Agricultura familiar

Stopa destaca contribuição de ações de infraestrutura no escoamento da produção da agricultura familiar

Publicados

em

Vice-prefeito destaca contribuição de ações de infraestrutura no escoamento da produção da agricultura familiar

Nesta segunda-feira (29), Stopa participou do lançamento do Agro da Gente

Por BRUNO VICENTE

Foto: Luiz Alves

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou nesta segunda-feira (28), durante o lançamento do Agro da Gente, as ações de infraestrutura que a gestão do Município tem desenvolvido na zona rural da Capital. Segundo ele, por meio de serviços de melhorias nas estradas vicinais e travessias, a Prefeitura de Cuiabá tem conseguido melhorar as condições de escoamento da produção da agricultura familiar.

Conforme lembrado pelo vice-prefeito no evento, somente no primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas já alcançou mais de 100 quilômetros de estradas vicinais com os trabalhos de patrolamento e encascalhamento. A manutenção é realizada com apoio de todos maquinários necessários, como caminhões, pás carregadeira e motoniveladoras, que tornam o serviço mais célere e eficiente.

Outra importante intervenção executada de forma continuada engloba as pontes existentes nas comunidades rurais. Seguindo o Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), a gestão tem como meta construir anualmente pelo menos 10 novas travessias de concreto, substituindo antigas estruturas de madeira. No entanto, no último ano, por exemplo, o planejamento foi superado em 260%.

Leia Também:  Projeto de Nadaf que isenta varejistas de papelaria de pagar impostos de IPTU e taxa de alvará vira lei

“O prefeito Emanuel Pinheiro sempre nos orienta que a mesma dedicação aplicada na área urbana também deve estar presente no perímetro rural. São centenas de comunidades também formadas por trabalhadores que, em sua maioria, têm como principal fonte de renda a agricultura familiar. Ao Município cabe fortalecer essa atividade econômica, seja com obras ou com ações como o Agro da Gente”, comentou Stopa.

AGRO DA GENTE

O Agro da Gente faz parte do Programa Pra Frente Cuiabá, implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro como forma de potencializar o desenvolvimento econômico de Cuiabá. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e visa intensificar as ações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento de atividades agroindustriais.

Aproveitando todo o potencial natural e humano para elevar a qualidade de vida na Capital, o Agro da Gente vai desenvolver uma série iniciativas como, por exemplo, fortalecimento da agricultura familiar, qualificação técnica na produção do campo, incentivo à atividade da agroindústria, além de incentivo às cadeias produtivas do leite, peixe, frango e frutas, legumes e verduras.

Leia Também:  Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada no próximo dia 25
COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Prefeitura entrega mudas, equipamentos e implementos aos agricultores familiares do assentamento “Sadia 3” nesta quinta-feira

Publicados

em

Por

Serão entregues, nesta quinta-feira (26), um trator agrícola “Massey Ferguson” de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de “patrulha mecanizada”. Além disso, serão entregues 400 mudas de árvores nativas e frutíferas

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 15h, no Assentamento Sadia 3, a entrega de um trator agrícola ‘Massey Ferguson’ de 110 cv, acompanhando de implementos como carreta e grade aradora, conjunto também chamado de ‘patrulha mecanizada’.

Além de equipamento para uso dos agricultores familiares da comunidade, serão entregues também 400 mudas de árvores nativas e frutíferas – especialmente de caju e goiaba – com o objetivo de fomentar a produção dos assentados.

O titular da Pasta, Célio Santos, explica que o maquinário irá beneficiar diretamente a produção familiar de cerca de 400 pequenas propriedades que integram o Sadia 3. “Esses equipamentos chegam para facilitar e promover agilidade às atividades da região, fomentando a produção do assentamento”.

Leia Também:  Emanuel anuncia recuperação de via e transfere entrega do viaduto para quinta-feira

O trator é fruto de Termo de Cessão entre a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf/MT) e a prefeitura de Várzea Grande. Ainda segundo Célio Santos, até o final deste mês, por meio de outro Termo de Cessão, serão entregues dois microtratores – também acompanhados de implementos – para atendimento das demandas do Sadia 3 e da agricultura familiar do Distrito de Limpo Grande.

“Essa patrulha se encaixa às demandas de produção da olericultura e por isso atende ao perfil dessas duas comunidades”. A olericultura é responsável pela produção e oferta de hortaliças, folhas, raízes e tubérculos, por exemplo. Outra vocação do Limpo Grande é a produção de ‘caixarias’ – quiabo, maxixe e berinjela – e os microtratores também atendem a essa necessidade pontual da comunidade.

Estarão presentes à entrega a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e lideranças de comunidades rurais da região como da Sadia 1, da Vista Alegre e da Dorcelina Folador.

SERVIÇO:

O QUE: Entrega de Maquinário, Patrulha Mecanizada e mudas de árvores nativas e frutíferas.

Leia Também:  Novos servidores da saúde em Cuiabá começam a trabalhar nesta sexta-feira

QUANDO: dia 26 de Maio (Quinta-feira)

HORÁRIO:  a partir das 15h

LOCAL: Assentamento Sadia 3 em Várzea Grande

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA