CUIABÁ

SMS estuda realocar unidades para espaços próprios visando economia e eficiência

Publicados

em

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou nesta semana uma série de visitas técnicas, acompanhada por sua equipe, para identificar prédios públicos que possam abrigar unidades de saúde atualmente instaladas em imóveis alugados. A medida busca gerar economia aos cofres públicos, garantir mais qualidade nos atendimentos, ampliar os serviços prestados à população e assegurar a continuidade dos investimentos realizados.

“Estamos buscando imóveis que sejam de propriedade da própria Prefeitura Municipal de Cuiabá e que possam abrigar as inúmeras demandas que nós temos de diversos setores, como a saúde mental, as práticas integrativas, os centros de reabilitação e a casa do autista que ainda precisamos construir”, destacou a secretária. Segundo ela, além de economizar com aluguéis, muitos dos imóveis atualmente utilizados não oferecem estrutura adequada para as necessidades da rede pública de saúde.

Durante a visita, a equipe técnica avaliou a possibilidade de realocar serviços importantes como o URPICS (Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), atualmente situado no Horto Florestal. A proposta é encontrar um novo espaço próximo à região, para não prejudicar a população já habituada com o local.

Leia Também:  Abilio garante cuidadores para todas as crianças com deficiência em Cuiabá

“Queremos garantir que a população continue sendo bem atendida. Não se trata de fechamento de serviços, e sim de ampliar o atendimento. A ideia não é transferir, é abrir mais uma frente de atendimento”, reforçou Lúcia Helena.

Ela também mencionou que a expectativa é criar pelo menos três pontos de atendimento das práticas integrativas em diferentes regiões da cidade, descentralizando os serviços e ampliando o acesso. A iniciativa também contempla unidades que prestam atendimentos de reabilitação, psicologia e fonoaudiologia, áreas que foram mapeadas como fundamentais para redução das filas e otimização da assistência à população.

“O que a gente encontra são locais subaproveitados. Se conseguirmos transferir atendimentos que hoje funcionam em imóveis alugados para imóveis próprios, vamos reduzir custos e ainda possibilitar a ampliação dos serviços, pois são espaços maiores, que podem atender muito bem a população”, afirmou.

A secretária explicou que o andamento das reformas dependerá da contratação das empresas responsáveis pela execução dos serviços de manutenção e readequação dos espaços. “Estamos esperando a efetivação dos contratos com as empresas que vão realizar as reformas. Sabemos que temos unidades em condições precárias de funcionamento, e precisamos priorizar esses locais que já estão ativos. Mas, com recursos financeiros e empresas habilitadas, é possível tocar as reformas de forma simultânea”, disse.

Leia Também:  Festival da Pamonha atrai 24 mil visitantes em quatro dias de festa

Lúcia destacou ainda que há recursos humanos disponíveis para as futuras unidades, oriundos de concursos públicos já realizados tanto pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), quanto pela própria Secretaria Municipal de Saúde.

“Nosso foco é garantir qualidade, continuidade e ampliação dos serviços. Estamos atentos às necessidades e buscando soluções concretas para transformar os desafios em avanços reais para a saúde pública de Cuiabá”, concluiu a secretária.

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, durante uma visita técnica em prédios de propriedade da prefeitura de cuiaba em compahnia de outros servidoras. O ambiente é aberto e apresenta muita vegetação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicados

em

Por

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Leia Também:  Abilio garante cuidadores para todas as crianças com deficiência em Cuiabá

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

Leia Também:  Prefeito reúne secretariado, pauta economia e metas para os primeiros 100 dias

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA