Arquivos JB News 10 Anos

Sema suspende APF por 15 dias

Publicados

em

 

Sema atende pedido da Famato e suspende APF por 15 dias

 

 

Atendendo ao pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) suspendeu temporariamente a emissão de Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF). A Portaria nº 375 foi publicada no dia 19 de maio no Diário Oficial. A suspensão tem efeito de 15 dias a contar da data da publicação.

 

O pedido da Famato foi feito por meio de ofício protocolado na Sema no dia 17 de maio, pois a APF estava sendo exigida pelas instituições financeiras para liberação de crédito. No entanto, desde o dia 25 de abril, os produtores estão impedidos de obter a APF devido a um processo de migração do sistema de cadastro rural para um novo modelo.

 

Conforme a Sema, a emissão da APF está interligada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as operações estão suspensas devido a migração dos dados para um novo modelo de sistema estadual de cadastro rural, que recebeu o nome Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

Leia Também:  Governo entrega nova unidade Metropolitana do Indea

 

Considerando que o início da operação do Simcar depende de regulamentação legal, que está em fase final de votação na Assembleia Legislativa, a Famato tem a preocupação de que os produtores continuem impedidos de acessar crédito rural pela não emissão do documento pela Sema por prazo indeterminado.

 

“A liberação de crédito é essencial para o produtor garantir melhores preços dos insumos agrícolas, reduzindo assim os seus custos de produção, o que permite maior geração de emprego e renda durante a safra”, afirma o presidente da Famato, Normando Corral.

 

Em conformidade com a lei, o produtor tem até o dia 31 de dezembro para fazer o CAR.

 

 

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Em nota prefeitura diz que que não foi notificada pelo TCE sobre pedido de suspensão de licitação

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA