CUIABÁ
TJ manda TCE apurar falhas e crise na Saúde de Cuiabá podendo sofrer novamente intervenção
JB News
Por Alisson Gonçalves
A crise no sistema de Saúde de Cuiabá voltou ao centro das atenções com a decisão do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, publicada nesta quinta-feira,05.
O magistrado determinou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, “com a maior brevidade possível”, analise as falhas identificadas pelo Governo do Estado no setor.
A ordem atende a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que não descarta uma nova intervenção caso os problemas persistam.
A determinação destaca uma série de gargalos no sistema, incluindo a constante recusa de vagas por hospitais municipais, falta de insumos e equipes, além de atrasos em procedimentos eletivos.
Segundo o governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, a situação tem causado superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, elevando os riscos de infecção e óbitos entre os pacientes.
O MPE, representado pelo procurador-geral Deosdete Cruz Júnior, reforçou que, sem medidas eficazes e rápidas, poderá solicitar novamente a intervenção na Saúde da capital.
Essa possibilidade resgata memórias do período entre março e dezembro de 2023, quando o Estado assumiu o controle do setor.
O comando foi devolvido ao prefeito Emanuel Pinheiro no início deste ano, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que previa mudanças estruturais no sistema municipal de Saúde.
CUIABÁ
Abílio propõe levar pessoas em situação de rua para se alimentar na UFMT “Para que os alunos tenham o conhecimento de como é essa realidade”
JB news
Por Nayara Cristina
O prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL), comentou nesta quinta-feira 23.01, que tem buscado meios de organizar as entregas de marmitas a pessoas em situação de rua que vivem no centro de Cuiabá.
Em entrevista nesta quinta, o prefeito voltou a falar sobre o grande problema que assola as ruas da capital, que por sinal estão em um grande numero de pessoas que vivem, e moram nas ruas Cuiabá. O prefeito quer proibir a entrega de alimentos para essa população da maneira que vem sendo feito a céu aberto. E diante disso tenta encontrar soluções viáveis para a redução dessa camada social.
A questão não é somente a entrega das marmitas, mas também a forma que essas pessoas vivem. Muitas delas se utilizam de prédios e casas abandonadas para morar, e muitas das vezes consumir drogas. Quando não a utilização de espaços abandonados para praticar crimes.
Diante da gravidade que assola não só a capital mato-grossense, o prefeito que acabar de vez com as moradias nas ruas, a começar pelas entregas de marmitas, por instituições filantrópicas.
Por conta disso, Abílio propôs uma saída na intenção de registrar uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. Para que os moradores
em situação de rua possam almoçar no Restaurante Universitário (RU).
Para o prefeito a pareceria tem dois objetivos, um deles é uma experiência social junto aos estudantes, e a outra é a possibilidade de fazer com que a UFMT possa ajudar a reduzir o problema de alimentação que tem a população pobre.
Segundo o prefeito, é necessário que essa população possa receber sua alimentação em um local adequado, como por exemplo, num restaurante popular.
“Eu quero até saber se a UFMT está a disposição para a gente fazer uma parceria com a RU. A gente leva o pessoal de ônibus pra ele almoçarem no RU, eu sei que isso vai ser uma experiência muito especial para eles. Para que eles possam ver a verdade das pessoas nas ruas”. Destacou.
Abílio afirmou ainda que a prefeitura está disposta a arcar com os custos da eventual pareceria.
Disse ainda que enquanto não for encontrado uma solução para os moradores de rua, a prefeitura não poderá deixar de distribuir as marmitas.
O prefeito falou ainda sobre uma reunião que teve nesta quarta-feira 22.01, com o Procurador Geral do Ministério público Deosdete Crus. onde discutiram essa situação da população de rua. E que em Breve a instituição e a prefeitura irão assinar um acordo para resolver as questões de um lugar adequado para que as pessoas em situação de rua possam se alimentar.
-
Nacional7 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Nacional4 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ6 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto6 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto4 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades4 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT
-
Cidades6 dias atrás
Parque Novo Mato Grosso consolida região como a mais moderna de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”