Estadual

Seciteci promove colônia de férias com oficinas gratuitas de ciências e robótica

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza uma programação de atividades gratuitas e abertas ao público em geral como parte do projeto colônia de férias do Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências. A iniciativa ocorrerá no Museu de História Natural, em Cuiabá, entre 11 e 15 de dezembro.

Os visitantes poderão conferir, entre 8h e 17h, o planetário digital, óculos de realidade virtual, jogos 3D e outros experimentos científicos.

Também serão ofertadas oficinas que buscam estimular a criatividade dos alunos na solução de problemas. Com a duração de duas horas, cada tema será abordado em turmas de 20 alunos. A idade mínima para participar é de sete anos. Para menores de idade, é obrigatória a presença de um responsável durante as atividades.

Este é o segundo ano que a Seciteci participa do projeto Colônia de Férias. Nesta edição, a parceria ocorre com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Ecoss e Museu de História Natural de Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, a ação busca proporcionar um ambiente de aprendizado, diversão e descoberta para crianças e jovens durante o final deste ano letivo.

Leia Também:  Governo de MT entregou 1.185 máquinas e caminhões para fortalecimento dos pequenos produtores e melhorias em infraestrutura

“Com atividades científicas lúdicas e interativas, queremos estimular a curiosidade e o gosto pelo conhecimento, mostrando que aprender pode ser divertido. É uma oportunidade única para continuar crescendo, explorando e se conectando com o universo da ciência, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e intelectual mesmo fora da sala de aula”, completou Marcos.

Para participar das oficinas é necessário realizar um agendamento até o dia das atividades através de formulário online (Acesse Aqui). Não é necessária inscrição para visitar as demais atrações.

Confira a programação das oficinas disponíveis para agendamento

11/12 (Quarta-feira)

08:00 às 10:00 – Câmara escura – Professora Liziê

14:00 às 16:00 – Foguete de ar comprimido – Professor Heraldo

12/12 (Quinta-feira)

08:00 às 10:00 – Disco de Newton – Professor Cleyton

14:00 às 16:00 – Robótica criativa – Professora Sophia

13/12 (Sexta-feira)

08:00 às 10:00 – Robótica criativa – Professora Liziê

14:00 às 16:00 – Câmara escura – Professora Sophia

Conteúdos a serem trabalhados

– Robótica Criativa

Conteúdos/temas: Robótica, mecânica, eletrônica, criatividade e solução de problemas.

Leia Também:  Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

Objetivo específico: Estimular a criatividade dos alunos na solução de problemas.

– Oficina: Foguetes de papel

Conteúdos/temas: Geometria, conceitos de massa, leis da física clássica, lei de ação e reação, aerodinâmica.

Objetivo específico: Demonstrar conceitos físicos e matemáticos de forma prática e estimular o interesse dos alunos em participar da competição brasileira de foguetes.

– Oficina: Câmara Escura

Conteúdos/temas: Propagação da luz, formação de imagens, funcionamento da máquina fotográfica e do olho humano.

Objetivo específico: Promover a compreensão dos princípios básicos da formação de imagens através da construção e experimentação prática com uma câmara escura, conectando conceitos de óptica, física e história da fotografia com aplicações práticas e criativas

– Oficina: Disco de Newton

Conteúdos/temas: Conceitos de óptica, espectro de cores, percepção visual e história da ciência, conectando física, arte e criatividade de forma prática e interdisciplinar.

Objetivo específico: Demonstrar, de forma prática, o princípio da composição da luz branca a partir da mistura das cores do espectro visível, conforme descrito por Isaac Newton

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Hospital Regional de Sorriso implanta sala de vacina para atender recém-nascidos

Publicados

em

Por

O Hospital Regional de Sorriso, que é gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), implantou uma sala de vacina para a administração dos primeiros imunizantes aos recém-nascidos na maternidade. Em parceria com o município e com o Escritório Regional de Saúde de Sorriso, o espaço disponibiliza as doses contra a tuberculose (BCG) e Hepatite B, que são administradas logo após o nascimento. A principal finalidade é proteger o bebê de doenças infecciosas desde os primeiros dias de vida.

“Todas as vacinas são importantes, mas as primeiras vacinas na vida de um recém-nascido são essenciais para que ele possa produzir anticorpos que vão protegê-lo contra as doenças imunopreveníveis. A sala de vacina assegura isso e é a demonstração do respeito que o Governo de Mato Grosso tem com a saúde dos mato-grossenses”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

As vacinas são aplicadas pela equipe do Hospital Regional de Sorriso todos os dias no período da manhã e são voltadas exclusivamente para os pacientes que nascem no hospital.

Leia Também:  Unemat está com inscrições abertas em duas especializações, cinco mestrados e dois doutorados

A diretora geral da unidade, Ione Carvalho, enfatiza a importância e a praticidade que a sala trouxe para as famílias, gerando mais comodidade e segurança para a imunização dos recém-nascidos.

“O Hospital Regional de Sorriso vem buscando melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação de uma sala de vacina facilita para que as famílias não percam essa etapa importante da vida dos pequenos, porque elas já saem do hospital com as primeiras doses aplicadas”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA