Estadual

Sema conclui capacitação de guias turísticos, monitores e vigilantes ambientais do Parque Serra Azul

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, ao longo desta semana, o último módulo do curso de monitores de unidade de conservação no Parque Serra Azul, em Barra do Garças. O objetivo foi melhorar e aumentar a utilização do espaço pelos turistas.

Os alunos transmitiram o conhecimento sobre a fauna, flora, primeiros socorros, melhor aproveitamento das trilhas dentro de uma sustentabilidade turística e orientações às pessoas que estão no parque.

Com início em abril, a formação contou com três módulos disponíveis aos 20 participantes, que atuam como vigilantes patrimoniais e prestam serviço ao Estado, além de monitores e guias turísticos da região, que fazem o trabalho de campo em contato direto com os visitantes.

Este último módulo foi presencial e voltado para as aulas de campo dentro do próprio Parque Serra Azul. Ministradas por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e bombeiros, as aulas permitiram que os cursistas colocassem em prática aquilo que aprenderam na fase teórica.

O curso apresentou dois momentos presenciais (primeira e terceira etapas); já a segunda foi feita no formato online, para possibilitar a melhor aplicação teórica com os cursistas, que obtiveram aprovação total.

Leia Também:  Setasc ofertará serviços gratuitos a acolhidos na Casa do Migrante nesta sexta-feira (21)

Projeto piloto

O Parque Serra Azul foi escolhido para receber o projeto piloto, que deverá ser replicado em outras Unidades de Conservação do Estado já abertas à visitação pública. O objetivo do curso é a formação técnica dos profissionais na temática ambiental voltada às Unidades de Conservação. O intuito é ampliar a qualidade e a capacidade de atendimento à sociedade em geral que frequenta estes espaços, buscando a integração sustentável dos visitantes com a natureza.

“O curso tinha como objetivo agregar o conhecimento do que é uma unidade de conservação e o que é a educação ambiental, para que eles conhecessem as legislações pertinentes às unidades de conservação e, assim, conseguissem exercer melhor o seu trabalho de monitoria dentro do Parque Serra Azul. A importância para os participantes é uma melhoria da gestão das unidades de conservação, pois o parque está dentro de uma categoria de proteção integral, possuindo algumas especificidades. Dessa forma, manteremos a sustentabilidade e o cuidado com o parque, que é o protagonista desse curso”, afirma a analista de meio ambiente da Sema, Rosana Manfrinate.

Leia Também:  Inscrições para o SuperChef da Educação 2024 continuam até quinta-feira (16)

A formação contou com analistas e técnicos da Superintendência de Educação Ambiental da Sema e da Gerência do Parque Serra Azul para transmitir todo o conhecimento. Foram eles: Rosana Manfrinate, Lucia Shiguemi, André Antunes e Rubia Elian Costa.

*Com supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana

Publicados

em

Por

Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.

As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).

Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.

Leia Também:  Polícias Civis de MT e GO desarticulam grupo de estelionatários instalados em Cuiabá e Várzea Grande

Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.

Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.

O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.

“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.

Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros resgata vítima após acidente de trânsito na BR-158

“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA