Arquivos JB News 10 Anos

Sine-MT tem 228 vagas para pessoas com deficiência

Publicados

em

 

 

CAROLINE LANHI

 

Luís Justino Messias, 33 anos, estudante de sistemas de informação, está na fila do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Há pouco tempo de terminar a graduação, Luís está seguro da profissão escolhida e quer adquirir experiência até se formar, por isso procurou o banco de empregos e tenta uma vaga de auxiliar administrativo. Mas nem sempre o estudante foi tão determinado e confiante.

 

 

Quando criança ele teve paralisia infantil, o que comprometeu o movimento dos membros inferiores. Mais de duas décadas se passaram até Luís perceber que ele poderia ser independente, estudar, trabalhar e formar uma família. “Eu estava com 26 anos e sem nenhuma experiência. Aí não quis mais essa vida e resolvi correr atrás do prejuízo”. Nesta quinta-feira (29) ele foi até o Sine de Cuiabá aproveitar o Dia “D” de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados. Ele disputa uma das 228 vagas, em 24 empresas, oferecidas a esse público. Dependendo da função e da qualificação, os salários podem chegar a R$ 6 mil. O Dia “D”, que já era realizado em Mato Grosso, agora acontece simultaneamente em todo o país.

 

Além do banco de vagas, o sistema também oferece inscrições para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Viver sem limite, que oferece educação profissional e tecnológica. A ideia de voltar para a sala de aula atraiu Isaías Pereira Brandão, 24 anos, que busca emprego e qualificação. Há 10 anos ele foi vítima de um tiro que o deixou paraplégico. Depois de terminar o Ensino Médio fez um curso técnico de auxiliar administrativo. Com as oportunidades oferecidas pelo Sine, Isaías chegou cedo ao Dia “D”, pegou uma carta para trabalhar de atendente em uma concessionária e seguiu para as próximas etapas da seleção. “Essa iniciativa é muito interessante, pois mostra para as pessoas com deficiência que elas são capazes”, avalia.

Leia Também:  Investigação e divergencia em dados de contribuintes altera valores base do alvará 2018 e do IPTU

 

Desafios – A secretária-adjunta de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Vanessa Rosin Figueiredo, destaca que o trabalho pela inclusão de pessoas com deficiência é uma força-tarefa que demanda sensibilizar tanto o empregador quanto o candidato à vaga. “É um trabalho de mobilização. O Estado faz o meio de campo para conscientizar o empresário e também qualificar a mão de obra”, explica.

 

 

Segundo Vanessa, em muitos casos a pessoa com deficiência teme entrar no mercado do trabalho e perder permanentemente o Benefício da Prestação Continuada (BPC) – salário mínimo destinado a pessoas com deficiência que comprovem não ter meio de se sustentar. A maior parte não sabe que desde 2011 a assistência não é cancelada, mas apenas suspensa durante o período que a pessoa estiver empregada. Caso o trabalhador fique desempregado o pagamento BPC volta a ser feito.

 

Para a presidente da Associação Mato-grossense de Deficientes (Amde-MT), Mariley Auxiliadora de Jesus, a ação focada na inclusão desse público no mercado de trabalho é mais um passo à frente. “Lutamos para que a pessoa com deficiência deixe de ser beneficiário. Todo mundo quer ser um trabalhador, produzir seu próprio sustento, criar uma família”, destaca. Mariley defende que essa transformação tem de começar dentro de casa, pois muitos familiares têm medo que a pessoa com deficiência sofra ao sair para estudar e trabalhar. Luís Justino sentiu muito essa superproteção, principalmente por parte dos pais. Hoje, sente-se orgulhoso de ter quebrado esta barreira e enfrentado os desafios. “Sou o único filho que fez um curso superior”, conta.

Leia Também:  Saudosismo antipático e humor burocrático!

 

O processo de inclusão da pessoa com deficiência também exige transformações dentro da empresa contratante. Isaías Pereira, que depende da cadeira de rodas para se locomover, lembra que em alguns casos o empregador oferece a vaga, mas não oferece acessibilidade para o funcionário contratado, como rampas e mobiliário adequado. Pensando nesses e em outros desafios, o Sine juntamente com seus parceiros ainda oferecem serviço de consultoria e palestras às empresas para auxiliá-las neste processo.

 Quem não participou do Dia “D” não precisa se preocupar. O processo de preenchimento das vagas continua, basta comparecer ao Sine-MT, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, com documentos pessoais e comprovante de escolaridade para fazer o cadastro e se candidatar a uma vaga.

 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Fapemat lança edital de apoio a publicações periódicas

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA