Tecnologia

Supercomputador do INPE vai ajudar na resposta a secas, tempestades e ondas de calor

Publicados

em

O novo supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), já está no prédio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na unidade do INPE em Cachoeira Paulista (SP).

Com uma capacidade significativamente maior de processamento e armazenamento de dados, o equipamento permitirá avanços nos modelos numéricos de previsão do tempo, clima e meio ambiente. Além disso, possibilitará simulações mais detalhadas e precisas, essenciais para a previsão de eventos extremos e estudos sobre mudanças climáticas, conforme explicou o coordenador-Geral de Ciências da Terra do INPE, José Antônio Aravéquia.

“O novo supercomputador representa um avanço significativo para os estudos sobre mudanças climáticas e a geração de cenários futuros para o Brasil. Sua capacidade de processamento é muito superior ao sistema anterior, que permitirá simulações mais detalhadas e precisas”, disse.

Segundo Aravéquia, esses avanços são cruciais para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas e para a formulação de estratégias de adaptação.

“O sistema será capaz de rodar modelos numéricos de alta resolução, permitindo produzir projeções detalhadas sobre o clima do Brasil nas próximas décadas, contribuindo para políticas públicas e ações de mitigação”, explicou.

Leia Também:  IoT Day apresenta inovações que propõem maior eficiência no agronegócio

Aplicações do novo sistema

Os produtos gerados pelo supercomputador têm aplicações em diversos setores estratégicos. No agronegócio, um dos pilares da economia brasileira, o sistema pode ser usado para aprimorar a produção e gestão agrícola. No setor da saúde, contribui para o planejamento e controle de epidemias. Já no monitoramento de eventos severos, sua capacidade de rodar modelos em alta resolução espacial é essencial para subsidiar o envio de alertas de curto prazo, garantindo um maior suporte à emissão de alertas e à coordenação de ações emergenciais, especialmente pela Defesa Civil.

“O novo sistema de supercomputação do INPE também opera um robusto sistema de monitoramento ambiental via satélite, essencial para um país de dimensões continentais como o Brasil. O sistema contribuirá para os estudos climáticos, permitindo rodar simulações de mais alta resolução, melhorando a precisão das previsões sobre mudanças climáticas e seus impactos no Brasil e na América do Sul”, destacou Aravéquia.

Os benefícios do supercomputador são inúmeros, com a maior capacidade de processamento será possível criar projeções detalhadas sobre o clima nas próximas décadas, auxiliando na formação de políticas públicas, estratégias de adaptação e ajudando a população. “O sistema também ajudará a prever fenômenos como secas, tempestades e ondas de calor com maior antecedência, permitindo respostas mais eficazes”, completou.

Leia Também:  MCTI participa de reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico Industrial da Saúde

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:

Tecnologia

CBPF inaugura Laboratório de Quântica e Laboratório IA e inicia nova fase no Parque Tecnológico da UFRJ

Publicados

em

Por

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promove nesta sexta-feira (13), pela manhã, o lançamento do Laboratório de Tecnologias Quânticas e o Laboratório de Inteligência Artificial para Física na sua sede, localizada na Urca. Além disso, na parte da tarde, lançará a pedra fundamental do novo edifício do CBPF, expansão do centro de pesquisa em física que ficará localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. Ambos os eventos contarão com a presença da  presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, do diretor do instituto, Márcio P. de Albuquerque, e de autoridades. 

O duplo evento representa um marco para a ciência nacional e um passo estratégico para fortalecer o Rio de Janeiro como capital da pesquisa de excelência e inovação em física. As novas instalações e a futura expansão, posicionam o CBPF, unidade de pesquisa vinculada ao MCTI, como um hub de Física voltado ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador.

A iniciativa acontece em um momento simbólico para o mundo: o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).

Leia Também:  Pró-Amazônia: inscrições prorrogadas até 30 de junho

As novas instalações atuarão como propulsores nacionais para a pesquisa e inovação em Física.

Sobre o CBPF
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), é um instituto de excelência internacional em pesquisa e pós-graduação em Física teórica, experimental e aplicada. Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo federal brasileiro, serve de infraestrutura para grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, bem como para a indústria nacional.

Serviço:
Inauguração dos Laboratório de Quântica e Laboratório de IA e Lançamento da Pedra Fundamental do CBPF/Parque Tecnológico da UFRJ
Data: Sexta-feira, 13 de junho de 2025.

Manhã: Inauguração dos Laboratórios (Sede do CBPF – Urca)
Horário: 9h30
Endereço: Rua Xavier Sigaud, 150 – Urca, Rio de Janeiro

Tarde: Lançamento da Pedra Fundamental (Parque Tecnológico da UFRJ – Fundão)
Horário: 15h
Endereço: Parque Tecnológico da UFRJ | Rua Leopoldo de Meis, 301 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro

Credenciamento de Imprensa:
Veículos interessados na cobertura devem confirmar pelo e-mail: [email protected] ou telefones: 2171-7450 | 21 99586-5728 (Ana) até a quinta feira 12/06.

Leia Também:  Café da manhã com servidoras do MCTI celebra o Dia Internacional da Mulher

Pesquisadores e o diretor do CBPF estarão disponível para entrevistas.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA