CULTURA
Selecionados em editais da Aldir Blanc tem até terça (29) para assinatura de Termo de Compromisso

Os aprovados tem esta quinta-feira (24), das 8h às 12h, segunda-feira (28) e terça-feira (29), das 8h às 12h e das 14h às 18h para comparecer a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para assinatura do documento
NAIARA LEONOR
Gustavo Duarte
A Prefeitura de Cuiabá convoca os selecionados em editas da Lei Aldir Blanc: Fomento, Mestres da Cultura Popular e Aquisição de Obras de Arte para Composição de Acervo Cultural Municipal para assinatura do Termo de Compromisso. Os aprovados tem esta quinta-feira (24), das 8h às 12h, segunda-feira (28) e terça-feira (29), das 8h às 12h e das 14h às 18h para comparecer a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para assinatura do documento.
Os editais têm investimento oriundo do Fundo Nacional de Cultura repassado via Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo – para o Fundo Municipal de Cultura de Cuiabá, por meio da Lei Federal 14.017/2020 – Aldir Blanc, criada para oferecer apoio financeiro aos artistas e profissionais da cultura diante da pandemia mundial da COVID-19. Em Cuiabá, o Conselho Municipal de Política Cultural é parceiro na realização do edital.
“Excepcionalmente, nesta quinta-feira (24), em razão do Natal, a Secretaria estará aberta apenas meio período. Mas para cumprir os prazos do Governo Federal, nossa equipe da Secretaria estará a postos para atender aos selecionados”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.
A orientação da Secretaria é que os selecionados em edital de Fomento devem abrir uma conta no Banco do Brasil para que seja realizado o pagamento. A Pasta fechou um acordo com a instituição financeira para que todos os contemplados possam abrir conta específica para movimentação financeira dos projetos aprovados, sem incidência de encargos bancários.
Na última semana, a Secretaria encaminhou os ofícios para abertura das contas especiais aos selecionados do edital de Fomento. Os editais de Mestres da Cultura Popular e Aquisição de Obras de Arte para Composição de Acervo Cultural Municipal não necessitam de abertura de conta específica.
Informações e orientações quanto as questões bancárias podem ser solicitadas pelo telefone (65) 9 9957-4308 com Dagmar. Orientações gerais sobre os editais da Lei Aldir Blanc em Cuiabá podem ser solicitadas pelo telefone (65) 3617-1261 ou presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, na Rua Barão de Melgaço, 3677, Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta, em horário comercial.

CULTURA
Nesta sexta-feira tem Live de Natal da Almê com diversos artistas

CELEBRAÇÃO DA CULTURA
Durante a Live também terá a performance do artista plástico Adriano Figueiredo, pintando uma tela, que será sorteada no final do evento.
Por Beatriz Saturnino
Para não passar em branco a festa de Natal, o ator André D`Lucca, em parceria com artistas mato-grossenses, as Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Cultura, Esporte e Lazer do Mato Grosso (Secel/MT), e a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), da primeira-dama, Virgínia Mendes, estarão realizando, nesta sexta-feira (18.12), às 20h, no Malcon Pub, a “Live de Natal da Almê”. Com a presença do Papai Noel, a anfitriã, Almerinda, estará recebendo Henrique Maluf e Banda, Roberto Lucialdo, Anselmo e Rafael, além de Ana Rafaela, com o melhor da música, além do humor de Xô Dito, por Thyago Mourão, e de Penépole, com Eduardo Butaka, e a apresentação do Grupo Flor Ribeirinha.
Durante a Live também terá a performance do artista plástico Adriano Figueiredo, pintando uma tela, que será sorteada no final do evento. As pessoas que quiserem concorrer a essa tela tem que comentar as palavras Cultura ou Arte, na publicação com a foto oficial do sorteio, no perfil do Instagram do André D`Lucca (@atorandredlucca), que dá vida à personagem Almerinda, além de seguir os perfis da primeira-dama Virgínia Mendes (@virginiamendes1), da Setasc (@setascmt) e da Secel (@secelmt).
“O Governo do Estado cancelou a festa de Fim de Ano e de Natal, por conta da pandemia, é claro, para evitar aglomeração. Então, para não passar em branco e também a gente mostrar o valor dos artistas, que durante a pandemia ficou muito claro o valor da cultura e da arte para todo mundo, porque, imagina passar por este momento sem a música, sem as séries, sem as lives, por exemplo? As pessoas não teriam conseguido ter sanidade para ultrapassar esse momento”, destaca André D`Lucca.
O artista explica que teve esta ideia como uma forma de celebrar o valor da arte e desses artistas, sem deixar o Natal de lado, e que para isso houve uma união entre a Setasc, a Secel a Unaf, da primeira-dama, Virgínia Mendes, com a ajuda do secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Alberto Machado, o Beto Dois a Um, que foi em busca de apoio, o que tornou possível a realização do show.
“Conseguimos também o apoio do Malcon Pub, que estará cedendo o espaço, a transmissão, projeção, cenário, luz e som; a Noivas e Glamour, que está vestindo os músicos da banda de apoio, e a Spiaki Salgados e Buffet. O músico Henrique Maluf também está me ajudando na produção”, diz D`Lucca.
A live estará servindo o folclore, por meio do Flor Ribeirinha, com o Siriri; o Rasqueado, com Roberto Lucialdo; o sertanejo com Anselmo e Rafael; o humor com a Almerinda, por André D`Lucca, Xô Dito, com Thyago Mourão, e Penélope, com Eduardo Butaka, além da nova pegada da música com Henrique Maluf e Ana Rafaela, e as artes plásticas representada por Adriano Figueiredo.
A transmissão da Live poderá ser conferida pelo Facebook, por meio dos canais SETASCMT, SECELMT e VIRGINIAMENDESCUIABA.
-
Caso Alphaville 110 horas atrás
Adolescente que matou Isabela se apresenta no DEA
-
COVID-1910 horas atrás
Prefeito Kalil Baracat baixa novo decreto endurecendo regras de funcionamento em Várzea Grande
-
Caso Alphaville 111 horas atrás
Juíza condena adolescente que matou Isabele com pena máxima de três anos
-
MEIO AMBIENTE11 horas atrás
Sema disponibiliza formulário para autorização de limpeza de pasto no Pantanal
-
VÁRZEA GRANDE12 horas atrás
MT PAR e Prefeitura de Várzea Grande irão formalizar parceria para edificações de novos residenciais
-
COVID-1913 horas atrás
Várzea Grande inicia vacinação contra a Covid-19 em servidora com 27 anos de serviços prestados
-
EDUCAÇÃO18 horas atrás
Governo Lança pacote de obras de mais de 40 milhões para educação de MT
-
COVID-1920 horas atrás
Governador garante entrega das doses de vacina aos 141 municípios de MT já nesta terça-feira