Estadual
Unemat abre 638 vagas de matrícula direta para quem não fez vestibular
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou nessa sexta-feira (6.2) o edital de matrícula direta para 31 cursos, para ingresso no primeiro semestre de 2026, além de cadastro de reserva para 13 cursos. Acesse o edital aqui.
A Matrícula Direta é uma iniciativa da Unemat que permite aos interessados se matricularem diretamente nos cursos com vagas disponíveis, sem a necessidade de realizar provas ou de participar de classificação por histórico escolar.
Quem tiver interesse deve comparecer na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do campus onde o curso é ofertado (confira abaixo) nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de fevereiro.
A homologação da matrícula dos interessados e a lista de espera serão divulgadas no dia 23 de fevereiro. O período letivo 2026/1 terá início no dia 23 de fevereiro.
Para a modalidade Matrícula Direta, são ofertadas 638 vagas em 31 cursos em 9 cidades de Mato Grosso, sendo eles:
- Alta Floresta: Ciências Biológicas (Noturno) e Engenharia Florestal (Noturno)
- Alto Araguaia: Ciência da Computação (Noturno) e Letras (Noturno)
- Barra do Bugres: Arquitetura e Urbanismo (Integral), Ciência da Computação (Noturno), Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno), Matemática (Noturno) e Tecnologia em Alimentos (Noturno)
- Cáceres: Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Geografia (Noturno), História (Noturno), Letras (Noturno) e Matemática (Noturno)
- Diamantino: Educação Física (Noturno) e Enfermagem (Integral)
- Juara: Administração (Noturno) e Pedagogia (Noturno)
- Nova Xavantina: Ciências Biológicas (Noturno) e Engenharia Civil (Integral)
- Sinop: Ciências Econômicas (Noturno), Engenharia Elétrica (Integral), Geografia (Noturno) e Matemática (Noturno)
- Tangará da Serra: Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno)
Além da Matrícula Direta, a Unemat também abriu manifestação de interesse para lista de espera em 13 cursos disponíveis em sete cidades, sendo: em Alta Floresta, o curso de Agronomia (Integral); em Cáceres, Educação Física (Matutino) e Pedagogia (Noturno); em Diamantino, Administração (Noturno); em Nova Mutum, Administração (Noturno), Agronomia (Integral) e Ciências Contábeis (Noturno); em Pontes e Lacerda, Zootecnia (Matutino).
Também terão cadastro de reserva em Sinop os cursos de Ciências Contábeis (Noturno), Engenharia Civil (Integral) e Letras (Noturno), e em Tangará da Serra, Administração (Noturno) e Gestão e Inovação em Agronegócios (Noturno).
Em caso de dúvida, o interessado deve entrar em contato com a Assessoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) da Unemat pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98120-0095.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Cavalaria da PM prende três homens e apreende espingardas e drogas em Matupá
A Polícia Militar prendeu três homens, entre 21 e 31 anos, por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, na noite deste sábado (18.4), em Matupá. Na ação, foram apreendidas três espingardas e porções de cocaína e pasta base de cocaína.
Durante patrulhamento pela Operação Tolerância Zero, a equipe da Cavalaria recebeu denúncia anônima sobre uma chácara, nas proximidades da rodovia MT-322, que servia como ponto de venda de drogas. Segundo as informações repassadas, no local também estaria havendo disparos de arma de fogo.
Os policiais seguiram ao endereço e encontraram três suspeitos, que fugiram para uma região de mata. Nas buscas, dois homens foram encontrados enquanto tentavam entrar em um veículo de transporte por aplicativo. A dupla estava com uma sacola contendo porções de drogas e uma arma de fogo artesanal.
Os dois homens foram detidos e conduzidos para a delegacia da cidade. No momento em que a dupla estava sendo levada, os policiais flagraram mais um suspeito chegando ao local em uma motocicleta e fugindo em direção contrária ao ver a viatura da PM.
Uma parte dos policiais iniciaram perseguição e conseguiram abordar o suspeito. Ao ser perguntado sobre o motivo da fuga, o homem afirmou que teria ido ao local para comprar entorpecentes. Ele também confessou que teria duas armas de fogo guardadas em sua casa.
Os militares se deslocaram ao endereço do homem e encontraram duas espingardas, sendo uma de calibre 20 e outra de calibre 32. No local, também foram apreendidas munições para o armamento.
O suspeito também recebeu voz de prisão e foi conduzido junto com os dois primeiros homens para registro da ocorrência na delegacia de Matupá e entregues à Polícia Judiciária Civil.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ7 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Economia7 dias atrásLIDE e ALMT reúnem Henrique Meirelles, Hamilton Mourão, Aldo Rebelo Max Ruasi e gigantes da política e da economia nacional para discutir o futuro de Mato Grosso em Cuiabá
-
Policial6 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ6 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
Destaque3 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher








