CUIABÁ

Secretaria de Planejamento discute elaboração de políticas públicas dos próximos 4 anos

Publicados

em

A Secretaria de Planejamento realizou, na quarta-feira (4), uma reunião com representantes de secretarias municipais, visando definir as metas de gestão que deverão ser apresentadas para, posteriormente, serem incorporadas ao PPA (Plano Plurianual). O debate ocorreu no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), localizado na Avenida Beira Rio.

Participaram representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e da Mulher. Até sexta-feira (6), os debates serão concluídos com integrantes de todas as secretarias municipais.

A secretária-adjunta de Planejamento, Patricia Alonço dos Reis, explica que as políticas públicas que serão incorporadas ao PPA (Plano Plurianual) são norteadas pelo plano de governo do prefeito Abilio Brunini, apresentado à população nas eleições municipais de 2024.

“As propostas serão transformadas em metas e indicadores para serem executadas nos próximos quatro anos”, pontua.

A diretora de Planejamento, Silvina Maria dos Anjos, detalha que todas as informações são fornecidas às secretarias municipais em caráter didático, a fim de garantir a boa elaboração de projetos que serão desenvolvidos pelo Executivo.

Leia Também:  Prefeito solicita levantamento de informações sobre troca de modal de transporte

“Todos os gestores sinalizaram que estão comprometidos em auxiliar o Executivo nas políticas públicas.”

Entenda

O principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Poder Executivo é o PPA (Plano Plurianual). A partir dele, são definidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando as despesas de capital (como, por exemplo, os investimentos) e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada. O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cuiabá terá nova estrutura para atender autistas e neurodivergentes

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá projeta que, em até 60 dias, deve entregar uma nova estrutura dedicada ao atendimento de crianças autistas e neurodivergentes da capital. O espaço, localizado no bairro Santa Cruz, estava há anos desativado e agora será revitalizado para funcionar como um centro de apoio nas áreas da educação e da saúde.

A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (11) pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, ao lado do secretário municipal de Educação, Amauri Monge. Segundo eles, o imóvel terá como foco o acolhimento pedagógico e o suporte às mães atípicas, aquelas que cuidam de crianças com necessidades específicas de desenvolvimento.

“Daqui a uns 60 dias a gente vai estar aqui com novidades, né Amauri”, disse Samantha, durante visita ao prédio. Ela explicou que o espaço era originalmente destinado ao atendimento de autistas, mas acabou ficando esquecido. “Esse é um imóvel aqui no bairro Santa Cruz que era pra ter sido utilizado ali pra atendimento de crianças neurodiversas, mas ele ficou muitos anos desativado. Hoje, esse imóvel está voltando para a Prefeitura de Cuiabá com muita alegria, pra gente utilizar tanto na saúde quanto na educação”.

Leia Também:  Mutirão emergencial contra dengue ocorre no CPA 2

Amauri Monge reforçou o compromisso da gestão com a pauta da inclusão. “Verdade, 60 dias pra gente colocar esse prédio tão importante a serviço das nossas crianças neurodivergentes e das nossas mães atípicas também”, afirmou. “Temos a satisfação de estar novamente planejando uma atividade importante aqui para atender essas crianças e fazer daqui um centro de apoio pedagógico e de saúde”.

Samantha finalizou destacando a urgência da ação. “Tem várias crianças precisando e esperando esse apoio. A gente já tá planejando, tem um monte de planos, e o mais importante é começar logo.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA