CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde leva orientações sobre aleitamento materno e reiki para mães na Caminhada Pela Amamentação

Publicados

em

Uma equipe de servidoras da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcou presença na Caminhada Pela Amamentação, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Grupo de Apoio Supermães, no último sábado (30), no Parque Tia Nair. O evento teve como objetivo mobilizar a sociedade em prol do aleitamento materno e conscientizar gestantes, puérperas e famílias em relação à importância dessa prática para a saúde do bebê e da mãe.

Na oportunidade, foram oferecidas várias atividades como a caminhada em volta do lago, exercício aeróbico (ritbox), distribuição de mudas de plantas (incluindo o ipê amarelo, que foi declarada árvore símbolo do aleitamento materno pela lei estadual nº 11.826), exposição de mães empreendedoras, pintura de barriga para gestantes e de mama para lactantes e, por parte das servidoras da SMS, foram oferecidas orientações e material didático sobre amamentação e sessões de reiki, que é uma prática integrativa e complementar em saúde (PICS).

A responsável técnica em Saúde da Criança da SMS, Sônia Maria Nabarrete, destacou a importância do evento com um incentivo para as mães que querem amamentar seus filhos e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde nessa luta. “A maioria das mães já passaram por muitas coisas para estarem aqui hoje nessa luta pelo aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos de vida. E a nossa equipe está à disposição nas unidades básicas de saúde do município, com imunização, pré-natal e a amamentação é algo que precisa ser trabalhado desde o pré-natal até chegar no nascimento e continua. Por isso é tão legal vocês terem criado esse grupo onde uma incentiva a outra. E nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos à disposição. Podem contar conosco!”, disse.

Leia Também:  Secretaria de Gestão promove homenagem aos servidores em celebração aos Dia dos Pais

A presidente do Grupo de Apoio Supermães, Josemara Lima, agradeceu a parceria da Prefeitura de Cuiabá na Caminhada Pela Amamentação. “Além da Secretaria Municipal de Saúde, que veio somar conosco trazendo com material educativo, orientações e práticas integrativas, também recebemos o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que liberou o espaço do Parque Tia Nair para realizarmos este lindo evento. No ano passado, fizemos a Carreata Pela Amamentação e a Sônia representou a Saúde do Município. Agora ela trouxe toda uma equipe junto com ela e esperamos que essa parceria se fortaleça cada vez mais nas próximas ações do Grupo Supermães”, declarou.

Agosto Dourado

A Caminhada Pela Amamentação é o primeiro evento que abre o Agosto Dourado em Mato Grosso, mês dedicado ao aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que o leite materno seja o único alimento do bebê até os 6 meses de vida e complementar pelo menos até 2 anos de idade. Isso porque estudos mostram que a prática reduz a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para a mulher, amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama e do colo do útero.

Leia Também:  Podcast iGdeias debate sobre empresas 'figitais' nesta terça-feira

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Mais de 1,5 mil famílias do Jardim Presidente II serão beneficiadas com obra de pavimentação

Publicados

em

Por

Preparando Cuiabá para o futuro, em especial, por meio do investimento maciço no setor de infraestrutura urbana. Esse tem sido o olhar da Prefeitura de Cuiabá nos últimos anos e é o que comprova o lançamento das obras de pavimentação asfáltica do bairro Jardim Presidente II, realizado na nesta sexta-feira (13), pelo prefeito Emanuel Pinheiro. 

Mais de 1,5 mil famílias que vivem na comunidade serão beneficiadas com as melhorias na malha viária, que integram também, rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio e calçadas. Os trabalhos estão previstos para ter início no mês subsequente, atendidos pelo programa ‘Minha Rua Asfaltada’, alcançando mais de quatro quilômetros de vias. 

Em seu discurso, o Chefe do Executivo Municipal, salientou os impactos grandiosos que serão conquistados através dos serviços, como por exemplo, na garantia do bem-estar coletivo e melhoria na qualidade de vida. “Aqui tem pessoas que dedicaram toda uma vida e merecem um envelhecimento digno, ao ver o asfalto passando na porta de suas residências. Foi por isso que eu determinei ao Stopa prioridade aqui. Será uma obra de qualidade, padrão de nossa gestão, valorizando os imóveis e a vida das pessoas. Vamos manter o respeito aos idosos, trabalhadores, ou seja, aqueles que fizeram muito por nós, devolvendo em trabalho, acolhimento e dedicação tudo que nos ofertaram. Não se faz omelete sem quebrar os ovos e em breve os maquinários estão aqui a todo vapor”, disse o gestor. 

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro reafirma compromisso com a educação e Cuiabá ganha nova escola para mais 480 alunos

O presidente do bairro, José Rogério Santos e residente há mais de 30 anos, aproveitou a oportunidade para citar algumas das benfeitorias concedidas pela Prefeitura de Cuiabá em prol da região. Dentre as que mais se destacam, está a implantação da sinalização viária e iluminação pública. “Vivo aqui há muito tempo e hoje posso dizer que estamos realizando um sonho, graças a uma gestão humanizada, moradores que aguardavam ansiosamente por essa qualidade de vida. Somos muito gratos por tudo que o prefeito Emanuel Pinheiro fez e vai continuar fazendo por nós. Não temos palavras para agradecer”, externou. 

O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, reforçou que o compromisso firmado entre o poder público e os cidadãos será cumprido à risca. “A partir de setembro, toda nossa equipe estará aqui e vamos ter muitos buracos sendo cavados, para que possamos fazer um asfalto de excelência. Peço a compreensão de todos aqui referente ao andamento das atividades, que serão revertidas em boas ações”, frisou. 

Representando o parlamento cuiabano, o vereador Marcrean Santos, pontuou a força do movimento comunitário na interlocução de iniciativas como estas. “Fui presidente de bairro por muitos anos e sei da luta de todos. Hoje temos um prefeito que pensa no povo, naqueles que mais precisam, aplicando com responsabilidade os recursos em diversas áreas, atendendo os mais humildes. Meus parabéns ao Jardim Presidente II”, declarou. 

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro apresenta casa sustentável com tecnologias inovadoras e que podem garantir até 25% no IPTU a partir de 2023

Estiveram presentes, o secretário de Governo, Luis Cláudio Sodré, secretário-adjunto de Obras, Rauf Macedo,  secretário-adjunta de Obras, Silvia Andreatto, secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Leonardo Leão, vereador Cezinha Nascimento e demais lideranças comunitárias e religiosas. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA