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Setor de hospedagem cresce 11% em MT e atrai novos empreendedores

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O turismo em Mato Grosso vive um momento de franca expansão e tem aquecido o setor de alojamento e hospedagem. O número de empresas voltadas a esse segmento cresceu 11,4% em 2024, em relação ao ano anterior, segundo dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).

Conforme os números da Junta, 4.403 novos negócios no setor de hotelaria e similares foram abertos em 2024. Em 2023, foram 3.952.

O crescimento na abertura de empresas também reflete na geração de empregos. No ano passado, o saldo de contratações no setor foi de 230 novas vagas, com destaque para hotéis e similares, que responderam por 204 dessas admissões. Desde 2021, o setor mantém números positivos, revertendo o saldo negativo registrado durante a pandemia de coronavírus, em 2020, quando houve mais demissões do que contratações, resultando em um saldo negativo de 837 desligamentos.

O número de créditos para empreendimentos turísticos também cresceu. Segundo a Desenvolve MT, foram liberados R$ 10,9 milhões em crédito pela linha Desenvolve Turismo em 2024, um aumento de 105% em relação a 2023, quando foram liberados R$ 5,3 milhões. A linha oferece crédito de até R$ 1,5 milhão por contrato, com juros de 1,2% ao mês, prazo de 120 meses e carência de 24 meses, além de bônus de adimplência de 20%.

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O ambiente favorável aos negócios no setor turístico atraiu a empreendedora Sandra Rossato, que inaugurou, há seis meses, o Complexo Turístico Canaã, em Nobres, a apenas 6 km do centro da cidade. O local oferece trilhas ecológicas, piscinas naturais, flutuação, banhos de rio, restaurante buffet, brinquedoteca, salas de jogos, espaços de relaxamento com ofurôs, quadras de beach tennis e estrutura com acessibilidade.

A partir do próximo mês, Sandra iniciará uma nova etapa: transformará o espaço em um resort com três chalés em estilo europeu, permitindo hospedagem com experiências gastronômicas regionais.

Sandra Rossato em atendimento a turistas interessadas pelo empreendimento

Em abril, Sandra Rossato participou da World Travel Market Latin America (WTM), uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada entre os dias 14 e 16 em São Paulo, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foi a primeira vez que ela participou de um evento dessa grandeza.

“Achei que vinha só para conhecer novidades, mas entendi que o foco é muito maior. Tive a oportunidade de apresentar meu atrativo, compartilhar experiências e levar muito aprendizado. Me senti acolhida no estande de Mato Grosso. Foi um divisor de águas para o meu negócio”, contou Sandra.

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Em Nobres, a prefeitura também tem incentivado moradores com propriedades de potencial turístico a enxergar esse valor e empreender.

“Nobres tem novos rostos e novas experiências para oferecer. É um trabalho de base que temos feito junto aos empresários, para que esses espaços estejam na prateleira dos destinos turísticos do Estado em pouco tempo. Nossa meta é consolidar Nobres como um destino inteligente, com turismo organizado e atrativos bem formatados”, destacou a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Nobres, Bruna Fava.

Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, o Governo do Estado investe cerca de R$ 94 milhões em dez grandes projetos de infraestrutura turística, como a construção de orlas turísticas, rodovias-parque, congódromo, píeres, lagoas, reformas de praças, entre outros.

“Quando o empreendedor vê o investimento do Estado, ele se anima e investe também. O turismo se baseia nessa parceria entre o público e o privado para crescer. O Estado tem feito seu papel: incentivando, oferecendo financiamentos com juros baixos por meio da Desenvolve MT e promovendo Mato Grosso em feiras nacionais e internacionais”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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Ministro do TSE aborda desafios da gestão pública na era digital em aula magna do MBA do TCE-MT

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Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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Ministro do TSE André Ramos Tavares falou sobre os Desafios dos Gestores na Sociedade Plataformizada. Clique aqui para ampliar.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) André Ramos Tavares fez um alerta sobre os desafios enfrentados pela gestão pública diante do avanço das plataformas digitais. A declaração foi feita nesta sexta-feira (16), durante a aula magna do MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Fadisp.

“A sociedade está plataformizada. Estamos vivendo um processo de dominação social, tecnológica e econômica por grandes plataformas digitais, que ditam regras e alteram comportamentos de forma profunda. Isso gera um desafio estrutural para o gestor público, que precisa compreender esse fenômeno para governar com responsabilidade e eficácia”, afirmou o ministro.

Com o tema “Desafios dos Gestores na Sociedade Plataformizada”, a aula foi realizada no auditório da Escola Superior de Contas e transmitida ao vivo pelo YouTube do TCE-MT e pela TV Contas (canal 30.2). O evento marcou a segunda atividade presencial do curso, que conta com 1 mil alunos, entre prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores estaduais de Mato Grosso.

“O gestor precisar ter condição de compreender as dificuldades e os desafios que vai enfrentar no dia a dia, sobretudo, aquilo que eu tenho chamado de civilização plataformizada. O cidadão está plataformizado. É preciso compreender o que isso significa dentro da estrutura da sociedade e qual o impacto que isso traz para o Estado e para cada entidade federativa, em especial, na gestão das cidades. O foco foi esse e espero que eu tenha, de alguma maneira, contribuído para o desafio que é a gestão das cidades do Brasil”, completou Tavares. 

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Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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O conselheiro Waldir Teis, supervisor da Escola de Contas, representou o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo. Clique aqui para ampliar.

Representando o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, enfatizou que todas as capacitações oferecidas pelo Tribunal têm como finalidade aprimorar a gestão pública. “Esta capacitação é voltada tanto para os gestores públicos quanto para nós, servidores, uma vez que, para avaliar de forma eficaz a atuação de um gestor, é fundamental compreender a essência das políticas públicas e isso requer formação. Investir em capacitação é permitir que todos ganhem: o gestor, o fiscalizador e, principalmente, o cidadão. O que queremos é que possamos viver cada vez melhor, onde vivemos, com mais qualidade de vida.”

O procurador de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Adriano Augusto Streicher, reforçou que o curso representa um avanço na profissionalização da gestão pública. “Esse MBA representa um compromisso do TCE com evolução da gestão pública no Brasil. Nós vivemos uma era em que a tecnologia transformou profundamente a forma nos relacionamos, nos comunicamos e, principalmente, sobre como se governa. As plataformas digitais são partes integrantes do nosso cotidiano e, consequentemente, das nossas decisões como gestores públicos. Ser gestor é decidir num ambiente de constante transformação, onde a transparência, a rapidez e a inclusão digital são essenciais.”

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Para o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, representante do Poder Judiciário, a parceria entre o TCE e a Fadisp, fortalece a atuação do Poder Público. “Precisamos de agentes públicos bem-preparados. A academia cumpre papel fundamental ao garantir servidores, magistrados, agentes públicos, capacitados para responder aos desafios da sociedade.”

O MBA, que é coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, tem carga horária de 360 horas e aborda temas como licitações, prestação de contas, uso de tecnologia na gestão municipal, processo legislativo e captação de recursos. O curso é ofertado em formato híbrido, com aulas presenciais e a distância.

Clique aqui e confira a aula na íntegra. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected] 

Fonte: TCE MT – MT

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