Arquivos JB News 10 Anos
Secretaria de Saúde realizará atendimentos noturnos voltados para o público alvo do Novembro Azul
Entre as ações voltadas para o homem trabalhador estão exames, testes rápidos, consultas médicas e vacinação
A Secretaria de Saúde de Vera através dos PSFs (Postos de Saúde da Família) estará realizando ações do Novembro Azul, mês em que é realizada a prevenção, conscientização e combate ao câncer de próstata, voltadas ao homem trabalhador. Os atendimentos serão realizados no período noturno. E terão 30 vagas para consultas médicas em cada unidade. No PSF 1 as consultas serão marcadas para o dia 14 de novembro no período noturno, com o retorno no dia 29. E para o PSF 2 as consultas serão no dia 12, com retorno garantido para o dia 26.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vera, Geovane Ruhoff, expôs sobre a importância dos homens cuidarem da saúde como um todo. “A campanha “novembro azul” já é conhecida em todo o país e neste ano nós queremos alertar os homens não só sobre o câncer de próstata, mas também sobre a importância de cuidar da saúde em geral. Seja realizando exames, reorganizando a alimentação, praticando exercícios físicos, mantendo a vacinação em dia e até mesmo acompanhando a esposa durante a gravidez”, destacou.
Para esta ação o público alvo da secretaria são homens trabalhadores acima dos 45 anos. Este ano o atendimento será feito aos homens que tiverem as consultas marcadas pelas suas agentes comunitárias de saúde (ACS). Os pacientes que queiram marcar as consultas e não conhecem sua agente de Saúde pode procurar informações no PSF da sua área. Serão disponibilizadas consulta médica, consulta odontológica e vacinação. Além de coleta e sangue para exames de PSA (prevenção ao câncer de próstata), e testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Os pacientes precisam levar o cartão SUS, documentos pessoais e a carteira de vacinação.
Para o secretário de Saúde Waldir Alessandro Gabriel, a procura de homens por consultas é baixa e a intenção da pasta é que isso mude. “A presença de homens à procura por consulta nas unidades de saúde é baixa e nós queremos que isso mude, porque queremos melhorar a saúde da população masculina. E com esses atendimentos em horários alternativos, como esses no horário noturno, facilitam o acesso do homem trabalhador aos serviços de saúde”, conclui Waldir.
A secretaria de saúde recomenda que no dia do exame os pacientes não andem de bicicleta, nem a cavalo e nem pratiquem atividades que estimulem a próstata. Fiquem ao menos 48h, dois dias, sem atividade sexual. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Segundo o INCA em 2018 a estimativa de novos casos já soma 68.220. E o número de mortes chega a 13.772 dados de 2013.
Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros
O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Nacional3 dias atrás
Idosa é impedida de sair de agência bancária em Copacabana após exigir atendimento sobre consórcio sem liquidez, com débito automático
-
CUIABÁ4 dias atrás
Abílio afirma lançar edital do concurso para Guarda Municipal ainda em 2025
-
Policial6 dias atrás
Padrasto é preso após ser flagrado em tentativa de estupro de enteada de 13 anos
-
AGRONEGÓCIOS4 dias atrás
Luciano Hang é convidado para palestrar na Norte Show 2025
-
Policial5 dias atrás
Justiça de MT condena três advogados a mais de 15 anos de prisão por serem “braço-jurídico” do Comando Vermelho
-
Cidades5 dias atrás
Rios transbordam e causam destruição em Salto do Céu e Rio Branco, em MT
-
Policial4 dias atrás
Polícia consegue identificar e efetuar prisão de agressor de psicólogo na boate Num Garden em Cuiabá
-
Nacional2 dias atrás
Inquérito apura prejuízos causados a pessoas LGBTQIA+ pelas mudanças anunciadas pela Meta