Turismo
Turismo doméstico lidera movimentação no Brasil com 60% dos embarques e R$ 5,46 bilhões em faturamento

O turismo nacional reafirmou sua relevância em 2024, segundo dados do Anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Ao longo do ano, 60% dos embarques realizados por empresas do setor foram para destinos dentro do país, totalizando 5,88 milhões de passageiros.
O número equivale a aproximadamente 31,6 mil aviões comerciais lotados, considerando a capacidade média de 186 pessoas de um Boeing. O fluxo doméstico gerou um faturamento de R$ 5,46 bilhões, o que representa 25% do valor comercializado pelas operadoras filiadas à (Braztoa).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que os números evidenciam a força do mercado interno e sua contribuição ao desenvolvimento nacional. “O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece. Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, enfatiza Sabino.
O turismo doméstico segue aquecido não apenas nas viagens a lazer, mas também nos deslocamentos regionais e com motivação familiar. A malha aérea expandida, o fortalecimento da infraestrutura turística e as políticas públicas de fomento ao setor têm impulsionado a atividade em diversas frentes.
No ano passado, a maioria das viagens durou de 5 a 8 dias (51,97%), perfil típico do período de férias escolares. Já os roteiros de até quatro dias representaram 35% das vendas, indicando o hábito de aproveitar feriados prolongados para pequenos passeios.
DESTINOS – A região Nordeste do país concentrou 45% do faturamento e 44% dos embarques domésticos, consolidando a liderança como principal destino turístico dos brasileiros. Na sequência vieram Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%), o que reflete a diversidade da oferta turística nacional. Quanto à origem dos viajantes, o Sudeste liderou com 62%, seguido pelo Sul (15%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%).
Entre os produtos turísticos mais vendidos em 2024, destaque para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Os cruzeiros ocuparam o 3º lugar, seguidos das Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).
PERFIL – O levantamento também detalhou o perfil dos viajantes que utilizaram operadoras. A geração X (45 a 65 anos de idade) representou 34% do público, seguida pela geração Y (30 a 45 anos), com 25%. Já pessoas com mais de 65 anos somaram 19%, enquanto a geração Z (15 a 30 anos) respondeu por 13%. O perfil majoritário é de um viajante que valoriza conforto, praticidade e segurança, buscando pacotes que proporcionem tranquilidade e qualidade à experiência turística.
INCENTIVO – Coordenado pelo Ministério do Turismo e lançado em 2023, o “Conheça o Brasil” é um movimento nacional que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.
A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Diálogos para a COP: Fungetur fortalece infraestrutura turística e atrai investimentos

Com financiamentos do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), está promovendo uma transformação na infraestrutura turística do Brasil. Entre 2023 e 2025, mais de R$ 2,1 bilhões foram aplicados na implantação, ampliação e modernização de empreendimentos do setor, reforçando a capacidade hoteleira, atraindo investimentos e proporcionando emprego e renda em todas as regiões do país.
O Ministério do Turismo também destinou R$ 322 milhões do Fungetur exclusivamente para empreendimentos privados envolvidos na COP30, que será realizada no mês de novembro, em Belém (PA). Por meio dos agentes financeiros credenciados do Fundo, os empreendedores tiveram à disposição crédito individual de até R$ 30 milhões por operação, com a participação do Fungetur em até 100% do valor e o uso de fundos garantidores.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que o governo federal não tem medido esforços para garantir o sucesso da Conferência Mundial do Clima e, também, deixar um legado na infraestrutura turística da Amazônia e de todo o país. “Estamos fortalecendo a infraestrutura do turismo em todo o Brasil e preparando o Pará para receber a COP30. Esse é um esforço que demonstra o apoio do governo federal e do presidente Lula ao nosso país e à realização da Conferência do Clima, que será um marco histórico para o Brasil e para o mundo”, afirma o ministro.
Além da capital paraense, em outros municípios do Pará, empreendedores já contrataram, juntos, financiamentos do Fungetur quem somam R$ 102,3 milhões até meados de 2025. Um exemplo é Santarém, cidade de forte viés turístico, que contou com R$ 12 milhões, bem como Bragança, Salinópolis e Soure, na Ilha de Marajó, nas quais o crédito chegou, respectivamente, a R$ 5,3 milhões, R$ 6,5 milhões e a R$ 7 milhões.
Os recursos do Fundo Geral de Turismo também contemplaram os municípios a exemplo de Ananindeua, Quatipuru, Bragança, Castanhal, Pacajá, Marituba e Marabá. As verbas permitiram a realização de obras de modernização da rede hoteleira, requalificação urbana, ampliação de empreendimentos, aquisição de equipamentos e capital de giro.
RESULTADOS – Um dos empreendimentos beneficiados pelo Fungetur é o hotel Vila Galé Collection Amazônia, inaugurado nos armazéns do Porto Futuro II, em Belém (PA). Com R$ 180 milhões investidos, o empreendimento resgata a memória portuária da região, alia modernidade à preservação ambiental e proporciona estrutura de alto padrão. São mais de 500 leitos em 227 apartamentos, oferecendo alta gastronomia amazônica e espaços de eventos, além de promover o turismo sustentável e a economia local.
Para a COP30, o hotel manteve o teto do valor de diárias cobrado em alta temporada e já registra 100% de ocupação, entre representantes de delegações internacionais, governos estrangeiros e instituições públicas.
AVANÇOS – Além do investimento financeiro, uma portaria recente do Ministério do Turismo determinou que todos os empreendimentos beneficiados pelo Fungetur observem as normas da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), assegurando acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Em ações de capacitação e mobilização, o projeto “MTur Itinerante” levou informações sobre o Fungetur a empreendedores de cidades como Santarém e Altamira. Foram detalhadas as condições do crédito, como os prazos estendidos, as taxas reduzidas e as possibilidades de aplicação dos recursos.
COMPROMISSO – Com o apoio proporcionado pelo Fungetur, o Ministério do Turismo reforça seu compromisso em ampliar o acesso a crédito, modernizar a infraestrutura turística nacional e atrair investimentos privados para todo o Brasil. As ações garantem oportunidades a novos empreendimentos, fortalecem a economia regional e deixam um legado muito além dos grandes eventos, promovendo o turismo como política de Estado e motor de desenvolvimento sustentável.
Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
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