CUIABÁ

Semana do Meio Ambiente é concluída com treinamento do Corpo de Bombeiros

Publicados

em

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, foi encerrada nesta sexta-feira (06) com uma ação educativa do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), voltada à prevenção e à conscientização dos líderes comunitários sobre o risco de queimadas.

O treinamento, conduzido pelo sargento Vinícius e pelo soldado J. Correia Santos, ocorreu no Parque Jonas Pinheiro (Acrimat), em Cuiabá. Durante a atividade, foram apresentadas técnicas, equipamentos e estratégias utilizadas no combate a incêndios, incluindo uma simulação prática para demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais durante o período crítico.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ressaltou o papel essencial das lideranças comunitárias na prevenção às queimadas. Ele destacou que o objetivo do treinamento não é capacitar subprefeitos ou moradores para atuarem diretamente no combate ao fogo, mas sim conscientizá-los sobre a gravidade do problema e a importância de agir com responsabilidade e planejamento.

“Não é papel do subprefeito apagar incêndio, e sim informar, fiscalizar e colaborar com ações preventivas. Se a liderança sabe onde ocorrem queimadas recorrentes, essa informação precisa ser repassada à Secretaria de Meio Ambiente. O subprefeito será nosso novo fiscal”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Academias de Cuiabá cobram de prefeitura ampliação de horário de funcionamento

Lamentando a morte do menino Davi Lucas Oliveira Santos, de 5 anos, vítima de um incêndio nesta semana, Abilio também alertou sobre os riscos em áreas residenciais e reforçou a importância de se evitar ocupações irregulares. “Precisamos de um trabalho conjunto entre a população e o poder público, no qual os líderes de bairro sejam a ponte para ações preventivas”, pontuou.

Durante o evento, o subprefeito da região do Grande Coxipó, Rogério Santos de Oliveira, sugeriu medidas para reduzir as queimadas. Segundo ele, é necessário responsabilizar quem insiste em não cuidar de seus terrenos. “Todos os anos, os mesmos pontos queimam: atrás do Atacadão, na Chácara dos Médicos, na região da Santa Terezinha, do Nico Baracat. Já sabemos onde ocorrem essas queimadas. Então, por que não unir esforços entre as secretarias e a Prefeitura para notificar os proprietários e obrigá-los a fazer um aceiro mínimo de 10 metros? Se mexer no bolso, conseguiremos reduzir pelo menos 50% das queimadas urbanas este ano”, afirmou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, a prevenção não pode depender exclusivamente do poder público. Ele ressaltou que a sustentabilidade exige uma mudança de cultura e de comportamento por parte da população. “Temos que avançar na cultura da sustentabilidade, e isso depende de todos: da população, dos técnicos e da Prefeitura. É nosso dever cuidar da cidade. Esta gestão tem priorizado a pauta ambiental com seriedade e avanços concretos”, declarou.

Leia Também:  Primeiro Feirão de Empregos exclusivo para mulheres resulta em 180 oportunidades

Também participaram da ação comunitária de simulação de combate a incêndios o secretário adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista; o secretário adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário adjunto de Agricultura, Vicente Falcão; o diretor de Agricultura, Renildo França; e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero durante o evento da Semana do Meio Ambiente, no Parque Jonas Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Publicados

em

Por

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

Leia Também:  Primeiro Feirão de Empregos exclusivo para mulheres resulta em 180 oportunidades

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

Leia Também:  Semana do Meio Ambiente destaca papel da Defesa Civil e ações de sustentabilidade

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA