CUIABÁ

Secretaria da Mulher leva serviços para mais de 400 pessoas no Pedra 90

Publicados

em

Com a proposta de aproximar a gestão pública da população e garantir acesso a serviços essenciais, a Prefeitura de Cuiabá realizou no sábado (14), das 8h às 12h30, mais uma edição da ação Secretaria da Mulher em Ação, desta vez no bairro Pedra 90. O evento ocorreu na Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi e beneficiou moradores também dos bairros Jardim Industriário e Nova Esperança, totalizando 421 atendimentos gratuitos.

Idealizada pela Secretaria Municipal da Mulher, sob o comando da tenente-coronel Hadassah Suzannah, a iniciativa contou com a parceria do Gabinete da primeira-dama, da vereadora Samantha Iris. “É um evento que traz toda a estrutura da Prefeitura para uma determinada região. Nosso objetivo é garantir que as mulheres e suas famílias tenham acesso direto a serviços importantes e acolhimento. Hoje estamos com atendimentos de saúde, assistência, jurídico, cursos e orientações. É gratificante ver o impacto positivo que essa ação tem nas comunidades”, afirmou Hadassah.

Entre os serviços mais procurados estiveram os atendimentos na área da saúde, que somaram 192 procedimentos, entre eles, consultas de enfermagem, atendimentos médicos, aferição de pressão e glicemia, atendimento psicológico, vacinação e orientação nutricional. O espaço da estética também teve destaque, com 78 atendimentos.

Leia Também:  Prefeito e vice dialogam com representantes da população em situação de rua

Outros serviços oferecidos foram atendimentos jurídicos (62), contábeis (43) e ações de enfrentamento à violência contra a mulher por meio dos espaços Maria da Penha, Caliandra e Espaço SMM, com orientações, escuta e acolhimento. O Armário Solidário da Secretaria da Mulher realizou 13 atendimentos, totalizando 120 peças doadas

A vereadora Baixinha Giraldelli, que é madrinha da escola onde o evento foi realizado, elogiou a iniciativa: “Tá lindo! Tem de tudo, até agricultura familiar. Parabéns para você Hadassah. Seu trabalho e de sua equipe estão ajudando a melhorar Cuiabá. Além de tudo isso, ainda oferecem cursos que fortalecem a independência das mulheres”.

Ao todo, o evento contou com a participação do “Espaço Caliandra” do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) do Governo do Estado com a estrutura da rede de enfrentamento à violência doméstica da Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha, bem como, do Procon Municipal, da Procuradoria Geral do Município, da Águas Cuiabá, da Junta Militar, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Leia Também:  Jogos Estudantis Cuiabanos consagra campeões e atletas se preparam para desafio estadual

#PraCegoVer

A foto mostra a secretária da Mulher de Cuiabá, Hadassah Suzannah com a equipe da saúde que realizou atendimento durante o evento no bairro Pedra 90.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá delibera sobre projetos e recebe Técnicas de Desenvolvimento Infantil

Publicados

em

Por

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Durante a 3ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (09), a Comissão de Educação (CE) da Câmara Municipal de Cuiabá deliberou sobre três projetos de lei voltados à área educacional e recebeu representantes das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), que reivindicam a mudança de nomenclatura do cargo para “Professoras de Desenvolvimento Infantil”.
A reunião foi presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e contou com a presença do vereador Mário Nadaf (PV). O presidente da comissão, vereador Daniel Monteiro (Republicanos), esteve ausente.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (SINDTDI), defendeu que a alteração na sigla é uma forma de reconhecimento profissional.
“Já exercemos o ato de cuidar e educar. O que está errado é a nossa sigla. É preciso trocar o ‘T’ pelo ‘P’, para sermos referidas como Professoras de Desenvolvimento Infantil, que é o que realmente somos. Estamos anexando à Lei Orgânica todos os nossos anseios em relação à mudança da nomenclatura, que representa o reconhecimento jurídico do cargo. Trata-se de uma questão de identidade, valorização e reconhecimento da categoria”, afirmou.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de dialogar com a categoria e lembrou que a demanda não é recente, tendo sido formalizada por meio de um projeto apresentado em 2019.
“As TDIs já vêm pleiteando essa mudança há anos. O projeto mencionado pelo vereador Mário Nadaf é de fevereiro de 2019. Essa conquista está próxima e, em breve, o Executivo deve enviar a proposta à Câmara. Hoje deliberamos sobre três projetos importantes para a educação, um de minha autoria, outro do vereador Ilde Taques e outro da presidente da Casa, vereadora Paula Calil, além de ouvirmos a Rose, representante das TDIs. É extremamente importante saber que esta comissão é ativa e está sempre dando retorno à população”, concluiu.
Projetos com parecer favorável
Durante a reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a três projetos:
Projeto da vereadora Michelly Alencar: dispõe sobre a inclusão de mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projeto da vereadora Paula Calil (PL): institui um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, com o objetivo de promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
Projeto do vereador Ilde Taques (PSB): cria a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Uso Adequado da Internet e das Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Agora, os três projetos seguem para votação em plenário na próxima Sessão Ordinária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Quarenta e quatro representantes do Conselho da Mulher se reúnem para a avaliação anual com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA