VÁRZEA GRANDE
Técnicos do Ministério da Saúde visitam unidades de saúde de Várzea Grande

A visita técnica é uma forma de conhecer a realidade do Município e dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas unidades de saúde no que se refere ao atendimento, ao diagnóstico e ao tratamento dessas doenças
Com o objetivo de fortalecer a resposta ao enfrentamento às arboviroses, o município de Várzea Grande, recebeu nesta quarta-feira (26), uma equipe de profissionais técnicos do Ministério da Saúde. Eles vieram observar a condução dos procedimentos médicos, bem como a estrutura física e clínica das unidades para os pacientes com sintomas de dengue, zika e chikungunya, e posteriormente, a continuação do tratamento.
A enfermeira da Fundação Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS), Neylane Moura, e o Apoiador Institucional do Ministério da Saúde, Fernando Brandini – juntamente com a equipe das secretarias de Saúde do Estado e Município – visitam a Unidade Básica de Saúde do bairro Marajoara, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase e o Pronto-Socorro e Hospital Municipal.
Os representantes do governo federal fizeram levantamentos em todas as unidades, conversaram com os médicos e gestores, bem como observaram a atuação de atendimento em cada local visitado. Eles terão como missão fazer um relatório funcional de cada unidade e os apontamentos, que se fizerem necessários, para a melhor qualidade na prestação do serviço.
O superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico Macedo Arruda, informou que a visita técnica é uma forma de conhecer a realidade do Município e dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas unidades de saúde no que se refere ao atendimento, diagnóstico, tratamento e demais procedimentos realizados a partir da confirmação da doença.
O superintendente fez questão de reforçar que os “técnicos do MS não vieram a Várzea Grande para fiscalizar o município, muito pelo contrário. Eles estão buscando entender o trabalho desenvolvido no que tange às arboviroses. Mato Grosso tem contabilizado aumento nos casos de arbovirores, e essa é uma questão preocupante e que necessita de ações e medidas que promovam a prevenção e tratamento das doenças”.
A subsecretária e diretora do Pronto-Socorro, Érika Auxiliadora Duarte Carvalho, destacou a importância da visita dos representantes do governo federal, na busca de informações e na percepção da realidade de cada ambiente visitado. “O nosso município está de portas abertas. É importante esse levantamento das unidades e dos atendimentos prestados. Desde que assumimos a pasta, já realizamos várias melhorias, mas estamos trabalhando para avançar muito mais. Estamos num caminho de construção e o olhar e apoio do governo federal é muito importante para a melhoria na nossa rede de atendimento à saúde”.
A servidora da secretaria de Saúde e que atua na gerência de monitoramento da Atenção Primária, Alessandra Stefans, lembra que Mato Grosso está no contexto nacional nos casos de arboviroses, e que os casos de óbitos de chikungunya são os maiores registrados no Brasil. “Por isso foi proposta essa série de visitas, tanto em Várzea Grande, como em Cuiabá. Neste primeiro momento é a parte da visitação, para entender o serviço, apoiar e orientar. Também teremos a parte das oficinas que vai envolver tanto os gestores como profissionais da saúde para trabalharem juntos e encontrar solução de uma melhor assistência, e também, para organizar a rede de Saúde”, destacou.
CAPACITAÇÃO – Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) os gestores e profissionais da secretaria de Saúde, de Várzea Grande e Cuiabá estarão participando de uma oficina: ‘Estratégias Integradas para a Organização da Rede de Atenção e do Manejo Clínico das Arboviroses’, no hotel Fazenda Mato Grosso.
O evento tem por objetivo qualificar profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde (APS), da rede de Urgência e Emergência, na implementação de estratégias integradas para a organização e no manejo clínico da dengue, por meio da formação de multiplicadores.

Policial
Sobe pra quatro o número de ossadas encontradas em cemitério clandestino de VG

JB News
Por Alisson Gonçalves
A descoberta de um cemitério clandestino no bairro Pirineu, em Várzea Grande, ganhou um novo desdobramento na manhã desta segunda-feira,17.
Mais duas ossadas foram localizadas na região de mata, elevando para quatro o número de corpos encontrados no local.
As investigações apontam para uma possível ligação com casos de desaparecimento ocorridos nos últimos meses.
A Guarda Municipal de Várzea Grande foi acionada para verificar a área após a suspeita de que mais cadáveres estivessem enterrados no mesmo local onde, na última quarta-feira,12, outras duas ossadas foram descobertas.
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanha o caso e aguarda laudos periciais para a identificação das vítimas.
Possíveis vítimas
As autoridades trabalham com a hipótese de que os corpos encontrados possam pertencer a Ryan Alves, de 18 anos, e Ricardo Alves, de 41 anos, pai e filho desaparecidos desde 3 de dezembro de 2024.
Ambos são do Amazonas e foram vistos pela última vez na kitnet onde moravam, no bairro Pirineu, a mesma região onde as ossadas foram localizadas.
Outra linha de investigação considera que os restos mortais possam ser de cinco jovens do Maranhão que desapareceram em janeiro deste ano após terem sido recrutados para trabalhar em Várzea Grande. São eles:
os primos Wallison da Silva Mendes, 21 anos, e Walyson da Silva Mendes, 25 anos, além de Wermison dos Santos Silva, 21 anos, Mefibozete Pereira da Solidade, 25 anos, e Diego de Sales Santos, 22 anos.
Embora as suspeitas sejam fortes, a confirmação da identidade das vítimas só será possível após exames realizados pela Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).
As investigações continuam, e a polícia busca entender se há ligação entre os desaparecimentos e os corpos encontrados.
O caso tem gerado grande repercussão na região, e familiares das possíveis vítimas aguardam ansiosamente por respostas.
-
Cidades5 dias atrás
Prefeito de Sinop anuncia fim do casamento nas redes sociais
-
Policial4 dias atrás
Policia encontra corpo de Emilly de 16 anos grávida de nove meses enterrada no quintal de casal que tentou registrar bebê recém nascido em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?
-
Cidades4 dias atrás
Protesto em Várzea Grande: moradores bloqueiam ruas e denunciam abandono do bairro Carrapicho
-
CUIABÁ5 dias atrás
Justiça atende pedido que pode descongelar votos de Nicássio do Juca, e mudar a composição na Câmara de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Samantha Iris defende veto a merenda para servidores e critica parlamentares: “Silêncio no corte do café”
-
Policial4 dias atrás
Forças de segurança realizam megaoperação contra facções criminosas em MT
-
POLITICA5 dias atrás
Pivetta reforça otimismo para 2026, e diz que não vai se meter na decisão do União Brasil entre apoiar Jayme ou ele “Eles devem se acertar, e eu não vou entrar nesse mérito”