Saúde
SP cria rede de monitoramento e combate à varíola dos macacos


A secretaria de Saúde do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira a criação de uma rede de monitoramento e testagem da monkeypox, a varíola dos macacos. O estado concentra a maioria das infecções no país, com quase 1.300 casos.
Trata-se da integração de 93 hospitais paulistas para respostas específicas à doença, somado ao credenciamento de novos laboratórios para o diagnóstico da doença.
Até aqui, o principal responsável por essa determinação era o Instituto Adolfo Lutz, instituição que tinha a função, inclusive, de dar a contra-prova dos testes preparados por laboratórios privados. Essa prática deixará de ocorrer.
Testagem e monitoramento serão as principais armas contra a doença neste momento. Isso porque o secretário David Uip, à frente da pasta de assuntos estratégicos da Saúde no estado, diz que o Brasil terá acesso a somente 50 tratamentos da doença, somados a 50 mil doses da vacina — ministrada em duas doses.
“Temos de baixar a expectativa em relação aos medicamentos e vacinas para essas doenças”, disse David Uip. “Informação e monitoramento são os focos nesse momento.”
A ideia da rede de monitoramento anunciada hoje é preparar o estado, junto à rede privada — responsável por 50% dos atendimentos — para o caso de um aumento severo de infecções.
Dentro das novas diretrizes, o estado passou a recomendar partos cesariana para gestantes identificadas com a doença, assim como a suspensão temporária do contato e da amamentação. São Paulo registrou ao menos 10 casos de crianças e adolescentes confirmados, além de dois casos de gestantes.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE

Saúde
Brasil registra 37 mortes por covid-19 em 24 horas

Em 24 horas, foram registrados 4.429 novos casos de covid-19 no Brasil. No mesmo período, houve 37 mortes de vítimas do vírus. O Brasil soma desde o início da pandemia 681.437 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (14), pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.170.286.
Ainda segundo o boletim, 32.993.386 pessoas se recuperaram da doença e 495.463 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos dados de óbitos em Mato Grosso do Sul, do Distrito Federal, do Maranhão e de Minas Gerais. Já os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Norte e Tocantins não atualizaram nem o número de casos nem de morte.
Estados
Segundo os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 5,97 milhões, seguido por Minas Gerais (3,85 milhões) e Paraná (2,71 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (147,5 mil). Em seguida, aparecem Roraima (173,9 mil) e Amapá (177,7 mil).
Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (173.652), seguido de Rio de Janeiro (75.162) e Minas Gerais (63.257). O menor total de mortes situa-se no Acre (2.025), Amapá (2.155) e Roraima (2.165).
Vacinação
De acordo com os últimos dados divulgados, foram aplicadas 471,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 178,7 milhões com a primeira dose e 159,8 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas. Outras 104,4 milhões já receberam a primeira dose de reforço, e 18,9 milhões receberam a segunda dose de reforço.
Edição: Claudia Felczak
Fonte: EBC Saúde
-
Economia3 dias atrás
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior crescimento econômico em 2022
-
POLITICA5 dias atrás
Márcia Pinheiro mostra o óbvio: não faz ideia do que está fazendo
-
Policial6 dias atrás
Três criminosos responsáveis pela chacina que vitimou 4 pessoas são mortos em troca de tiros com a polícia em Nova Monte Verde-MT
-
Geral3 dias atrás
Mulher invade escola em Várzea Grande e agride aluna a pauladas
-
Policial4 dias atrás
Polícia identifica os 3 mortos envolvidos no assassinato de 4 pessoas em Nova Monte Verde
-
POLITICA7 dias atrás
Com pecha de “traidor e ingrato” vídeo de Fávaro dizendo estar do lado e fechado com o presidente Bolsonaro vira “meme” nas redes sociais
-
Saúde5 dias atrás
Prefeitura de Várzea Grande abre pré-cadastro da vacina contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos
-
POLITICA5 dias atrás
Secretário geral do PSD avisa Fávaro que ele esta sozinho na esquerda, e que vai acompanhar a reeleição de Mauro Mendes, Bolsonaro e Weligton Fagundes