Política Estadual

TV Assembleia recebe homenagem por cobertura durante eleições municipais

Publicados

em

A TV Assembleia (canais 30.1 e 9.2) foi homenageada nesta quinta-feira (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante as eleições municipais de 2024. A medalha de Mérito Eleitoral foi entregue pela presidente do órgão, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ao superintendente da TVAL, Jaime Fernandes Costa Neto.

“A atuação séria e comprometida da imprensa foi determinante para combater a desinformação e promover um voto consciente. A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia, e Mato Grosso contou com profissionais que honraram esse papel com excelência”, declarou a desembargadora.

Desde 2020, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é parceira do TRE-MT nas eleições, transmitindo, em tempo real, a apuração dos votos diretamente da sede do Tribunal, em Cuiabá. Nas eleições municipais de 2024, profissionais da TVAL mantiveram uma transmissão ao vivo por cerca de quatro horas, com cobertura da apuração dos votos, bastidores do processo, entrevistas e análises sobre o cenário político, enquanto os votos eram contabilizados.

“Estou muito honrado por essa homenagem recebida hoje, em nome de toda a equipe da TV Assembleia. Começamos essa parceria em um momento muito difícil, durante a pandemia de 2020, quando as restrições sanitárias eram grandes. Esse acordo foi firmado e, desde então, seguimos com os mesmos moldes, sendo a TVAL a única emissora de Mato Grosso autorizada a estar nas dependências da sala de apuração da Justiça Eleitoral”, disse Jaime Neto.

Leia Também:  CPI das Invasões recebe policiais que atuaram em prisão de invasor suspeito de tráfico de drogas

O superintendente da TVAL ressaltou a atuação conjunta dos departamentos da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Assembleia Legislativa durante as eleições, com a participação de servidores da Rádio Assembleia, do site institucional e dos setores de publicidade e fotografia.

“Estendo essa honraria a todos esses servidores, porque, no período da eleição, a gente abraça todos os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa nessa importantíssima parceria que desenvolvemos há vários pleitos. Em 2024 tivemos uma grande estrutura envolvida: muitos profissionais, cinegrafistas, jornalistas e muitas horas de transmissão. Nessa parceria com a Justiça Eleitoral, a Assembleia Legislativa reafirma sua aliança com a democracia”, frisou.

A transmissão pela TVAL de todo o processo de apuração foi realizada de forma inclusiva e contou com a participação de intérpretes de Libras, garantindo que as informações chegassem, de forma clara e acessível, a todos os cidadãos.

O secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, José Carlos Marques Pereira Júnior, destacou o papel essencial das emissoras públicas na garantia da transparência dos atos dos Poderes e enfatizou o compromisso da atual gestão da Mesa Diretora, presidida pelo deputado estadual Max Russi (PSB), em dar continuidade e expandir a iniciativa.

Leia Também:  Lúdio defende gestão direta do Hospital Central com consultoria do Albert Einstein

“A Assembleia vem fazendo história, levando informação de forma direta e transparente à população. É a TV que entra na casa das pessoas. A nova gestão da Mesa, liderada pelo deputado Max Russi, está empenhada em ampliar e modernizar esse trabalho. A Secretaria de Comunicação e a TVAL estão sempre se atualizando para divulgar as informações da melhor forma possível. A intenção agora é nos prepararmos para a eleição do ano que vem, aproximando a população e informando de maneira mais ágil e eficaz”, afirmou.

A medalha de Mérito Eleitoral foi concedida a 26 pessoas. Além da imprensa, foram homenageados representantes de órgãos de segurança e instituições parceiras que integraram o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Justiça Eleitoral e da sociedade civil.

As eleições municipais de 2024 ocorreram em dois turnos em Cuiabá. Conforme o TRE, Cerca de 52 mil pessoas trabalharam para garantir a realização do pleito e mais de 9.600 urnas foram utilizadas em 1.467 locais de votação.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:

Política Estadual

Lei assegura atendimento contínuo de equoterapia a pessoas com deficiência

Publicados

em

Por

Pais e responsáveis por crianças que fazem tratamento com equoterapia em Mato Grosso já podem respirar aliviados. Após uma longa espera, as sessões deixam de seguir o calendário escolar, o que evitará interrupções nos períodos de recesso e, consequentemente, atrasos no desenvolvimento terapêutico dos pacientes.

O projeto de lei , de autoria do deputado estadual Fabio Tardin, deu origem à Lei nº 12.855, que acrescenta à Lei nº 10.621, a equoterapia como política educacional e método terapêutico de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência no estado.

Com a nova legislação, o governo estadual poderá firmar convênios com entidades sem fins lucrativos, assegurando a continuidade do tratamento ao longo do ano. As sessões não serão mais interrompidas durante os recessos escolares, exceto no período das festas de fim de ano. As instituições conveniadas serão remuneradas por sessão realizada, com valores padronizados entre todas as prestadoras do serviço.

“A equoterapia é uma das principais bandeiras do meu mandato. Conheço de perto o sofrimento das famílias quando as sessões são suspensas. Por isso, é uma imensa alegria ver essa conquista se tornar lei. Os pacientes não vão mais sofrer retrocessos por causa das paralisações”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Deputada Marildes questiona eventual gestão do Albert Einstein no Hospital Central

A nova lei já está em vigor.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA