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Sesp lamenta falecimento de coronel da Reserva Remunerada

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A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Polícia Militar de Mato Grosso lamentam o falecimento do coronel da Reserva Remunerada da PMMT, Delwison Sebastião Maia da Cruz, ocorrido neste domingo (20.4), em Cuiabá, aos 52 anos, por complicações de saúde.

Ao longo de seus 32 anos de carreira, ocupou diversas funções, sempre com dedicação e compromisso com a segurança pública. Atualmente, integrava a equipe da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), da Sesp, em razão de sua ampla experiência em trabalhos integrados, estratégicos e operacionais na área.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, prestou condolências aos familiares, amigos e colegas de farda. “Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor. O coronel Cruz se dedicou por muitos anos à Polícia Militar e, mesmo na Reserva Remunerada, seguia contribuindo com a Segurança Pública, trabalhando na Saiop”.

O comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, lamenta profundamente a morte do militar e manifesta suas condolências. “Peço a Deus que conceda força aos familiares, aos irmãos de farda e a todos que sofrem com essa perda irreparável”.

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Histórico

Natural de Diamantino, o coronel ingressou nas fileiras da PMMT em fevereiro de 1993, por meio do 2º Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Coronel Cruz foi comandante-geral adjunto, comandante-geral adjunto da Corregedoria, coordenador das escolas militares estaduais na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e comandante do 6º Comando Regional, com sede em Cáceres, onde recebeu o título de cidadão cacerense, concedido pela Câmara Municipal.

Também esteve à frente do Batalhão de Trânsito, do 10º BPM, do Regimento Montado (Cavalaria), do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Companhia da PM em Lucas do Rio Verde, além de outros cargos administrativos e operacionais.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. A nota será atualizada assim que a informação for divulgada.

Fonte: Governo MT – MT

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Pantanal é posicionado como safári de vida selvagem para atrair turistas dos EUA

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Com a meta de posicionar o Pantanal brasileiro como novo destino de safári de vida selvagem no mercado internacional, especialmente para competir com os tradicionais roteiros da África, a Embratur, em parceria com os governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Sebrae, lança uma forte campanha de promoção no exterior. A estratégia foi detalhada durante reunião no Summit Visit Brasil, realizada nesta segunda-feira (19.5), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A principal ação será a Galeria Visit Brasil – Pantanal, que ocorrerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Nova York, reunindo imagens, sons, sabores e experiências do bioma pantaneiro, considerado um dos mais ricos do planeta em biodiversidade. A ideia é apresentar o Pantanal como um destino que alia natureza exuberante, fauna rara — como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira — e uma cultura local autêntica, com forte apelo gastronômico.

“Temos que mostrar ao mundo que o Brasil também é um destino de safári. Com uma mensagem clara e unificada entre os dois estados, podemos competir em pé de igualdade com destinos africanos”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. A proposta inclui também rodadas de negócios com os 20 principais operadores de turismo dos Estados Unidos.

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Segundo dados do Sebrae, 728 mil norte-americanos visitaram o Brasil em 2024, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Eles gastaram em média US$ 3.654 por pessoa, cerca de R$ 20 mil, e costumam permanecer cerca de 18 dias no país, perfil considerado estratégico para a nova campanha.

Como reforço global à iniciativa, a National Geographic produzirá uma série especial sobre o Pantanal, com possibilidade de começar em junho em uma expedição chamada “safári de sentidos”, que usará vídeos e fotos para explorar o bioma pelos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, reforçou a importância da ambientação e curadoria do evento em Nova York.

“Temos um produto único e maravilhoso. Precisamos apresentá-lo com a força e o cuidado que ele merece, desde a gastronomia até a estética da galeria”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, destacou o papel estratégico da ação para reposicionar o Pantanal após os impactos ambientais e econômicos sofridos nos últimos anos.

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“Desde os incêndios florestais e a pandemia, a região vem se recuperando com muito esforço. Essa ação internacional corrobora com um Brasil que quer mostrar ao mundo seu potencial de desenvolvimento sustentável, baseado em cadeias de valor e na conservação do meio ambiente. O momento é de união e planejamento integrado”, disse.

O evento em Nova York também será uma oportunidade para prospectar investimentos internacionais voltados à estrutura turística da região. A expectativa é que ações como essa consolidem o Pantanal no radar de turismo internacional e fortaleçam a imagem do Brasil como potência em natureza e conservação.

Fonte: Governo MT – MT

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