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Táxi Pref começa a ser operado por nova empresa

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O sistema do “Táxi Pref”, como é chamada a proposta, conecta servidores a motoristas de táxi por meio da plataforma, aumentando o controle sobre percursos e diminuindo despesas

ANDRESSA SALES

Desde a última terça-feira (01), a empresa Wappa passou a intermediar oficialmente as corridas de táxi realizadas pela Prefeitura de Cuiabá. O sistema Taxi-Pref conecta servidores a motoristas de táxi, aumentando o controle sobre percursos e diminuindo despesas. A homologação da nova empresa que vai intermediar as corridas aconteceu na última segunda-feira (30).   

A plataforma é utilizada apenas para serviços administrativos. Sendo assim, o aluguel de veículos como ambulâncias e carros de fiscalização será mantido. A empresa vencedora da licitação está há 18 anos no mercado com cobertura em 750 cidades no Brasil e 22 países com foco em diversos órgãos públicos, federais, municipais e estaduais. 

Desde o fim do ano passado, o serviço vinha sendo testado nas pastas de Gestão e Governo, com a perspectiva de se estender à todas as 19 secretarias que compõe a administração municipal. O intermédio era originalmente realizado pela empresa Meia Bandeira – vencedora da licitação em 2018. O empreendimento, contudo, declarou não possuir condições de operar, suspendendo a prestação de serviços. 

Diante disso, a Secretaria de Gestão logo providenciou um segundo certame para que não houvesse prejuízos aos trabalhos administrativos. A titular da Pasta, Ozenira Felix, explica que o cancelamento não implicou em nenhum dano ao erário municipal. Isso porque a primeira empresa recebeu apenas pelo serviço prestado entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019, período de operação na Capital. 

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É importante destacar que, quando venceu o processo licitatório, a Meia Bandeirada comprovou capacidade técnica e econômica de executar a proposta. Ozenira lembra que a contratação também levou em consideração o portfólio da empresa paulista, que prestava serviços ao então Ministério do Planejamento, em Brasília, e a outros órgãos públicos pelo Brasil. 

“Foram avaliadas todas as credenciais para sabermos se, de fato, o empreendimento estaria apto a atuar em Cuiabá. À época foi constatado que sim. Além de preencher a todos os requisitos estabelecidos por nós, eles também cumpriam todas as exigências feitas pelo Ministério do Planejamento, por exemplo”, diz. 

Diante do cancelamento, foi aberto um Processo Administrativo (Pad) para apuração de responsabilidade. “Assim que fomos informados sobre a situação, demos início aos trabalhos para o lançamento de uma nova licitação. O projeto, ainda em fase inicial, já mostrava bons resultados, por isso continuaremos nos esforçando para expandi-lo, trazendo economia ao município a rentabilidade aos taxistas”, reforçou. 

O Táxi Pref conecta servidores aos motoristas por meio de aplicativo, aumentando o controle sobre percursos e diminuindo despesas. Iniciativas semelhantes já dão resultados em capitais como Brasília, Fortaleza, São Paulo e Curitiba, apresentando-se também como solução à crise enfrentada por milhares de taxistas. 

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A estimativa é que, com a totalidade de sua implantação seja registrada economia de quase R$ 6 milhões aos cofres da Prefeitura. “Antes de adotarmos o “Táxi Pref” realizamos uma série de estudos e comparações, que comprovaram sua viabilidade. Atualmente a empresa da qual locamos os veículos administrativos é de Goiânia, então esta também é uma forma de distribuir melhor a renda aqui na nossa cidade”, finaliza.

Para o Head Comercial&Governo da Waapa, José Henrique Domenices a visão da Prefeitura de Cuiabá no que diz respeito a promover a transparência com os gastos públicos vai de encontro com o anseios da empresa que preza pela economicidade sem perder a qualidade dos serviços prestados. 

“Atuamos a 18 anos nesse mercado onde temos diversos órgãos públicos federais, municipais, estaduais. Hoje já temos tudo mapeado com critério não só para Cuiabá mas para todo o Mato Grosso como todo. Isso fez com que Cuiabá nos chamasse a atenção, aqui existem muitas empresas privadas de grande porte, bancos e a Prefeitura”. 

Segundo José Henrique, o executivo municipal com a nova contratação tem como garantia o tempo de mercado da empresa atuando diretamente no mercado corporativo, sendo a Waapa líder em atendimento no segmento de órgão públicos.

 
 
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Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

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O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

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“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

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