Arquivos JB News 10 Anos
Um quintal de muitas emoções em São Gonçalo Beira Rio

O Quintal de Domingas Leonor, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, é um espaço tradicional, considerado berço das raízes e da preservação da cultura matogrossense, sede da Associação Cultural Flor Ribeirinha, onde o renomado grupo realiza todas as suas ações. No mesmo espaço, onde se cultiva o Siriri, estão presentes o artesanato em cerâmica, as artes plásticas e os projetos: Sementinha para as crianças, Vivências para os jovens e o Flor da idade para os idosos, além de outras atividades diárias. O quintal é um ponto de cultura, já classificado pela prefeitura, como um dos pontos de atração turística na Capital.
Projeto Sementinha – Aos sábados, o projeto reúne mais de 70 crianças para dançar o Siriri, brincar e se divertir. O Sementinha oferece aulas gratuitas de Siriri para as crianças de até dez anos, moradoras da comunidade e de bairros da região. Durante os encontros, as crianças entram no universo da cultura popular e praticam os ensaios com animação e alegria. Após as aulas, recebem o lanche da manhã. As crianças também participam de apresentações do grupo. As ações são do projeto “fazeres ribeirinhos da cultura popular”.
Projeto Vivências – Aos domingos, o quintal fica mais cheio, com a presença de visitantes e dos jovens interessados em aprender a dançar. O projeto foi idealizado com o objetivo de acolher novos dançarinos. As aulas gratuitas acontecem a partir das 17h e sempre revelam novos talentos.
Projeto Flor da Idade – foi idealizado no quintal para dar oportunidade as pessoas de realizar os seus sonhos, de dançar e viver com mais estímulo e qualidade de vida. Os encontros são sempre felizes, cheios de alegria e de uma energia contagiante.
O diretor artístico e coreógrafo do grupo Flor Ribeirinha, Aviner Augusto, coordena a formação de dançarinos e destaca que é uma oportunidade para conhecerem a prática do Siriri. Os jovens podem ter essa experiência e aplicar o conhecimento em outra situação, “como também, participar do Flor Ribeirinha, através de um processo seletivo. É muito gratificante trabalhar os projetos desenvolvidos no quintal”, disse ele.
Vivências Culturais – o projeto recebe com muita frequência, estudantes de diferentes escolas e universidades, seja pública ou privada, além de instituições sociais, interessadas em conhecer um pouco mais sobre a histórica comunidade e as manifestações culturais.
A Mestre em Cultura Popular, Domingas Leonor da Silva, recebe de braços abertos, todos que visitam o quintal. Ela relata com orgulho a sua trajetória e a luta para manter viva as tradições. Muitas pessoas demonstram o reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres do modo de vida da comunidade ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio.
Artesanato-Domingas e sua filha Edilaine, ministraram oficinas de artesanato no quintal, com aulas bem animadas e interativas. Todos colocam a mão no barro, matéria-prima para a confecção das peças em cerâmica. A técnica do artesanato é uma herança dos índios bororos, que vem passando por gerações. Muitas crianças e jovens vivenciam esta arte que é referência na comunidade São Gonçalo Beira Rio. “A arte com o barro, aprendí com a minha mãe, que trouxe de minha vó. E segue mais gerações”, observou.
Arte no Muro –Quem chega no quintal se depara com um novo cenário e enche os olhos com as pinturas dos renomados artistas Adriano Figueiredo e Regis Gomes. Em cores fortes e vibrantes, eles retrataram personagens a fatos históricos da cultura popular.
Mas as atividades no quintal não param. Recentemente, tiveram início as aulas de preparação e técnica vocal, além de dança de salão e o treinamento olímpico para todos os integrantes do grupo Flor Ribeirinha. O objetivo é oferecer novas alternativas e expandir as ações do renomado grupo, que já conquistou um prêmio mundial.

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Policial5 dias atrás
Advogado é assassinado com pelo menos 10 tiros ao sair do escritório em Bairro nobre de Cuiabá
-
Policial5 dias atrás
DNA do Pedreiro é encontrado em menor, e polícia o indicia por estupro e assassinato de família em Sorriso
-
Policial5 dias atrás
Câmera de segurança mostra momento exato em que advogado é assassinado com pelo menos 10 tiros de pistola em Cuiabá, Veja
-
VÁRZEA GRANDE3 dias atrás
Colisão entre Gol e moto mata adolescente de 16 anos na Avenida 31 de Março em Várzea Grande
-
Destaque6 dias atrás
Advogado alega que inércia do judiciário pode prescrever crime de abuso de autoridade, e ameaças praticados pelo Delegado Bruno França após invasão de casa no Florais do Lago
-
Policial3 dias atrás
Mãe mata criança de três meses de vida ao jogá-lo na fogueira em Várzea Grande
-
Policial5 dias atrás
Assassino é profissional, e teria rotina do advogado Zampieri para cometer o crime
-
Destaque5 dias atrás
Dutrinha recebe nesta quinta-feira jogo solidário com os protagonistas MC Daniel e Gubela