Esportes
Secretarias apresentam em Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas ações do MEsp para fortalecer área esportiva de municípios brasileiros

As ações desenvolvidas pelas secretarias do Ministério do Esporte para fortalecer a área esportiva nos estados e municípios foram apresentadas a representantes e secretários municipais de esporte nesta quarta-feira (12.05) no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Os secretários mostraram ainda o trabalho que vem sendo executado pelo Ministério do Esporte e a necessidade de integração entre governo e município a fim de desenvolver projetos que beneficiam a população e fortaleçam o esporte no Brasil. Para facilitar essa integração foi apresentado o Novo Portal Federativo, plataforma digital que fortalece o pacto entre união, estados e municípios.
A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou o alinhamento dos projetos com a Lei Geral do Esporte e a forma de fortalecer o esporte nos municípios. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos mostraram a força da mulher brasileira. O Programa Bolsa Atleta é um exemplo de sucesso. Hoje são mais de nove mil atletas, queremos bater o recorde e chegar a 11 mil inscritos até o encerramento das inscrições, dia 24 de fevereiro”, afirmou.
“Somos de esferas diferentes, mas com movimentos na mesma direção. Não podemos dissociar o caminho da prática, temos que integrar ações educacionais e saúde e fazer do ambiente esportivo um ambiente saudável”, afirmou a presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) Adriana Taboza.
O secretário de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte, Giovanni Rocco, destacou a importância da secretaria e da integração entre estados e municípios no trabalho de informar as pessoas, que apostar não é forma de ganhar a vida, mas sim de entretenimento.
A diretora de Projetos Paradesportivos, Nayara Falcão, e representante da Secretaria de Paradesporto falou da importância de ter uma secretaria que trabalha para inclusão das pessoas com deficiência. “Com a prática da atividade esportiva as pessoas começam a se enxergar. Ela pode escolher ser atleta ou não. Se optar por ser atleta terá que enfrentar os desafios e outros caminhos”, disse a diretora que ainda explicou aos convidados o significado do termo capacitismo.
As iniciativas da Secretaria de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor também foram apresentadas por Sandro Marques, representante do secretário Nacional de Futebol, Athirson Mazolli.
Encontro dos Prefeitos e Prefeitas
O Ministério do Esporte participa durante os três dias do evento com os gestores municipais levantando os principais programas da pasta e com dois estandes para atendimento aos participantes das ações e das obras do Novo PAC.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte

Esportes
Municípios têm até 31 de março para solicitar construção de Centros Esportivos Comunitários

Mais de 1.000 municípios já submeteram seus projetos para concorrer à construção de 260 Centros Esportivos Comunitários, espaços planejados para oferecer lazer, esportes e convivência social, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade.
Municípios de 24 estados brasileiros já se inscreveram na seleção. Dentre eles, os localizados em Minas Gerais se destacam com o maior número de projetos, seguido pelo Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Bahia e São Paulo. Por outro lado, as cidades dos estados do Acre e Amapá ainda não cadastraram nenhum projeto esportivo.
“A prática esportiva é o direito de todo brasileiro. Então, prefeitos e prefeitas, fique atento para não perder o prazo. Vamos garantir esse recurso e transformar a sua cidade”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.
O prazo para os interessados em receber recursos federais para a construção das estruturas esportivas vai até 31 de março, municípios de todo o Brasil podem se inscrever para participar da segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Acredito que esse número se multiplicará até a data final de inscrição. Só não podem participar os municípios que já foram contemplados na primeira etapa do programa. Após o prazo, o governo federal fará a seleção com base nos critérios de elegibilidade”, explicou Ivo Almeida, assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Esporte.
Os novos centros contarão com infraestrutura completa, incluindo campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. Além disso, terão mobiliário público projetado para fortalecer os laços comunitários e incentivar uma vida mais ativa e saudável. O investimento previsto é de até R$ 1,5 milhão para cada espaço esportivo.
Processo de seleção
A portaria publicada pelo Ministério do Esporte estabelece os critérios e requisitos para a seleção de propostas, que serão custeadas com recursos do Orçamento Geral da União. O documento detalha todas as etapas do processo seletivo e os critérios de elegibilidade.
Clique aqui e confira como se inscrever
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
-
Cidades5 dias atrás
Prefeito de Sinop anuncia fim do casamento nas redes sociais
-
Policial4 dias atrás
Policia encontra corpo de Emilly de 16 anos grávida de nove meses enterrada no quintal de casal que tentou registrar bebê recém nascido em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?
-
Cidades5 dias atrás
Protesto em Várzea Grande: moradores bloqueiam ruas e denunciam abandono do bairro Carrapicho
-
CUIABÁ5 dias atrás
Justiça atende pedido que pode descongelar votos de Nicássio do Juca, e mudar a composição na Câmara de Cuiabá
-
CUIABÁ4 dias atrás
Samantha Iris defende veto a merenda para servidores e critica parlamentares: “Silêncio no corte do café”
-
Policial5 dias atrás
Forças de segurança realizam megaoperação contra facções criminosas em MT
-
POLITICA5 dias atrás
Pivetta reforça otimismo para 2026, e diz que não vai se meter na decisão do União Brasil entre apoiar Jayme ou ele “Eles devem se acertar, e eu não vou entrar nesse mérito”