EDUCAÇÃO

Unemat abre vestibular com 1.000 vagas para Educação a Distância

Publicados

em

por Danielle Tavares

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lança edital para o seletivo simplificado com oferta de 1.000 vagas para cursos na modalidade Educação a Distância, para matrícula no período letivo de 2021/1. São oferecidos sete cursos, para 34 turmas em 25 municípios do estado, onde há polos de apoio presencial UAB/Unemat.

São eles: Administração Pública (nos polos de Alto Araguaia, Arenápolis, Cáceres, Ribeirão Cascalheira e São Félix do Araguaia), Artes Visuais (nos polos de Água Boa, Cuiabá, Primavera do Leste, Sapezal e Sorriso), Geografia (Aripuanã, Barra do Bugres, Campo Verde, Pontes e Lacerda e São Félix do Araguaia), História (Alto Araguaia, Colíder, Jauru, Juína e Lucas do Rio Verde), Letras (Canarana, Cuiabá, Nova Xavantina, Porto Esperidião e Vila Rica), Matemática (Canarana, Comodoro, Jauru, Porto Esperidião e Vila Rica) e Pedagogia (Água Boa, Barra do Bugres, Diamantino, Guarantã do Norte e Sapezal).

 

SISTEMA DE INGRESSO

A Unemat reserva 60% das vagas de todos os cursos aos estudantes que cumpriram integralmente o ensino médio em escola pública. Essas vagas são destinadas a candidatos negros, indígenas, portadores de deficiência e demais estudantes de escola pública, conforme quantidade prevista no edital.

Leia Também:  Políticas públicas, igualdade de gênero e empreendedorismo feminino são temas de evento realizado em parceria internacional entre OIT e Fatec Senai MT

Nos cursos de licenciaturas, há também reserva de vagas para professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior ou que não possuam formação na área em que atuam. Confira documentação necessária no item 4 do Edital.

INSCRIÇÕES

As inscrições são realizadas somente pela internet no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

Antes de efetivar a inscrição, o candidato deverá escrever a Carta de Intenção. No ato da inscrição deverá marcar: opção do curso e polo ao qual pretende concorrer, anexar fotografia atual e carta de intenção.

ISENÇÃO DE TAXA

O prazo de inscrição com isenção de taxa é de 25 a 28 de janeiro.

A Unemat aceita inscrições gratuitas para candidatos nas seguintes condições: com renda familiar inferior a dois salários mínimos, doador regular de sangue ou Profissional Técnico da Educação Superior. Para cada caso, há documentos de comprovação específicos para serem anexados no ato da inscrição. Confira documentação necessária no item 8 do Edital.

INSCRIÇÃO COM PAGAMENTO DE TAXA

Leia Também:  Aron Dresch é reeleito presidente da FMF

A inscrição com pagamento da taxa no valor de R$ 60 deve ser feita via internet, no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular, de 18 de janeiro a 14 de fevereiro.

PROCESSO SELETIVO

A seleção será constituída da avaliação da Carta de Intenção. Ela deverá ser escrita de forma objetiva, clara e concisa, conforme modelo e orientações disponibilizadas no anexo do edital. O documento deverá ser anexado no ato de inscrição.

O período letivo dos cursos na modalidade Educação a Distância terá início no dia 03 de maio. Todas as publicações referentes ao processo seletivo simplificado serão divulgadas no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Aluno do IFMT de Campo Novo do Parecis leva medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Publicados

em

Por

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 2 de Março de 2021 às 09:57

O estudante Luiz Henrique Melo da Silva, do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis, terminou a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) com a medalha de bronze.

O resultado da Olimpíada, divulgado na última semana de fevereiro, encheu de orgulho professores e estudantes do Instituto Federal do campus Campo Novo do Parecis, com a conquista de medalha na edição de 2020.

Confira o resultado no link:

https://resultado.onciencias.org/escola/2020/ifmt-campus-campo-novo-do-parecis/inep/51174804/?id=Cl1qVAQADwELOmJhY2I5MjMx

Para Iusseny do Nascimento Soares Souza, professora da área de química do campus, o resultado é muito positivo para o IFMT e evidencia o potencial dos estudantes dos cursos integrados. “A última edição da ONC foi muito atípica por causa da pandemia do novo coronavírus, sendo que as provas de ambas as fases tiveram de ser aplicadas de forma online e em pleno período de isolamento social, fatores que dificultaram a preparação dos estudantes. Por isso que o resultado obtido é tão significativo”, destaca o docente.

Leia Também:  Aluno do IFMT de Campo Novo do Parecis leva medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

O aluno, Luiz Henrique, vê a olimpíada como uma oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal.  “A ONC tem um peso enorme para mim, pois, além de servir como forma de aumentar o currículo e abrir mais oportunidades, também me mostrou que tudo é possível com determinação e força de vontade”, disse satisfeito.

Iusseny e o professor de biologia, Emanuel Vitor Bastos da Fonseca, foram os docentes representantes do IFMT de Campo Novo do Parecis na ONC. A instituição inscreveu, ao todo, 17 alunos. “Tivemos 6 alunos aprovados na 1a fase, destes, Luiz Henrique conquistou a medalha de bronze na 2a fase e Matheus dos Santos, também do 1o ano, recebeu uma menção honrosa. Ficamos Muito orgulhosos com a participação dos nossos alunos, que mesmo em meio à pandemia se empenharam muito e fizeram bonito nesta olimpíada de conhecimentos”, elogiou Iusseny.

A ONC é a maior olimpíada multidisciplinar do Brasil, envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A competição é organizada pela Universidade Federal do Piauí em parceria com diversas instituições científicas e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Na edição de 2020 foram mais de 2 milhões de inscritos em todo país. A data da cerimônia de premiação ainda será divulgada pelos organizadores.

Leia Também:  Volta às aulas em Mato tem plataforma de ensino online

 

Carla Londero

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA