos com sintomas compatíveis com tuberculose, como tosse persistente, febre vespertina e emagrecimento. Nas nossas ações do caminhão da tuberculose, fazemos a coleta em todos os presos”, explicou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 44 incêndios florestais nesta quinta-feira (05)


Crédito: Fernanda Nazário | SES-MT

Tecnologia de ponta

A unidade móvel é equipada com tecnologia de ponta, a máquina GenteXpert, que realiza Teste Rápido Molecular (TRM) e raio-X digital que permitem a triagem rápida e eficaz de casos suspeitos da doença.

O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) cedeu três funcionários, que ajudaram na aplicação de vacinas de influenza e tétano e na organização da triagem dos reeducandos em Cuiabá e Várzea Grande.

Já o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen) apoiou a ação do Senappen em Cuiabá e Várzea Grande com a análise de exames de quantificação de carga viral e contagem de células CD4 para detecção de vírus da imunodeficiência humana (HIV/Aids). Na Ação de Cidadania em Pontes e Lacerda, o laboratório ficou responsável pelos exames de tuberculose.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

TCE MT

TCE-MT aborda Tecnologias Disruptivas no 5° módulo do MBA em Gestão de Cidades

Publicados

em

Por

Ilustração

Com o tema Tecnologias Disruptivas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, a partir das 8h30 desta sexta-feira (13), o quinto módulo do MBA em Gestão de Cidades. Conduzida pelo professor doutor L`Inti Faiad, a aula será no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).

A pós-graduação, realizada em parceria com a Fadisp, tem carga horária total de 360 horas e conta com 1 mil alunos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, além de servidores da administração estadual de Mato Grosso com formação superior. 

Facilitador do quinto módulo, L`Inti Faiad é doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo, graduado pelo Centro Universitário de Brasília, com experiência na área de Direito, principalmente em áreas de desenvolvimento econômico, direito econômico, mercado de capitais.

Clique aqui para acessar o cronograma das próximas aulas, quando serão abordados temas como Metodologia da Pesquisa e TCC, Compliance Ambiental e Controle Interno de Riscos. O conteúdo prático e atualizado do MBA incluiu ainda prestação de contas, compras públicas e tecnologias para gestão municipal, temas que impactam diretamente na realidade dos municípios.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 44 incêndios florestais nesta quinta-feira (05)

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA