Nacional

Seminário tem 1º dia marcado por expressiva presença de novos gestores e gestoras de Juventude

Publicados

em

O primeiro dia do 3º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais da Juventude, realizado nesta terça-feira (27), foi marcado por momentos significativos de articulação institucional e qualificação técnica em Brasília. O evento é realizado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR).

Pela manhã, as atividades foram dedicadas a agendas auto-organizadas entre gestores municipais e representantes de ministérios, proporcionando um espaço de troca de experiências, escuta ativa e construção coletiva de estratégias para atender às demandas da juventude em diferentes regiões do país. 

À tarde, os participantes se reuniram no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, em uma atividade de capacitação promovida pela SNJ. A formação teve como foco o aprimoramento da atuação dos gestores municipais, com temas como planejamento estratégico, elaboração e monitoramento de políticas públicas, articulação intersetorial e mecanismos de participação juvenil. 

A capacitação foi conduzida por técnicos da SNJ e convidados com experiência em gestão públicaEntre os facilitadores estiveram Andrey Soares de Oliveira, coordenador-geral da Coordenadoria de Programação e Logística da Receita Federal; Vinicius Lemos, assistente no gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República, que abordou temas relacionados a convênios, editais e captação de recursos; Pedro Marino, assessor técnico da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República, que apresentou conteúdos sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e Lavito Bacarissasecretário-executivo do Conselho Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que discutiu os ODS no contexto das políticas públicas para juventude.

Leia Também:  Começou as indicações ao 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e ao Prêmio FNA 2020

Outro ponto de destaque foi a expressiva presença de novos gestores e gestoras da juventude, muitos dos quais participam pela primeira vez de uma atividade nacional da SNJ. Essa renovação nos quadros municipais traz consigo novas ideias, energia e compromisso com a transformação da realidade dos jovens brasileiros, sendo um sinal positivo para o futuro das políticas públicas de juventude.

O seminário segue até o dia 29 de maio, com debates, plenárias regionais e atividades voltadas à construção de um panorama nacional sobre os desafios e propostas para a juventude. A iniciativa tem como missão fortalecer a presença da pauta da juventude nas gestões locais e aproximar o Governo Federal dos territórios.

ASSISTA A ABERTURA DO 3º SEMINÁRIO DE GESTORES E GESTORAS MUNICIPAIS DA JUVENTUDE:


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr

Fonte: Secretaria-Geral

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Consea é fruto de uma construção coletiva

Publicados

em

Por

“É necessário valorizar a história porque cada pessoa que está aqui foi bastante importante e o Consea é fruto dessa construção a tantas mãos”. A afirmação é da secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Kelli Mafort, ao participar da recepção aos conselheiros e conselheiras da sociedade civil de todo o Brasil, nesta quarta-feira (11), em um encontro prévio à Reunião Plenária Ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Após uma breve apresentação, os participantes receberam informações sobre a história, estrutura e funcionamento além de instruções sobre procedimentos internos. A atividade aconteceu em formato presencial no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.   

Pela manhã, a mesa de abertura foi composta pela representante da sociedade civil: Maria Alaídes Alves de Souza – conselheira titular do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB; pela Secretária-Executiva do Consea, Marília Leão; por Elaine Pasquim, coordenadora-geral do Consea e July Ayalla, assistente administrativa do conselho.

O início das atividades à tarde, teve a presença de Kelli Mafort – Secretária-Executiva da SGPR; Luíza Trabuco – Secretária Extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Jônia Rodrigues de Lima, conselheira titular do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e da Secretária-Executiva do Consea, Marília Leão.

Leia Também:  Luz para Todos gera mais oportunidades e independência para as mulheres da Ilha do Cajual, no Maranhão

O período vespertino foi dedicado ao detalhamento dos procedimentos relativos a escolha da nova presidência do Consea. Os representantes da sociedade civil tiveram oportunidade de tirar dúvidas e posteriormente, se reuniram para deliberar sobre a escolha da nova presidência.  

História do Conselho e aumento da representatividade no novo mandato foi celebrada 

Representando o ministro Márcio Macêdo, Kelli Mafort agradeceu a presença dos representantes da sociedade civil e destacou a importância de rememorar a história do Consea e os processos que construíram o caminho que permitiu a continuidade das atividades do conselho. “É necessário valorizar a história porque cada pessoa que está aqui foi bastante importante e o Consea é fruto dessa construção a tantas mãos”, finalizou.

Luíza Trabuco, representando o MDS, detalhou a complexidade dos processos que levaram a escolha das organizações que atualmente integram o Consea. Contudo, ela considerou que o saldo dessa jornada foi bastante enriquecedor com o aumento da representatividade do conselho. “Esse foi o processo mais democrático de composição e que reafirma essa face que queremos para o Consea Nacional, tendo, as vozes, as lutas, as pautas para a construção da agenda do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, concluiu.

A Secretária destacou ainda, a importância do apoio do Consea para o fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) pelo país que é um dos instrumentos de monitoramento da insegurança alimentar no Brasil.

Leia Também:  Lideranças se reúnem na Câmara dos Deputados para viabilizar votação de projetos de interesse dos municípios

Expectativas para o novo mandato das Conselheiras e Conselheiros do Consea

O fortalecimento da escuta ativa da sociedade civil, a construção de um mandato cada vez mais participativo que envolva uma ampla diversidade de representações, o acesso a uma alimentação adequada e livre de agrotóxicos e o fortalecimento da proteção ao aleitamento materno são algumas das pautas apresentadas por conselheiras e conselheiros que chegam de todos os cantos do país em busca de aprimorar o debate por sistemas alimentares mais justos, inclusivos, saudáveis e sustentáveis a toda a população.

Nesta quinta-feira (12) ocorrerá a abertura da 1ª Reunião Plenária Ordinária do Consea onde será dada continuidade às atividades do Consea. Estão previstas as reuniões de Grupos de Trabalho focados nos anúncios do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (III PLANSAN) e o anúncio formal da escolha do novo ou da nova dirigente do Consea para o mandato de 2025 – 2027. Na sexta-feira (13) será realizada a cerimônia oficial de posse de conselheiras, conselheiros e a oficialização da nova presidência do Consea.

Fonte: Secretaria-Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA