Arquivos JB News 10 Anos
Tennis Kids
“Têm crianças que ficam o dia inteiro sentadas no sofá só mexendo no celular e isso não é bom para a saúde delas”, diz tenista de 9 anos
Livas Eduardo Damazio, o ‘Dudu Cuiabano’, de 9 anos de idade, embarca nesta terça-feira (08) para disputará a Copa Guga, um torneio do Circuito Nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que ocorrerá de 09 a 13 de outubro, no Clube 12 de Agosto e no Jurere Sport Center, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. E, segundo o pequenino, que já acumula a conquista de sete troféus nacionais neste ano, será sua 3ª tentativa de pegar pódio na Copa Guga.
“Será minha terceira vez na categoria 9 anos da Copa Guga. Na primeira vez eu tinha sete anos e perdi na primeira rodada. Na segunda vez eu tinha oito anos e venci três partidas e perdi uma nas quartas de final. Agora vou pela terceira vez para competir na Simples e nas Duplas e com a intenção de ser campeão”, conta o garotinho, Livas Eduardo Damazio, de 9 anos, nascido em Cuiabá, morador do bairro Flor do Ipê e estudante da Escola Presbiteriana Shalom.
Dudu Cuiabano teve o futebol como seu primeiro esporte, foi dar suas primeiras raquetadas aos seis anos, migrou gradualmente do futebol para o tênis e, desde essa época, não parou mais de praticá-lo. Atualmente se inspira em ídolos mundiais do tênis e sonha em ser um tenista profissional. Segundo ele, além do esporte fazer bem para a saúde das crianças, daqui dez anos se imagina numa disputa de final de algum torneio internacional em terras estrangeiras.
“Tem crianças que ficam o dia inteiro sentadas no sofá só mexendo no celular e isso não é bom para a saúde delas. Tem vários esportes que elas podem gostar e eu recomendo que procurem algum deles. Eu escolhi o tênis por ser divertido, pois dá para jogar com os amigos, correr na quadra e pegar as bolas. Tenho o sonho de ser tenista e quero fazer isso para o resto da vida. Dá para viajar para os torneios, fazer novas amizades e melhorar o jogo”, pensa o bambino, Dudu.
Apesar da pouca idade, Dudu Cuiabano já tem um pouco de noção do tamanho da responsabilidade de se perseguir um sonho e de que o caminho será longo e que serão necessários sacrifícios para sedimentá-lo. E, orgulhoso das próprias decisões, conta que tem feito sacrifícios para alcançar seus objetivos. Como, por exemplo, da vez que recusou o convite de um amiguinho para ir num passeio divertido no Shopping. Afinal, ele tinha que treinar para aprimorar suas técnicas.
De acordo com o treinador e pai do pequeno tenista, Livas Tarcílio Damazio, da academia Tennis Company, o filho está na fase de desenvolver as habilidades de coordenação motora, na qual são aperfeiçoados o equilíbrio, a agilidade, a velocidade, o tempo de reação e a aceleração e desaceleração, entre outros. E, segundo ele, nessa primeira fase tudo é feito com muito carinho e realizado com atividades que permitam aos pequenos tenistas se desenvolverem brincando.
“Será o último torneio dele no ano e daí retornará aos treinos. Queremos ter uma boa pré-temporada, então começaremos a nos preparar para a temporada que iniciará em janeiro. Ele está numa fase de idade onde é importante se divertir ao jogar tênis e por isso aplicamos atividades que pareçam brincadeiras. Neste momento não existem cobranças por resultados. Isso só se dará daqui alguns anos quando iniciarmos a fase de rendimento”, conta o treinador, Livas Tarcílio.
Custo para competir
Para o técnico do pequeno tenista, Livas Tarcílio Damazio, na comparação do Dudu Cuiabano com os demais tenistas do cenário nacional da idade dele, o cuiabaninho é um ponto fora da curva e leva inúmeras vantagens, como, por exemplo, porte físico proeminente e exímio domínio da coordenação motora. Porém, apesar das aptidões naturais, há um grande obstáculo para mantê-lo nos trilhos para ser um grande campeão, os custos com as viagens para os torneios.
“Se formos bastante econômicos e enxugarmos bastante, sai por cerca de dois mil e duzentos reais para participar de cada torneio nacional. São gastos com passagens aéreas, hospedagens, transporte na cidade-sede e refeições. Isso é uma média do que gastamos nos torneios do Circuito Nacional no eixo Sudeste-Sul. E, em função disso, neste ano nós jogamos poucos torneios devido à dificuldade financeira”, esclarece o professor de tênis, Livas Tarcílio.
Duas empresas já se interessaram em auxiliar um pai a realizar o sonho de seu filho e assinaram contratos de patrocínio, a On Line Engenharia de Sistemas, uma empresa especializada na informatização de serviços notariais e registrais com mais de 27 anos de mercado, e a Unimed Cuiabá, um sistema cooperativista na área da saúde com a maior rede de assistência médica do país. E, por conta delas, o sonho do menino Dudu Cuiabano se tornou mais possível.
“A On Line Engenharia de Sistemas e a Unimed Cuiabá nos apoiam. Sem elas seria muito difícil realizar o sonho dele de ser tenista profissional e representar Cuiabá e Mato Grosso mundo afora. Nós também fazemos torneios internos na academia Tennis Company com renda voltada para as competições dele. Mas o cálculo ainda não fechou e precisamos de mais apoiadores. Temos procurado empresários e acreditamos que algum se sensibilizará”, diz o pai, Livas Tarcílio.
Últimas conquistas
Em 2019, Livas Eduardo, o Dudu Cuiabano, 9 anos, conquistou o total de sete troféus no Circuito Nacional de Tênis da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Foi três vezes campeão e uma vez vice-campeão na categoria de 9 anos Simples e duas vezes campeão e uma vez vice-campeão na categoria de 9 anos Duplas. E, além disso, conquistou troféus no Circuito Estadual de Tênis da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT). Segue lista dos troféus nacionais:
1) Campeão de Simples na 2ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro de Tênis 2019, de 09 a 13 de janeiro, no Londrina Country Clube, em Londrina (PR);
2) Campeão de duplas no 49° Banana Bowl, de 14 a 16 de fevereiro, na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC);
3) Vice-campeão de Simples no Brasil Juniors Cup (Copa Gerdau), de 21 a 24 de fevereiro, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS);
4) Campeão de Duplas no Brasil Juniors Cup (Copa Gerdau), de 21 a 24 de fevereiro, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre (RS);
5) Campeão de Simples no Campeonato Brasileiro de Tênis 2019 – Brasileirão, de 15 a 28 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG);
6) Vice-campeão de Duplas no Campeonato Brasileiro de Tênis 2019 – Brasileirão, de 15 a 28 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG);
7) Campeão de Simples no Circuito Nacional CBT – Etapa Goiânia, de 30 de agosto até 08 de setembro, em Aparecida de Goiânia (GO).
Serviço
Os interessados em patrocinar o Dudu Cuiabano devem entrar em contato com o pai e professor de tênis da academia Tennis Company, Livas Tarcílio Damazio, pelo telefone: (65)98472-1442 (celular e Whatsapp). Ou podem procurá-los na Tennis Company, localizada na rua Rui Barbosa, n° 515, no bairro Goiabeiras, próximo da esquina da Rui Barbosa com avenida Dom Bosco, em Cuiabá.
Texto: Junior Martins
Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros
O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Nacional7 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta
-
Nacional4 dias atrás
Itaú lamenta episódio de coação a idosa em Agência de Copacabana e destaca aplicação de medidas de condutas ao time da unidade
-
CUIABÁ6 dias atrás
Tragédia em Cuiabá: Casal de adolescentes morre após cair do 7º andar de prédio
-
Luto6 dias atrás
Empresária de salão de beleza morre engasgada com maçã no interior de MT
-
Luto4 dias atrás
Morre jornalista esportivo Léo batista aos 92 anos vítima de tumor no Pâncreas
-
Cidades4 dias atrás
Vídeo: Jovem de 19 anos morre ao tentar passar debaixo de trator agrícola em movimento em cidade do interior de MT
-
Cidades5 dias atrás
Parque Novo Mato Grosso consolida região como a mais moderna de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Vídeo: Empresário acusa juíza de truculência por madar fechar casa noturna sem ordem judicial, e diz que investiu mais de 1.8 milhão em negócio “Ela quer acabar com tudo”