Destaque

TCE-MT se une à Instituições de controle para mapear saúde digital e preparar auditoria inédita no Brasil

Publicados

em

JB News

Por Alisson Gonçalves

 

Uma articulação entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) vai resultar na elaboração de um estudo inédito sobre saúde digital no Brasil.

O levantamento, que será a base para uma auditoria nacional prevista para 2026, foi oficializado durante reunião realizada em Brasília nesta terça-feira,15.

Estiveram presentes o conselheiro Guilherme Antonio Maluf, vice-presidente do TCE-MT e presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social; o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo Filho; e o vice-presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio.

O encontro marcou o início de uma cooperação voltada à análise e ao aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde digital em todo o território nacional.

Segundo Maluf, o estudo tem o potencial de impulsionar melhorias significativas no sistema de saúde brasileiro, ao priorizar medidas de baixo custo, estimular o intercâmbio de informações entre os entes federativos e fortalecer a articulação entre União, estados e municípios.

O tema da saúde digital ganhará ainda mais destaque com a realização do 1º Fórum de Saúde Digital de Mato Grosso – Desafios e Oportunidades na Saúde Pública, promovido pelo TCE-MT nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Leia Também:  O combate à violência contra a mulher não é um assunto isolado e nem deve ser jogado para a plateia”, ressalta secretária

O evento ocorrerá no Auditório “Lenine de Campos Póvoas”, da Escola Superior de Contas, e contará com a participação da secretária nacional de Política de Saúde Digital, Ana Estela Haddad.

O fórum reunirá especialistas, gestores públicos e representantes de órgãos de fiscalização e controle para discutir soluções tecnológicas e estratégias de inovação que possam transformar a forma como os serviços de saúde são oferecidos à população.

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Secretária da Mulher de Cuiabá repudia fala de preso e diz ser “inadmissível tentar culpar mãe de Heloysa

Publicados

em

Por

JB News

Por Alisson Gonçalves

A secretária da Mulher da Prefeitura de Cuiabá, tenente-coronel Hadassa Suzannah, classificou como inadmissível a tentativa do principal suspeito de mandar matar Heloysa Maria Alencastro Souza, de 16 anos, de responsabilizar a mãe da jovem pelo crime. A adolescente foi brutalmente assassinada e teve o corpo encontrado em um poço, com sinais de violência, na última terça-feira (22).

“É uma narrativa perversa e inaceitável. Culpar a mãe é mais uma forma de violência. É inadmissível o número de feminicídios que seguimos enfrentando. A sociedade não pode mais tolerar isso”, afirmou a secretária, que está acompanhando o caso de perto e prestando apoio à família.

Benedito Anunciação Santana, de 40 anos, foi preso nesta quinta-feira (24). Ao sair da delegacia, disse que apenas teria feito o que a mãe da vítima teria pedido. A declaração provocou indignação imediata. Além da secretária da Mulher, a própria família de Heloysa repudiou a fala do suspeito e acusou Benedito de tentar fugir da responsabilidade pelo crime.

A advogada da família, Renata Cristaldo, divulgou uma nota dura contra o acusado. Ela diz que o réu tenta criar uma versão falsa para atenuar a pena e manchar a memória de Heloysa e de sua mãe.

Leia Também:  Ônibus bate em traseira de carreta e deixa 21 feridos na BR-364, região Sul de Mato Grosso

“É mais um ato de covardia. Ele tenta ferir moralmente a mãe da vítima, uma mulher que está em luto e foi brutalmente atingida pela perda. A Justiça precisa agir com rigor”, disse a advogada.

*Crime brutal*

Heloysa foi levada dentro de casa, no bairro Morada do Ouro, e levada em um carro roubado. Após horas de buscas, equipes do BOPE encontraram o corpo da adolescente amarrado e jogado em um poço, na região do Ribeirão do Lipa.

A polícia informou que o filho de Benedito, de 17 anos, confessou o crime e afirmou que a execução foi ordenada pelo pai. Outro adolescente, de 16 anos, também confirmou que o crime foi premeditado e teria sido motivado por razões passionais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA