CUIABÁ

Superlotação no HMC: Como a gestão municipal tem superado os desafios no único hospital porta aberta de todo o Estado

Publicados

em

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), unidade de saúde de referência em ortopedia, enfrenta uma superlotação. Essa situação tem se agravado à medida que a demanda cresce. Em 2023, o HMC realizou 14.875 atendimentos de urgência, sendo que até o momento, em 2024, esse número já ultrapassou 17.113, marcando um aumento de 15% na demanda. Entre maio e agosto de 2024, o hospital atingiu a maior taxa de internações entre os hospitais da capital, com 4.082 pacientes internados, o que evidencia a sobrecarga da unidade, mas também, sobretudo, o compromisso em atender todos aqueles que chegam as suas portas.

Importante é informar que o HMC sofre com a falta de suporte financeiro adequado, tal qual os repasses insuficientes do governo estadual para a unidade, que têm dificultado o funcionamento adequado do hospital, afetando a aquisição de novos equipamentos, a contratação de pessoal e a ampliação da capacidade de leitos. Importante também é informar que a regulação de pacientes para o HMC é feita pela gestão estadual, que com frequência fornece as vagas do hospital para pacientes do interior. Tal situação demonstra a necessidade da construção/finalização dos hospitais estaduais. No momento em torno de 60% são pacientes não residentes em Cuiabá.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza 8ª edição da Feira de Produtores de Pequenas Propriedades e Agricultura Familiar

Apesar das dificuldades, o HMC segue cumprindo seu papel com dedicação, oferecendo serviços de qualidade à população de Cuiabá e Mato Grosso. No entanto, é inegável que, sem o devido suporte financeiro e estrutural, a unidade estará cada vez mais vulnerável. A direção do hospital, com seus profissionais comprometidos, trabalha incansavelmente para superar os desafios, mas não pode continuar a fazer isso sozinha. É urgente que o governo estadual seja solidário aos esforções municipais e forneça os recursos financeiros necessários para que o HMC continue a operar de forma eficaz, assim é preciso que haja uma ação imediata para reverter esse cenário, garantindo a continuidade do atendimento de saúde público de qualidade em Cuiabá e Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Feira do Centro terá segunda edição neste sábado, 27

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realiza neste sábado (27) a segunda edição da Feira do Centro, transformando novamente a Rua 13 de Junho em um espaço exclusivo de lazer e comércio popular com as pessoas circulando livremente pela via pública que estará fechada para o tráfego de veículos.

O trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas ficará interditado para o evento entre as 7h e 16h, dando lugar a barracas de ambulantes, artesãos e feirantes, que oferecerão uma grande variedade de produtos ao público de todas as idades.

A segunda edição seguirá o mesmo formato, com espaço para comércio popular, gastronomia, artesanato e atrações culturais.

A iniciativa visa reativar a economia do centro histórico, além de proporcionar uma nova opção de lazer e compras para as famílias cuiabanas aos sábados.

Na primeira edição, realizada no último dia 20, o público aprovou a proposta e o espaço atraiu comerciantes, lojistas e ambulantes, que destacaram a oportunidade de ampliar as vendas e revitalizar o centro da capital.

A Feira do Centro tem como objetivo potencializar o movimento econômico e cultural da região central da cidade.

Leia Também:  Antigo Pronto Socorro de Cuiabá vai funcionar até fevereiro de 2020

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA