Estadual

Seduc já agendou mais de 196 mil provas por meio do Exame Certificador de EJA

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) já agendou, de 2022 a maio de 2025, mais de 196 mil provas por meio do Exame Certificador de EJA. Objetivo é conceder a pessoas com idade acima de 15 anos que não finalizaram seus estudos em idade escolar regular, a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental ou Médio e obterem a certificação da Educação Básica reconhecida pelo MEC.

Entre as áreas do conhecimento a de Matemática é a que registrou o maior número de agendamentos 61.078, que corresponde a (31,05%), seguido da área de Linguagens com 48.889, que equivale a (24,85%), Ciências da Natureza com 46.615 equivalente a (23,70%) e, por último, Ciências Humanas com 40.103 agendamentos que corresponde a (20,38%).

De acordo com o Painel de Agendamentos do Exame Online, da Seduc, de janeiro a 22 de maio de 2025, mais de 26 mil pessoas agendaram provas, que serão realizadas por áreas de conhecimento, conforme o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Ciências, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas.

As provas para a etapa do Ensino Fundamental têm 20 questões objetivas e o candidato tem 120 minutos para respondê-las. Para a Etapa do Ensino Médio a prova tem 30 questões objetivas e o candidato tem 90 minutos para responder às questões.

Leia Também:  Nota MT realiza último sorteio do ano para assistir ao jogo do Cuiabá contra o Vasco

Para obter aprovação tanto na etapa do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, é preciso acertar 50% das questões.

O secretário de Educação, Alan Porto, observa que, ao validar o conhecimento adquirido ao longo da vida, não apenas reconhece a experiência do indivíduo, mas também incentiva a busca por um futuro melhor.

Para ele, o exame certificador é uma importante ferramenta para promover a inclusão educacional. “O exame abre portas para a participação em vestibulares e concursos públicos, oferecendo novas oportunidades de ascensão social”.

Inscrição

As inscrições são realizadas através do site oficial da Seduc (https://www3.seduc.mt.gov.br/) e serão efetivadas mediante o preenchimento da ficha de cadastro, contendo os dados pessoais do participante.

O participante pode inscrever-se para as seguintes etapas da Educação Básica: Ensino Fundamental para participante cuja idade for igual ou superior a 15 anos e Ensino Médio para participante cuja idade for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior.

A inscrição pode ser feita até dezembro de 2025 e a aplicação das provas ocorre na data em que o interessado agendar, com limite até o dia 15 de dezembro de 2025.

Leia Também:  Mulher que rompeu tornozeleira eletrônica é presa por maus-tratos a animais em Nova Mutum

No ato do agendamento, o sistema gerará um comprovante de inscrição com número de protocolo. O calendário de agendamento do Exame Certificador de EJA-ECEJA é vinculado ao calendário letivo de cada unidade escolar aplicadora.

Por esta razão, no período de férias escolares de 7 a 21 de julho de 2025 e de 19 de dezembro de 2025 a 17 de janeiro de 2026, não há aplicação da prova do Exame Certificador.

A Seduc esclarece que pessoas que não dominam as tecnologias da informação ou não tenham acesso a um computador, ou notebook para realizar suas inscrições, podem procurar as escolas aplicadoras no município onde o Técnico Administrativo Educacional – TAE do Exame Certificador, poderá auxiliá-los na realização das inscrições.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana

Publicados

em

Por

Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.

As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).

Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.

Leia Também:  Seciteci e Fapemat divulgam aprovados para financiamento do programa Pesquisa e Inovação na Escola

Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.

Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.

O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.

“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.

Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.

Leia Também:  Mulher que rompeu tornozeleira eletrônica é presa por maus-tratos a animais em Nova Mutum

“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA