Internacional
Taiwan denuncia a entrada de 21 caças militares chineses na ilha


Em mais um episódio da tensão provocada pela visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan , o governo de Taipei denunciou a incursão de 21 caças chineses na área de identificação de defesa aérea.
Entre as aeronaves, estão oito J-11 e 10 J-16, que invadiram o espaço aéreo na parte sudeste da ilha.
Além disso, Taiwan negou a informação de Pequim que caças SU-35 da força aérea atravessaram o estreito que separa o território da China enquanto o avião de Pelosi se dirigia ao aeroporto.
Visita de Nancy Pelosi
A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, chegou nesta terça-feira em Taipé, na primeira visita de um integrante dos altos escalões políticos americanos à ilha desde 1997, e que deve acirrar as já tensas relações entre Pequim e Washington.
A viagem foi mantida em sigilo por semanas, e apesar das promessas da Casa Branca de que tudo transcorrerá “em segurança”, o presidente chinês, Xi Jinping, alertou os EUA para que “não brinquem com fogo”, se referindo a Taiwan.
Por volta das 22h40, pelo horário local, 11h40 pelo horário de Brasília, o Boeing C-40C, da Força Aérea dos EUA, pousou no aeroporto de Songshan, nos arredores de Taipé, vindo de Kuala Lumpur, na Malásia.
A rota usada foi pouco usual, como mostrou o site de monitoramento FR24: a aeronave contornou as Filipinas, e não passou pelo Mar do Sul da China, área onde Pequim tem disputas territoriais com os vizinhos e mantém presença militar ostensiva. Antes da chegada, uma mensagem de boas vindas foi projetada no arranha-céu Taipei 101, de 438 metros de altura.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo

Internacional
Guerra: Zelensky diz que confronto terá fim com libertação da Crimeia


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , afirmou que a guerra iniciada pela Rússia só terminará com a “libertação” da Crimeia, anexada unilateralmente por Moscou em 2014.
“Essa guerra russa contra a Ucrânia, contra toda a Europa livre, começou com a Crimeia e deverá terminar com a Crimeia, com a sua libertação. Hoje é impossível dizer quando isso acontecerá, mas sei que voltaremos a ter a Crimeia ucraniana”, disse em seu discurso diário.
O mandatário ainda afirmou que o “mundo errou em não responder com toda a força os primeiros passos agressivos da Rússia em 2014”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo
-
Geral6 dias atrás
Vigia do HMC tira a própria ao pular do mirante em Chapada dos Guimarães
-
Luto5 dias atrás
Morre o apresentador Jô Soares aos 84 anos
-
Nacional5 dias atrás
Carta em defesa da democracia assinada por Blairo Maggi ganha destaque, e mexe com o tabuleiro político no Brasil
-
Policial6 dias atrás
Empresária envolvida em desvio de recurso na Secretária de Saúde de Sorriso se entrega a Polícia
-
Policial6 dias atrás
Secretário Breno Gomes diz não ter envolvimento em esquema de fraudes em terrenos de VG
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil cumpre doze mandados de prisão em Cuiabá e Várzea Grande contra estelionatários que aplicavam golpes em São Paulo pela Internet
-
Saúde7 dias atrás
Rondonópolis informa outro caso suspeito de varíola dos macacos
-
Destaque7 dias atrás
MPMT requer suspensão de 22 leis que flexibilizaram porte de arma