TCE MT
Sessão ordinária desta terça-feira (15) é cancelada pelo TCE-MT

![]() |
Os processos em pauta foram remanejados para a próxima sessão ordinária. |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) informa o cancelamento da sessão ordinária do Plenário Presencial, agendada para esta terça-feira (15). Os processos em pauta foram remanejados para a próxima sessão ordinária.
Fonte: TCE MT – MT

TCE MT
Conselheiro defende políticas contra hanseníase em lançamento de frente parlamentar na ALMT

Crédito: Gilberto Leite/Secom-ALMT |
![]() |
Conselheiro Guilherme Antonio Maluf, presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT. |
O vice-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, defendeu o fortalecimento de políticas públicas e estratégias de diagnóstico precoce durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar para Atenção à Hanseníase em Mato Grosso, nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A atuação do grupo, coordenado pelo deputado estadual Dr. João, vai reforçar uma série de ações de combate à doença que foram debatidas no seminário Mato Grosso Livre de Hanseníase, realizado em 2024 pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS) do TCE-MT, que é presidida por Maluf.
“Nosso papel é orientar e cobrar, mas também construir caminhos. Por isso, colocamos o TCE-MT à disposição para fornecer apoio técnico aos municípios que enfrentam dificuldades na atenção básica e no combate à hanseníase”, disse o conselheiro ao garantir suporte técnico do TCE-MT às ações da Assembleia Legislativa (ALMT).
Crédito: Gilberto Leite/Secom-ALMT |
![]() |
Conselheiro Guilherme Antonio Maluf durante a instalação da Frente Parlamentar para Atenção à Hanseníase em Mato Grosso. |
Entre as ações do TCE, Maluf lembrou ainda a emissão da Nota Recomendatória 09/2024, com orientações sobre o controle da doença. “Precisamos combater a hanseníase com diagnóstico precoce, tratamento e políticas públicas e a Casa Legislativa pode efetivamente levar essas políticas aos municípios e ao estado”, avaliou.
Por sua vez, o deputado reforçou que a iniciativa terá caráter permanente e integrador. “Vamos envolver universidades, Assembleia e Secretaria de Saúde. Nosso objetivo é identificar casos com rapidez e reduzir o número de pessoas infectadas”, disse.
Segundo o parlamentar, hoje Mato Grosso ocupa a primeira colocação nacional em número de casos registrados, o que reforça a urgência de ações integradas entre os Poderes. “Nós temos que identificar esses casos o mais rápido possível para tratá-los e vermos essa linha diminuir.”
Na reunião, que contou com a presença de autoridades e representantes da saúde pública, também foi discutida a possibilidade de parcerias para viabilizar pesquisas e estratégias regionais, com previsão de recursos da Assembleia Legislativa, a falta de medicamentos em alguns municípios e a capacitação de médicos.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul respondem por quase metade dos pedidos de recuperação judicial do agro
-
Cidades7 dias atrás
Vídeo grava flagrante de motociclista sem capacete até bater em poste e morrer na avenida Mário Andreazza em VG
-
Entretenimento6 dias atrás
Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro no festival global World Creativity Day com protagonismo feminino e literatura de impacto
-
Entretenimento5 dias atrás
World Creativity Day 2025 encerra a sua programação no Rio de Janeiro com uma performance imersiva que une tecnologia, arte e natureza
-
Economia5 dias atrás
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
-
Policial2 dias atrás
Ex-servidor mandou matar enteada após descobrir mensagens entre a namorada e o ex-marido
-
Policial3 dias atrás
Servidor do Estado é exonerado do cargo após ser detido por envolvimento na morte de sua enteada em Cuiabá
-
Destaque2 dias atrás
Presidente do Einstein afirma que Hospital Central de MT deve priorizar contratação local:” Previsão de 1.600 funcionários”