EDUCAÇÃO

Secretário de Educação, Silvio Fidelis, e vice-prefeito, José Hazama, participam da abertura de Seminário da UNDIME/MT

Publicados

em

 

JB News

O Seminário de Educação Infantil traz um olhar sobre as crianças e como as brincadeiras colaboram em seu desenvolvimento sem deixar de lado o avaliar para avançar._

Por Fred Nogueira
Da Secom-VG
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, acompanhado do vice prefeito, José Hazama, participaram na manhã de terça-feira (02) da cerimônia de abertura do 5º Seminário de Educação infantil da UNDIME-MT e 2º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação do Centro-Oeste. O evento ocorreu no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Educação, Allan Porto, além do ministro da Educação Victor Godoy Veiga.
Com o tema: “Educação de hoje e do futuro: um olhar sobre os rumos que precisamos tomar”, o evento é direcionado aos dirigentes municipais de Educação, assessores ou técnicos dos municípios, coordenadores regionais do Alfabetiza, dirigentes municipais das seccionais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de Goiás.
De acordo com o secretário Silvio Fidelis, que já foi presidente da UNDIME/MT, o encontro que prevê reunir de forma presencial cerca de 1 mil dirigentes municipais, começa com uma reflexão sobre questões emocionais dos envolvidos no processo educacional. “O Seminário de Educação Infantil traz um olhar sobre as crianças e como as brincadeiras colaboram em seu desenvolvimento sem deixar de lado o avaliar para avançar. A alfabetização revê os passos percorridos, os resultados das avaliações e traça novos caminhos”, comentou.
Segundo o atual presidente da UNDIME/MT e UNDIME seccional Centro Oeste, Eduardo Ferreira da Silva, secretário de Educação do município de Canarana/MT, o evento é uma oportunidade importante para apresentar aos gestores as novas leis que estão postas, como planejar e monitorar os planos, como organizar a nova gestão democrática frente aos desafios. “Educação se faz em todas as esferas, mas onde ela realmente acontece é na sala de aula e nós sabemos os desafios que temos que superar para promover a construção do conhecimento. Espero que durante este evento nós consigamos vislumbrar caminhos para fazer educação de qualidade”, afirmou.
Serão quatro dias de trabalho, onde serão apresentados palestras e oficinais que envolverão os participantes e fomentarão a troca de vivências e experiências em temáticas que irão abordar o regime de colaboração, a rede de proteção da criança e adolescente, conhecimento de gestão pública, captação de recursos, o Plano de Ações Articuladas (PAR) como instrumento de planejamento da educação, a importância da segunda língua para o avanço da educação, o brincar e a construção do brincar, o imaginário na literatura infantil, o Programa Alfabetiza MT, os desafios da avaliação na Educação Infantil entre outros.
Após a cerimônia de abertura, o secretário Silvio Fidelis iniciou os trabalhos do Seminário como mediador das palestras: “O impacto da educação sócio emocional na formação dos alunos inteligentes e saudáveis”, proferida por Camila Cury, especialista em educação socioemocional de CEO fundadora da Escola da Inteligência e O panorama atual da Educação Básica no Brasil, proferida pelo professor Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MEC realiza estudos para implantar Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso

EDUCAÇÃO

TCE-MT e Sefaz assinam termo de cooperação e fortalecem rede educacional

Publicados

em

Por

JB News

Foto :Danilo Lobato/TCE-MT

 

A assinatura de mais um termo de cooperação fortalece a rede educacional formada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Nesta quarta-feira (13), a Corte de Contas firmou parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para o desenvolvimento do Programa Estadual de Cidadania Fiscal.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o termo prevê o desenvolvimento de ações mútuas para a capacitação de servidores de ambas as instituições e de gestores públicos. “Quem ganha é a sociedade, já que, se há melhora na receita, haverá recursos para executar as obras necessárias.”

Para o presidente, a proposta surge na hora certa. “O Tribunal de Contas está com dois programas em pleno andamento junto com as prefeituras e câmaras por meio do TCE em Movimento e o Interage. Então é uma grande oportunidade para a Sefaz, que vai poder levar esse conhecimento aos gestores.”

Danilo Lobato/TCE-MT

Na ocasião, o titular da Pasta, Fábio Pimenta, explicou que a abrangência que o TCE tem junto aos 141 municípios do estado será preponderante para o sucesso da iniciativa, que tem por objetivo fortalecer o programa e estimular o exercício da consciência fiscal.

Leia Também:  Para o governador "grupo de pessoas que dissemina Fake News são vermes, bandidos e tem que ser tratados na forma e rigor da lei"

“Os técnicos da Secretaria de Fazenda, junto com os técnicos do Tribunal de Contas farão um trabalho conjunto e nos próximos meses já estaremos participando de eventos onde possamos exercer essa parceria, benéfica para todo Mato Grosso”, disse o secretário.

A assinatura fortalece uma rede de intercâmbio de atividades pedagógicas, uma vez o TCE-MT mantém acordos semelhantes junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT),  Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Ministério Público do Estado (MPMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT).

 

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA