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Sorteio de novembro premia 1.003 consumidores

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Ganhadores de R$ 10 mil são de Várzea Grande (02), Vila Bela, Tangará da Serra e Nova Bandeirantes

Silvana Pompeu

Com informações Sefaz-MT

Goto sorteio Nota MT

A Secretaria de Fazenda realizou na manhã de quinta-feira (10.12), o último sorteio mensal do Programa Nota MT. Foram contemplados 1.003 consumidores que se cadastraram no programa e pediram o CPF na nota fiscal ou no bilhete de passagem eletrônico (BP-e), entre os dias 1º a 30 de novembro. Dois consumidores foram premiados duas vezes. (Veja a lista completa anexa à matéria).

O resultado mostrou a diversificação de municípios entre os sorteados com o prêmio de R$ 10 mil cada um. Joeder Rodrigues França Moura e Rosângela Dias Gonçalves são de Várzea Grande; Márcia Cristiane Bloot, de Vila Bela da Santíssima Trindade; Marcus Vinicius Esbalqueiro, de Tangará da Serra e Rodrigo Costa de Souza, de Nova Bandeirantes (município do extremo Norte, a 967 quilômetros de distância da Capital).

Além dos prêmios de R$ 10 mil, foram distribuídos mil de R$ 500, totalizando R$ 550 mil em premiações.  Dos 1.003 premiados, 391 residem em Cuiabá, 90 em Várzea Grande e 87 em Sinop. Rondonópolis e Tangará da Serra também estão na lista dos municípios com mais moradores sorteados com 59 e 41, respectivamente. Dois ganhadores são de outros Estados: Aragarças (GO) e Juiz de Fora (MG).

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O sorteio foi realizado na sede da Sefaz, Cuiabá e coordenado pela secretária adjunta de Relacionamento com o Contribuinte, Maria Célia Oliveira.  “Pelo resultado do sorteio notamos a participação de cidadãos de todos os municípios do Estado. Ou seja, as pessoas acreditam no Programa Nota MT e pedem o CPF no documento fiscal. Isto é muito bom, pois é um exercício de cidadania fiscal e o Nota MT reforça essa importância de pedir o documento fiscal em todas as compras”, pontua Maria Célia.

ESPECIAL DE NATAL

Seguindo o calendário divulgado, neste mês de dezembro acontece mais um concurso do Nota MT, o ‘Especial de Natal’, com cinco prêmios de R$ 50 mil. Ele será realizado no dia 17 e estarão concorrendo 5.144.956 bilhetes gerados a partir dos documentos fiscais emitidos entre os dias 1º de setembro a 30 de novembro.

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Unemat entrega resultados de pesquisas sobre Região de Cáceres a Fapemat

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Por Lygia Lima

Foto: internet

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou para a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) os resultados da pesquisa realizada “Diretrizes Estratégicas para o Desenvolvimento da Micro Região de Cáceres – MT: Diante das Potencialidades e Deficiências de Segmentos Econômicos–chaves”, ou simplesmente: “Diagnóstico Econômico da Região de Cáceres-MT”.

A pesquisa foi realizada por meio de uma articulação da Unemat com o Governo de Mato Grosso e foi desenvolvida durante o durante o ano de 2020 por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade. O coordenador científico do projeto, professor doutor em Economia, Ademir Machado de Oliveira, explica que a pesquisa foi encomendada pelo Governo do Estado, e financiada pela Fapemat a fim de levantar as potencialidades e deficiências regionais a fim de contribuir para ações e planejamento estratégico que contribuam com o desenvolvimento de Cáceres, que é o foco do estudo, e de outros cinco municípios da região Oeste (Curvelândia, Glória D´Oeste, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste e Porto Esperidião) que também tem partes de suas economias analisadas.

“A ideia é que a partir desse estudo, os gestores públicos possam ter mais informações que possibilitem ampliar a qualidade de vida da população por meio de ações que promovam a geração de emprego e renda a partir das potencialidades existentes que podem ser melhor exploradas, levando em conta suas vocações produtivas e o padrão competitivo dos municípios, além das condições de infraestrutura disponíveis”, explica o pesquisador.

O relatório geral, que contém cerca de 700 páginas, resulta de diversos relatórios individuais, em que se identificam os pontos fortes e fracos de diferentes cadeias produtivas e segmentos econômicos, como: agropecuária, logística, turismo, comércio exterior, regimes aduaneiros especiais (ZPE, Free Shop, entre outros). A partir dos apontamentos dos pesquisadores em cada segmento/cadeia é que os gestores, tanto estadual como municipal, podem adotar ações que visem promover esse desenvolvimento socioeconômico.

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Resultados:

Entre os pontos apontados no relatório pode-se citar a necessidade de execução de um plano turístico regional que tenha como principal produto turístico o ecossistema do Pantanal e os Free Shops integrados aos produtos turísticos, além da obtenção de alguma indicação geográfica de produtos e elementos regionais sendo contemplada.

A pesquisa apontou também a necessidade de um “Plano de atração de investimento para a ZPE/Cáceres, de forma a prospectar empresas chinesas que processem insumos mato-grossenses e bolivianos e que poderiam ser exportados para a China e Bolívia de forma a também viabilizar o corredor logístico de Cáceres a Costa do Pacífico.

O estudo destaca a importância de se adotar um “Plano de Mobilidade Urbana de Cargas e Veículos”, para Cáceres, em que os fluxos logísticos do entorno do Porto e da ZPE ocorram integrados e sem interferência aos fluxos de outros veículos, com adequações na infraestrutura urbana (estacionamento de veículos pesados, etc.).

Outro apontamento para o desenvolvimento regional é a execução de um “Plano de Agroindustrialização da Região de Cáceres”, inicialmente a partir do que já é produzido nas agroindústrias familiares, micro e pequenas e aos poucos essa industrialização vai se ampliando incorporando novos produtos agropecuários ao processamento industrial.

Em relação a instalação de lojas francas (free shops) em Cáceres, os pesquisadores sugerem se defina um “Modelo de exploração de Loja Franca”, considerando como viáveis formatos já adotados na Argentina e Uruguai, de Galerias de Lojas e Shoppings Centers, como sendo os mais atrativos, os quais devem se integrar às outras atividades comerciais e ao turismo, pois o modelo de pequenas lojas free shops não se mostraram dinamizadoras das economias onde se instalaram no Sul do Brasil.

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O coordenador do projeto lembra que além desses exemplos, o relatório apresenta ainda outras medidas mais pontuais que são sugeridas em diversas áreas do estudo.

Metodologia:

Além de sugestões de ações que podem ser desenvolvidas em nove áreas específicas, o relatório entregue a Agência Financiadora, também traz exemplos de um plano de ações articulado estabelecendo ação/atividade, com prazos estabelecidos, responsabilidades, equipamentos/recursos necessários, locais de execução e financiamento quando for o caso.

“Como sequência de trabalhos, e melhor aproveitamento do que foi feito até então no estudo, indicamos que se deve definir melhor e aperfeiçoar cada uma das diretrizes (orientações e sugestões de ações) listadas em cada área. Para isso, sugerimos que sejam realizadas reuniões específicas, no formato de workshop, em que seja possível expor as diretrizes e após discussões validar esses pontos. Nesses workshops devem participar gestores do governo estadual, municipal e agentes privados atuantes em cada área. O produto deste trabalho deve ser um Plano de Ações Articuladas (PAR) entre os agentes para cada diretriz”, afirma Ademir.

Produtos Gerados:

Além do relatório geral e do relatório executivo que é uma síntese dos relatório geral, foram produzidos nove relatórios individuais, e entregue a Fapemat, os pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso, também elaboraram plataformas digitais para socializar esses materiais, como por exemplo a http://derc.faepenmt.com.br e ainda no Facebook: www.facebook.com/pesquisadesenvolvimentocaceres.

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