TCE MT

TCE-MT lança segunda edição do Glossário da Diversidade com foco na educação inclusiva

Publicados

em

Ilustração

A Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou a segunda edição do Glossário da Diversidade, Equidade e Inclusão na Educação. A publicação reúne mais de cem verbetes que explicam, de forma acessível, termos técnicos, expressões e conceitos presentes no cotidiano da educação, com foco na promoção de uma linguagem inclusiva e respeitosa.

Segundo o presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, o objetivo é auxiliar gestores, professores, servidores públicos e estudantes a compreenderem e utilizarem corretamente essas expressões. “Conhecer os conceitos e termos utilizados na área é passo essencial para uma melhorar a atuação daqueles que trabalham com a atividade ou buscam se aperfeiçoar nesses assuntos”, explica.

Organizado em ordem alfabética, o glossário apresenta definições de temas como acessibilidade, cultura surda, branquitude, colorismo, racismo ambiental, equidade, educação quilombola, pedagogias indígenas, tecnologia assistiva, entre outros. Também inclui conceitos ligados a políticas públicas, legislação educacional, modalidades de ensino e direitos linguísticos.

O trabalho parte do princípio de que a linguagem técnica pode criar barreiras e afastar pessoas de temas essenciais. “A linguagem formal ou técnica, própria dos assuntos de uma determinada área, acaba criando bolhas e guetos no qual só se conseguem se entender aqueles que neles estão inseridos. Então, esse tipo de linguagem pode criar barreiras para quem não pertence àquele universo”, acrescenta o conselheiro. 

Leia Também:  TCE-MT amplia capacitação de servidores em 2025 para qualificar atuação e beneficiar a sociedade

O material foi elaborado pela equipe técnica da Copec, com revisão especializada e apoio institucional da Escola Superior de Contas do TCE-MT. Assim, o conteúdo segue diretrizes que prezam pela clareza, atualização e adequação dos termos aos marcos legais e às diretrizes educacionais vigentes.

Além de ampliar o alcance da informação, o glossário contribui para a formação cidadã e para o enfrentamento de práticas discriminatórias no ambiente escolar. O material pode ser utilizado como ferramenta pedagógica por instituições de ensino, agentes públicos, pesquisadores e sociedade civil interessada nos temas da inclusão e da diversidade.

O documento está disponível para visualização (clique aqui) e download (clique aqui) na Editora Publicontas, do TCE-MT.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:

TCE MT

TCE-MT e Prefeitura de Cuiabá articulam projeto inédito de monitoramento das compras na Saúde

Publicados

em

Por

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O conselheiro Guilherme Antonio Maluf se reuniu com o prefeito Abilio Brunini e equipe da Prefeitura de Cuiabá nesta sexta-feira. Clique aqui para ampliar.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, discutiram, nesta sexta-feira (13), um projeto inédito que prevê o acompanhamento em tempo real de licitações, compras e indicadores de eficiência das unidades de saúde.

De acordo com Maluf, que preside a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, o próximo passo será a elaboração de um termo para que a Capital seja a cidade-piloto do projeto, que, em sua avaliação, fortalecerá a transparência e a eficiência da gestão. 

“Estamos montando um termo para tornar Cuiabá piloto nessa iniciativa, na qual vamos acompanhar online as licitações principalmente na área da saúde. Vejo aqui ações que até então nunca foram tomadas. Embora elas levem algum tempo até repercutirem na ponta, já começamos a ver resultados”, apontou o conselheiro. 

Na ocasião, o prefeito também apresentou um balanço dos primeiros meses de gestão, classificados como “desafiadores” em decorrência do endividamento e de uma epidemia de arboviroses enfrentada pela capital. “O prefeito nos deu transparência sobre a questão das dívidas herdadas. Isso acaba dificultando futuras compras”, pontuou Maluf. 

Leia Também:  TCE-MT amplia capacitação de servidores em 2025 para qualificar atuação e beneficiar a sociedade
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Maluf declarou que a Capital será a cidade-piloto do projeto. Clique aqui para ampliar.

Brunini explicou que o termo de cooperação com o TCE-MT será similar a outro acordo já firmado com o Ministério Público. Para o prefeito, o compartilhamento de dados em tempo real vai permitir a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria de forma contínua.

“Nós estamos de comum acordo em ser um laboratório desse processo de transparência. Com isso, faremos o monitoramento dos dados, dos pontos de eficiência das unidades de saúde e também das compras e contratos, para que o Tribunal possa nos auxiliar”, afirmou o prefeito.

Na avaliação da secretária de Saúde, Lúcia Helena Sampaio, a ferramenta reforça o compromisso da prefeitura com o avanço do setor. “Isso vai dar mais transparência à gestão, vai torná-la mais fortalecida. Tem tudo a ver com aquilo que a gente quer fazer: tornar as coisas corretas e feitas de forma transparente.”

Ela também destacou que, apesar de os primeiros meses de gestão terem sido desafiadores, houve avanços na vacinação, atendimento e cirurgias. “São melhorias pequenas, mas que aconteceram. Diante do que a gente pegou, eu considero que foi um balanço positivo do quadrimestre”, concluiu.

Leia Também:  TCE realiza ação sustentável com distribuição de 2 mil mudas e faz alerta sobre queimadas em Mato Grosso

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA