Arquivos JB News 10 Anos

"Semana do Meio Ambiente" reforça o consumo responsável com foco no futuro sustentável

Publicados

em

 

 

 

Você precisa mesmo deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes? Já cogitou apagar as luzes sempre que sair dos ambientes para economizar energia elétrica? Ou melhor, trocar o copo plástico descartável por uma garrafinha? Apesar de simples, pequenas atitudes trazem consigo um grande poder: o de transformar hábitos em rotina e, consequentemente, criar um futuro mais sustentável.   

 

Este foi um dos focos que norteou a “Semana do Meio Ambiente”, promovida pelo Hospital Santa Rosa, nos dias 4 e 5 de junho, em Cuiabá. A programação contou com atividades especiais voltadas para a sensibilização e educação ambiental de seus colaboradores. Entre elas, palestras, apresentação teatral do espetáculo “Muda”, da companhia Circo Intenda, e distribuição de mudas de plantas regionais.

 

Conforme alertou a engenheira ambiental Kamila Barros Bonfim, durante a palestra “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, vivemos numa era de desafios globais – como mudança climática, crise financeira, terrorismo, pobreza extrema, desigualdade social, desmatamento, fome, corrupção, desastres naturais e doenças – e é preciso ter em mente que estudos científicos apontam que o ser humano leva cerca de 21 dias para tornar uma atividade repetitiva em um hábito. 

Leia Também:  Futuro do Ministério das Cidades e da assistência técnica preocupa no Brasil diz FNA

 

“A ciência diz que esse é o período mínimo para adaptação de uma pessoa a determinados hábitos e/ou rotina. Logo, precisamos reavaliar nossas ações e pensar a longo prazo. Da mesma forma, precisamos analisar o ciclo de vida dos produtos para detectar as oportunidades de melhoria da gestão e do processo produtivo industrial, bem como minimizar os impactos ambientais utilizando racionalmente os recursos naturais e ainda ter uma atividade lucrativa com alto valor social”, destacou.


Kamila ressaltou que o setor privado cresceu e, consciente desses desafios, já está se mobilizando. “No Santa Rosa, por exemplo, para além da melhoria contínua de ações voltadas à temática sustentável, a instituição adotou práticas como a segregação e tratamento adequado dos resíduos de serviço de saúde gerados; a minimização da geração de resíduos por meio de campanhas, projetos e treinamentos contínuos relacionados ao tema; valoração, reciclagem e logística reversa dos resíduos livres de agentes biológicos; ações socioambientais; e ações voltadas para a saúde e a segurança dos colaboradores”. 

 

Neste viés, a engenheira ambiental reforçou que princípios relacionados à sustentabilidade podem – e devem – ser aplicados em diversas áreas. “Do planejamento estratégico, gestão financeira, gestão de qualidade, compras sustentáveis, encadeamento produtivo, gestão de pessoas, desenvolvimento social, gestão ambiental, mercado e consumo consciente, marketing e comunicação, políticas públicas até legislação, normas e certificações”, aconselhou.

Leia Também:  Bandidos rendem família de vereador e roubam carro


ACREDITAÇÃO – Com mais de duas décadas, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e em Nível 6 da EMR Adoption Model (EMRAM) pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics.  

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Noite Cultural reúne profissionais da odontologia e artistas no Conselho

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA