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Turismo sênior ganha força no Brasil e impulsiona setor de viagens

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O aumento da expectativa de vida e a melhoria da qualidade dos anos percorridos têm transformado o perfil do turista da terceira idade. Cada vez mais ativos, independentes e dispostos a explorar novos destinos, viajantes com mais de 60 anos conquistam espaço no mercado e se consolidam como um dos públicos mais relevantes para o setor, fazendo do turismo sênior uma tendência mundial em ascensão.

O tempo livre extra e a vontade de aproveitar novas experiências levam estes turistas a buscarem roteiros que unam cultura, lazer e bem-estar. Atentas ao movimento, empresas e agências do ramo investem na criação de pacotes pensados especialmente para a faixa etária, oferecendo infraestrutura adaptada, programações leves, hospedagens acessíveis e guias especializados. O cuidado nos detalhes, como passeios de curta duração, paradas de descanso e transporte confortável, garante passeios seguros e prazerosos.

Entre os destinos mais procurados por viajantes sêniores estão cidades históricas de Minas Gerais, a exemplo de Ouro Preto e Tiradentes, que proporcionam vários atrativos culturais e o charme colonial; as águas termais de Caldas Novas (GO), ideais para quem busca relaxamento, e as praias mais tranquilas do litoral da Bahia e de Santa Catarina.

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DICAS – Para conscientizar prestadores de serviços turísticos e favorecer a adequada recepção do público sênior, o Ministério do Turismo disponibiliza a cartilha “Dicas para atender bem turistas idosos”. O material reúne orientações práticas sobre como acolher visitantes com dignidade, respeito e empatia.

A publicação reforça a importância do tratamento humanizado e da valorização da experiência dos viajantes, além de destacar a necessidade de uma infraestrutura segura e acessível, oferecendo pisos antiderrapantes, rampas, barras de apoio em áreas de lazer e sinalização nos meios de transporte, hotéis e restaurantes.

O Ministério do Turismo também atua para ampliar o acesso do visitante com mais de 60 anos ao setor, por meio do programa “Conheça o Brasil: Voando”. Desenvolvida em parceria junto a empresas aéreas, a iniciativa incentiva o turismo doméstico, promovendo viagens econômicas, seguras e confortáveis, especialmente fora da alta temporada – um benefício significativo para o público da terceira idade, que prefere locais tranquilos e menos movimentados.

À medida que a população idosa cresce, o turismo sênior se fortalece não apenas como um motor de divisas, mas, também, como uma ferramenta de promoção da saúde, da inclusão e do bem-estar. Viajar continua sendo uma forma de concretizar sonhos, criar memórias e viver novas experiências – e o turismo sênior prova que nunca é tarde demais para colocar o pé na estrada.

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Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

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Turismo doméstico lidera movimentação no Brasil com 60% dos embarques e R$ 5,46 bilhões em faturamento

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O turismo nacional reafirmou sua relevância em 2024, segundo dados do Anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Ao longo do ano, 60% dos embarques realizados por empresas do setor foram para destinos dentro do país, totalizando 5,88 milhões de passageiros.

O número equivale a aproximadamente 31,6 mil aviões comerciais lotados, considerando a capacidade média de 186 pessoas de um Boeing. O fluxo doméstico gerou um faturamento de R$ 5,46 bilhões, o que representa 25% do valor comercializado pelas operadoras filiadas à (Braztoa).

O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que os números evidenciam a força do mercado interno e sua contribuição ao desenvolvimento nacional. “O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece. Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, enfatiza Sabino.

O turismo doméstico segue aquecido não apenas nas viagens a lazer, mas também nos deslocamentos regionais e com motivação familiar. A malha aérea expandida, o fortalecimento da infraestrutura turística e as políticas públicas de fomento ao setor têm impulsionado a atividade em diversas frentes.

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No ano passado, a maioria das viagens durou de 5 a 8 dias (51,97%), perfil típico do período de férias escolares. Já os roteiros de até quatro dias representaram 35% das vendas, indicando o hábito de aproveitar feriados prolongados para pequenos passeios.

DESTINOS – A região Nordeste do país concentrou 45% do faturamento e 44% dos embarques domésticos, consolidando a liderança como principal destino turístico dos brasileiros. Na sequência vieram Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%), o que reflete a diversidade da oferta turística nacional. Quanto à origem dos viajantes, o Sudeste liderou com 62%, seguido pelo Sul (15%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%).

Entre os produtos turísticos mais vendidos em 2024, destaque para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Os cruzeiros ocuparam o 3º lugar, seguidos das Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).

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PERFIL – O levantamento também detalhou o perfil dos viajantes que utilizaram operadoras. A geração X (45 a 65 anos de idade) representou 34% do público, seguida pela geração Y (30 a 45 anos), com 25%. Já pessoas com mais de 65 anos somaram 19%, enquanto a geração Z (15 a 30 anos) respondeu por 13%. O perfil majoritário é de um viajante que valoriza conforto, praticidade e segurança, buscando pacotes que proporcionem tranquilidade e qualidade à experiência turística.

INCENTIVO – Coordenado pelo Ministério do Turismo e lançado em 2023, o “Conheça o Brasil” é um movimento nacional que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.

A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.

Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

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