Estadual

Seletivo para cursos técnicos da Secitei recebe 4.660 inscrições

Publicados

em

O processo seletivo para cursos técnicos gratuitos, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), recebeu 4.660 inscrições, que se encerraram neste domingo (15.6). Ao todo, são ofertadas 1.160 vagas nas capacitações que serão realizadas nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em 15 municípios de Mato Grosso.

Os inscritos puderam se inscrever pelo site da Seciteci e devem ter atenção às próximas etapas do cronograma do edital. Para os candidatos inscritos nas vagas destinadas a ações afirmativas para pretos e pardos, será divulgada, no dia 24 de junho, uma lista com o resultado da verificação da autodeclaração. Entre os dias 25 e 26 de junho, estará aberta a interposição de recursos contra essa lista.

A lista oficial com todos os inscritos será divulgada no dia 30 de junho. A listagem contará com um número específico para cada candidato. No dia 2 de julho, será realizado sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados. A transmissão será feita ao vivo pelo canal da Seciteci no YouTube, às 14h – clique aqui para acessá-lo.

Leia Também:  Operação da Polícia Civil cumpre 18 mandados judiciais contra associação criminosa que furtou propriedade rural no leste do estado

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta que o sorteio é uma forma de democratizar o acesso às capacitações, uma vez que muitos interessados concluíram o Ensino Médio há muito tempo e estão longe da sala de aula.

“É o Governo de Mato Grosso levando oportunidade para as pessoas melhorarem a colocação no mercado de trabalho com cursos técnicos de qualidade. Isso é uma forma de as pessoas mudarem de vida e ajudarem suas famílias por meio da educação profissional e tecnológica”, completa Allan.

Cursos técnicos

Todos os cursos técnicos do edital nº 06/2025 são direcionados a quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. Eles serão ofertados gratuitamente no período noturno a partir do segundo semestre de 2025. A duração varia de 12 a 24 meses, dependendo do curso.

As cidades contempladas com os cursos foram Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Leia Também:  "Quando o Governo de MT se envolve nas nossas necessidades, os resultados são mais efetivos", afirma prefeito de Conquista D’Oeste

A oferta varia em cada município, com cursos distribuídos de acordo com a vocação econômica local. Ao todo, são 16 áreas: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

Clique aqui para mais informações sobre o edital nº 06/202

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Com tema Corixos de Letra, Academia Mato-grossense de Letras realiza 6ª edição do projeto Casa Aberta

Publicados

em

Por

A Academia Mato-grossense de Letras (AML) realiza a 6ª edição do projeto Casa Aberta nesta quinta-feira (10.7), a partir das 18h, na Casa Barão, em Cuiabá. Com o tema “Corixos de Letras”, o evento gratuito conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

A programação se inicia com o lançamento do livro “O Rio do Meu Quintal”, de Antonio Peres Pacheco, que terá a presença do autor para uma noite de autógrafos. No mesmo horário, também ocorre a Sopa de Letrinhas, que propõe a projeção de drops literários.

No Papo Acadêmico, atividade onde integrantes da Academia discorrem sobre temas específicos, o professor Flávio Ferreira irá explorar o tema “Teatro e Literatura, semeadura para o Mato Grosso nosso”, a jornalista, Sueli Batista tratará do “Empreendedorismo Literário” e o professor Gonçalo Antunes de Barros Neto “Literatura em ambiente digital”.

A programação ainda conta um pocket show com a Professora Geiza, personagem encarnada por Eduardo Butakka, a entrega do prêmio Hip Hop na Origem e o Slam da Academia. No final do evento, o microfone fica aberto para quem quiser participar.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão contra autor de roubos de veículos em Cuiabá

Confira aqui a programação:

8h – Lançamento do Livro “O Rio do Meu Quintal” de Antonio Pacheco. Noite de Autógrafos com o autor

18h – Instalação Artística Sopa de Letrinhas

18h15 – Papo Acadêmico com Sueli Batista, Flávio Ferreira e Gonçalo Antunes de Barros Neto

19h30 – Pocket show com a Professora Geiza, personagem de Eduardo Butakka

19h50 – Entrega do prêmio Hip Hop na Origem

20h – Slam da Academia

20h45 – Dj e microfone aberto

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA