Internacional

Secretário-geral da ONU condena ameaças de guerra nuclear

Publicados

em

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres,  disse neste sábado (6), durante um evento em Hiroshima para marcar os 77 anos do lançamento da bomba atômica sobre a cidade japonesa, considera inaceitável que os países com armas nucleares admitam a possibilidade de uma guerra com o uso deste tipo de armamento e avisa que a humanidade está brincando com uma arma carregada.

“Temos de manter os horrores de Hiroshima sempre presentes, reconhecendo que existe apenas uma solução para a ameça nuclear, não haver armas nucleares”, disse Guterres. “Quase 13 mil armas nucleares são mantidas em arsenais em todo o mundo e crises fortemente sublinhadas pelo nuclear disseminam-se depressa, do Oriente Média à península coreana e na invasão russa da Ucrânia.”

Durante o evento, Guterres pediu aos países que trabalhem para eliminar as armas nucleares. “Os países que têm armas nucleares têm que se empenhar na não utilização dessas armas e também têm que garantir aos estados que não possuem armas nucleares, que não usarão e nem ameaçarão usar essas armas contra eles.”

Leia Também:  Secretário promete liberar verba para retomar emissão de passaportes

Mais de 140 mil pessoas morreram em Hiroshima em consequência do ataque norte-americano usando uma bomba nuclear no dia 6 de agosto de 1945. Foi a primeira vez que este tipo de armamento foi utilizado. Três dias depois, os EUA soltaram uma segunda bomba atômica na cidade japonesa de Nagasaki.

* Com informações da RTP

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Internacional

COMENTE ABAIXO:

Internacional

Guerra no Oriente Médio: base militar no Iraque é atacada

Publicados

em

Por

Foto da bandeira do Iraque
Pixabay

Foto da bandeira do Iraque

Uma base militar das Forças de Mobilização Popular (PMF) , do Iraque , foi atacada na noite desta sexta-feira (19). Segundo a agência Reuters, uma explosão foi ouvida no local, que fica na província da Babilônia, ao sul da capital Bagdá. Ninguém ficou ferido.

As Forças de Mobilização Popular são aliadas do governo do Irã, que está em rota de colisão com Israel – nesta sexta, o Exército israelense bombardeou uma base miliar na cidade iraniana Isfahan.

Até o momento, entretanto, nenhum país reivindicou o ataque no Iraque. Com a escalada no conflito no Oriente Médio, diversos países da Europa e Ásia manifestaram preocupação.

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira se reuniu com o chanceler de Israel e também pediu calma para os envolvidos na guerra .

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretário-geral da OTAN critica retórica nuclear de Putin
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA