Cidades

Uisa promove treinamento de primeiros socorros na aldeia Umutina

Publicados

em

Por Tadeu Lucena

Estudantes receberam orientações para agir em situações de urgência

Aproximadamente 30 estudantes da Escola Estadual Indígena Jula Paré, de Barra do Bugres (MT), participaram do treinamento de primeiros socorros realizado pelo Programa de Valorização dos Povos Tradicionais da biorrefinaria Uisa, no território indígena Umutina. Durante a programação, foram repassadas técnicas de atendimento a ocorrências de urgência e emergência, com foco na utilização de recursos disponíveis na rotina da população indígena, considerando situações de mal súbito, de possíveis acidentes no cultivo da roça, caça, pesca, coleta de sementes, entre outras atividades.

Formado por 15 aldeias, o território Umutina está localizado a 37 km da Uisa. “Cerca de 500 indígenas vivem na localidade, e as questões de transporte e distância das aldeias até um ponto de atendimento à saúde nos levaram a promover um treinamento com noções básicas de suporte à vida. Com as orientações, é possível identificar e realizar de maneira adequada os primeiros socorros até que a vítima receba ajuda especializada”, relatou o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho.

Leia Também:  Contorno Leste Irá conectar uma região que estava afastada do desenvolvimento de Cuiabá

Com carga horária de 1h30, o treinamento ministrado pela supervisora de Saúde Ocupacional da Uisa, Silvia da Silva Sobrinho, apresentou técnicas de primeiros socorros que necessitam de intervenção imediata, como engasgos, queimaduras, picada por animais peçonhentos e parada cardiorrespiratória, por exemplo. “A primeira ação diante de uma ocorrência pode determinar a vida e/ou a qualidade de vida dessa vítima. Por isso, é importante saber atuar nos minutos iniciais. Atitudes e manobras simples fazem toda diferença, principalmente diante de uma parada cardiorrespiratória, pois a massagem cardíaca é a única forma de manter a vítima em vida até a chegada de um atendimento especializado”, destacou Silvia.

*Importância do aprendizado na escola*
O estudante Katã Azonaise Calomezoré foi um dos participantes. “Eu gostei muito, porque se caso acontecer alguma emergência dentro da aldeia, a gente já sabe como socorrer, dar um apoio até a pessoa do posto chegar para nos ajudar”, pontuou. Por sua vez, o professor Luciano Ariabô Quezo indicou que seria importante que as noções básicas de primeiros socorros fossem incluídas no currículo escolar. “Todos os cidadãos deveriam ter esse entendimento. Com procedimentos relativamente simples, você pode salvar a vida de alguém ou ser salvo. A escola é um dos ambientes em que essa pauta deveria ser naturalizada, promovida de tal forma que os estudantes aprofundem melhor o assunto e, como consequência, levem essa noção, esse entendimento, para o ambiente familiar, multiplicando ainda mais essa questão”, ressaltou.

Leia Também:  Vara de Direito Agrário de Cuiabá estabelece teletrabalho até quinta-feira

*Sobre a Uisa*
Uma das maiores biorrefinarias do Brasil, conta com um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e de seus resíduos em biocombustível, energia limpa, produtos para nutrição e saúde animal, álcool saneantes, alimentos e biofertilizantes derivados da cana-de-açúcar. Localizada em Mato Grosso, a empresa tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Conselheiro Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas em busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT

Publicados

em

Por

 

Com o objetivo de ampliar diálogos, identificar potencialidades e reduzir desigualdades regionais, o presidente eleito do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, deu início a uma série de visitas técnicas pelos municípios do estado. Nesta sexta-feira (1°), ao chegar no primeiro destino, Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), ele destacou o papel do órgão na superação de obstáculos enfrentados pelos fiscalizados.

“Visitamos hoje um modelo de gestão, que é Primavera do Leste. Uma cidade de 37 anos, que é planejada, que pensa na qualidade de vida da população. Uma cidade com gestão exemplar e que realiza investimentos pensando no cidadão. Esse é um exemplo que temos que levar para os outros municípios. Observamos uma cidade planejada, com muitas indústrias chegando, com geração de emprego e qualidade de vida e é isso que queremos para todo o estado”, declarou o conselheiro.

Para Sérgio Ricardo, Mato Grosso pode oferecer iguais oportunidades de crescimento para todos. “Isso se consegue com saúde, educação e segurança de qualidade, e, sobretudo, com possibilidade de emprego. O Tribunal trabalha cobrando e orientando políticas públicas para que, um dia, todos os municípios possam ser como Primavera do Leste”, explicou.

Leia Também:  Contorno Leste Irá conectar uma região que estava afastada do desenvolvimento de Cuiabá

A visita foi motivada por convite do prefeito, Leonardo Bortolin, e do vice-prefeito, Ademir Ortiz de Goes, e contou ainda com as presenças dos gestores de Santo Antônio do Leste, José Arimatéia, Torixoréu, Thiago Timo, e de Barão de Melgaço, Margareth Silva, além do deputado federal Juarez Costa, dos comandantes das forças de segurança, empresários e secretários municipais.

Na ocasião, Sérgio Ricardo conheceu projetos como a “Sala do Futuro”, na Escola Municipal 13 de Maio, a Biblioteca Municipal, no Bairro Primavera III, o Anfiteatro e a Orla do Lago, todos voltados ao desenvolvimento e lazer. A “Sala do Futuro” é equipada com tecnologias de última geração e outras deverão ser instaladas em toda a rede municipal.

Jaime Fortes/Ascom Primavera do Leste

Diante do intercâmbio, Sérgio Ricardo salientou que o trabalho se estenderá aos dez municípios com maior índice de desenvolvimento do estado e aos dez com os menores índices. “Também visitaremos outros municípios que não tem o mesmo desenvolvimento que aqui. Essa troca de informação entre as gestões vai fazer com que chegue um momento em que não tenhamos mais essas desigualdades.”

Leia Também:  Rota do Oeste abre 25 vagas exclusivas para PCD

Para Leonardo Bortolin, que é presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a proposta é inovadora. “Mato Grosso é um estado incrível e de inúmeras possibilidades. Viajei por todas as cidades e acredito que a proposta do conselheiro de conhecer as realidades dos municípios será imensamente benéfica. Isto porque, com o auxílio do Tribunal de Contas, poderemos ajudar no desenvolvimento do estado e mostrar a sua verdadeira força e capacidade.”

Em diálogo com os presentes, o conselheiro falou ainda sobre a importância da sustentabilidade e equilíbrio fiscal dos municípios, foco do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento do TCE-MT.

“O objetivo é que, sob orientação do Tribunal de Contas, os municípios desenvolvam ações e políticas públicas que os tornem menos dependentes dos repasses federais e estaduais. Isso é política de estado, esse é um Programa de estado. Há necessidade urgente de repensar as políticas públicas para que os governos despertem as vocações de cada município e os possibilitem crescer”, concluiu.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA