Estadual
Sinfra terá que fazer interdição após encontrar problema estrutural na rede de drenagem da Prainha
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito em um dos lados da Avenida Prainha será completamente interrompido a partir desta sexta-feira (30.1), no trecho entre a Praça Ipiranga e a Avenida Dom Bosco.
A interdição é necessária para corrigir problemas estruturais já existentes no sistema de drenagem do local. Com o avanço das obras de implantação do BRT, não seria possível garantir a segurança do trânsito no local sem a realização das intervenções necessárias.
O prazo inicial de interdição na pista sentido Centro – Porto é de 15 dias. Rotas alternativas foram elaboradas em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para tentar amenizar os transtornos provocados pelas intervenções.
Após a conclusão dos serviços neste lado da pista, será necessário realizar o mesmo trabalho na pista contrária, sentido Porto-Centro.
Os problemas foram observados por equipes que trabalham na obra do BRT, durante escavações realizadas pela concessionária Águas Cuiabá para implantação de redes de drenagem e sistema coletor de esgoto.
Algumas tubulações que deveriam levar a água da chuva captada pelas bocas de lobo até o Córrego da Prainha estão posicionadas a cerca de 40 centímetros de distância da parede do canal.
Desta forma, a água não estava sendo levada para dentro do córrego canalizado. Ela acabava sendo despejada diretamente no solo, o que acabava por carregar material do aterro, ou seja a terra embaixo da pista, para dentro do canal. Isso criou buracos por baixo da pista, além de diminuir a eficiência da drenagem na região.
Com as obras de escavação em andamento, a estabilidade do solo foi diminuída, o que agravou o problema. Durante o período de chuvas, essa movimentação poderia fazer com que a pista da Avenida da Prainha ficasse oca, gerando deslizamentos e aberturas de crateras no asfalto.
Os serviços de correção começam de forma imediata por parte do Consórcio Integra BRT, responsável pelas obras no trecho. Será realizado o reaterro manual das caixas de drenagem, as pistas serão recortadas para fazer novo aterro nos locais com erosão e feito o remendo profundo nesses locais. Depois disso o asfalto do trecho será raspado e será feita uma nova camada de asfalto.
A Águas Cuiabá também irá finalizar as Bocas de Lobo e travessias de tubulação, seguindo o projeto de drenagem estabelecido para a região.
Rotas de Desvio
OPÇÃO 1: Para quem vem pela Av. Tenente Coronel Duarte (Prainha), para chegar ao bairro Porto, acessar a Av. Getúlio Vargas e em seguida, acessar pela esquerda a Rua 13 de Junho até a Rua Thogo Pereira (Hospital Geral), virando à esquerda para pegar a Av. 15 de Novembro.
OPÇÃO 2: Vindo pela Av. Tenente Coronel Duarte e no semáforo da Av. Generoso Ponce, virar à esquerda e subir a Rua Clóvis Hugueney até o semáforo do Hospital Santa Casa, acessar à direita a Rua Dom Aquino até a Av. 15 de Novembro.
Os passageiros da Estação Ipiranga continuarão utilizando o ponto provisório na Rua 13 de Junho. E os das linhas intermunicipais, do mesmo modo, continuarão utilizando a Rua Clovis Hugueney, exceto a 08 que está desviando pela Rua 13 de Junho.
(Com informações da Semob)
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Polícia Civil prende em Cuverlândia foragido da Justiça por estupro de Rondônia
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta quinta-feira (29.1), um mandado de prisão contra um homem, suspeito pelo crime de estupro, no município de Curvelândia. A prisão contou com o apoio da Polícia Civil de Rondônia.
O foragido da Justiça, de 60 anos, estava com mandado de prisão decretado pela Vara de Crimes Sexuais contra Criança e Adolescente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, por crime de estupro.
A captura do foragido foi realizada por policiais da Delegacia de Mirassol D’Oeste, após troca de informações entre as Polícias Civis dos dois estados.
Diante das informações repassadas de que o procurado estava escondido na cidade de Curvelândia, a equipe policial deu início a diligências investigativas e atividades de inteligência policial, sendo possível localizá-lo e dar cumprimento do mandado de prisão em aberto.
Em entrevista informal, o conduzido confirmou ter ciência do processo criminal contra ele no Estado de Rondônia, relatando que, desde meados de 2025, passou a residir em Mato Grosso.
Ele foi conduzido à Delegacia de de Mirassol D’Oeste para as providências cabíveis e, posteriormente, colocado à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
-
Nacional5 dias atrásRaio atinge manifestantes no Eixo Monumental e deixa ao menos oito em estado grave durante caminhada por justiça e liberdade em Brasília
-
Policial5 dias atrásALMT emite nota de após Tenente-coronel ser preso na madrugada por importunação sexual em Cuiabá, “Situação inaceitável”
-
FAMOSOS7 dias atrásVirginia Fonseca posa nua e foto ousada agita as redes sociais: ‘Parece até IA’
-
EDUCAÇÃO7 dias atrásProuni 2026: CE tem 21,5 mil bolsas ofertadas no primeiro semestre
-
CUIABÁ2 dias atrásOperação Gorjeta expõe suspeita de que seis vereadores teriam direcionado R$ 5,5 milhões em emendas para lavagem de dinheiro em Cuiabá
-
Cidades4 dias atrásHomem que esfaqueou professora 15 vezes em Nortelândia se entrega à polícia; vítima sobrevive e luta pela recuperação
-
POLITICA5 dias atrásCom cerca de 20 prefeitos no Podemos, Araguaia defende candidatura de Max Russi ao Governo, deputado pede cautela “Mometo de construção”
-
Policial4 dias atrásTenente-coronel é exonerado da PM após denúncia de assédio contra servidora da ALMT em Cuiabá








