VÁRZEA GRANDE
Turismo gastronômico de Várzea Grande conquista paladares e valoriza tradição

Segundo maior município de Mato Grosso reforça posição única, estratégica e saborosa, dentro do trade
Além de cultura, dança e artesanato, a FIT Pantanal 2025 também enche os olhos — e principalmente os paladares — dos visitantes. E neste cenário saboroso, Várzea Grande vem se destacando ao apresentar o que tem de melhor na sua culinária tradicional, levando à feira internacional o turismo gastronômico como estratégia de promoção e valorização cultural.
Em parceria com empreendedores do setor turístico e gastronômico local, a Prefeitura de Várzea Grande marca presença com pratos típicos das tradicionais peixarias do distrito de Bonsucesso. Em destaque, a iguaria que vem arrancando elogios: pacu seco com arroz, pirão e farofa de banana, preparado pelas peixarias 4R e Tarumã. E quem passa pelo estande pode degustar antes de comprar — uma prévia que tem se transformado em experiência irresistível para quem prova.
“Sensacional, recomendo. Os visitantes podem vir sem medo, que não tem erro. É muito gostoso”, exclamou Paulo Pinheiro, que veio de Belém do Pará e não resistiu ao sabor do prato.
Já Maximino Francisco dos Santos, de Araguaiana (próximo a Barra do Garças), também aprovou: “Sou acostumado a comer peixe, mas nunca tinha experimentado pacu seco. Está show, top de linha. Muita tradição, muito sabor, aprovado”.
Essa forte presença gastronômica é parte da Rota do Peixe de Várzea Grande, um dos polos mais tradicionais de turismo rural e de sabores no estado. As peixarias de Bonsucesso, além da culinária à base de peixe, oferecem rodízios, pratos à la carte e toda a hospitalidade típica da região, com infraestrutura cada vez mais preparada para receber o público. O empresário Robson Ribeiro da Rosa, da Peixaria 4R, destaca: “Nossa participação na FIT é essencial para divulgar nossos pratos e fortalecer o turismo em Bonsucesso. A parceria com a Prefeitura de Várzea Grande é fundamental para mostrarmos nossa cultura gastronômica e recepção calorosa. A Rota do Peixe está mais estruturada, com peixarias tradicionais e novas, sorveterias, cafés da manhã, pesque-pague e até hotel. Estamos modernizando para receber todos os turistas, inclusive os próprios cuiabanos, que às vezes ainda não conhecem”.
A proposta da Prefeitura de Várzea Grande é justamente essa: promover o que é autêntico, saboroso e cheio de identidade regional, fortalecendo a economia local por meio do turismo gastronômico e criando novas oportunidades para os empreendedores da cidade. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, essa valorização faz parte de uma nova política integrada da gestão da prefeita Flávia Moretti.
“Estamos mostrando na FIT Pantanal que Várzea Grande tem muito mais do que história e localização estratégica. Temos sabores únicos, tradições fortes e um setor gastronômico preparado para crescer ainda mais. Nosso compromisso é apoiar os empreendedores, divulgar nossas rotas e atrair turistas para experimentar o que temos de melhor”, afirmou o secretário.
A FIT Pantanal 2025 segue até amanhã, domingo (8), com horário de visitação das 15h às 22h. E até lá, quem quiser conhecer — ou redescobrir — os sabores da Várzea, é só seguir o aroma irresistível vindo da “Rota do Peixe”.

VÁRZEA GRANDE
Insatisfeito, vice-prefeito de Várzea Grande quer nova licitação para coleta de lixo

JB News
Por Alisson Gonçalves
O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), manifestou publicamente sua insatisfação com o serviço de coleta de lixo realizado atualmente pela empresa Locar Saneamento Ambiental.
Durante entrevista concedida ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, ele afirmou que a Prefeitura estuda abrir um novo processo licitatório, devido ao elevado número de reclamações dos moradores.
Segundo Tião, desde o início da atual gestão, em janeiro deste ano, diversas queixas surgiram em relação à má qualidade do serviço.
Apesar de algumas melhorias ao longo dos últimos meses, o vice-prefeito considera que o desempenho da empresa ainda não atende às expectativas da administração nem da população.
“Como morador de Várzea Grande, eu também não estou contente. A quantidade de reclamações é muito grande e precisamos buscar uma solução definitiva”, declarou.
Tião ainda destacou que, caso o novo processo não surta o efeito desejado, a gestão não descarta a possibilidade de transformar o serviço em uma concessão pública no futuro, buscando garantir mais eficiência e melhores resultados.
Ele reforçou que o compromisso da administração é deixar um legado positivo.
“Se nós não conseguirmos resolver isso diretamente, vamos buscar uma parceria com quem tenha competência para executar esse serviço como a cidade merece”, concluiu.
A coleta de lixo em Várzea Grande segue sob fiscalização rigorosa, enquanto a gestão se prepara para definir os próximos passos que devem garantir melhorias efetivas na limpeza urbana da cidade.
-
Entretenimento6 dias atrás
Vendas de ingressos para show do Guns N’ Roses em Cuiabá enfrenta grande procura e reclamações por falhas no site
-
OPINIÃO7 dias atrás
Respeito ao próximo
-
Cidades5 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Destaque7 dias atrás
Ufoturismo atrai caçadores de mistérios do Brasil e do mundo para Mato Grosso
-
Policial6 dias atrás
Servidora da Politec e ex-perito são investigados por cobrar R$ 2 milhões para fraudar laudo judicial
-
Destaque7 dias atrás
Justiça libera R$ 2,1 milhões a idosa em disputa por terra marcada por assassinato de advogado em MT
-
Destaque4 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Cidades4 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso