Estadual

Seciteci premia com computadores escolas de Santo Antônio de Leverger que mais arrecadarem lixo eletrônico

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa de recondicionamento de computadores (Recytec), premiará as três escolas de Santo Antônio de Leverger que mais arrecadarem resíduos eletrônicos. A premiação será realizada durante o evento Recytec Itinerante, que ocorre na cidade nesta quinta e sexta-feira (29 e 30.5).

As escolas que participarem da gincana, intitulada E-lixo Zero, serão premiadas da seguinte forma: o 1º lugar receberá três computadores; o 2º lugar, dois computadores; e 3º lugar, um computador. As vencedoras também receberão troféus. Esta será a 3ª edição da iniciativa que já foi realizada em Chapada dos Guimarães e Poconé.

Além das escolas, a população em geral pode levar material eletrônico até o ponto de recolhimento, na Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara (R. 15 de Novembro – Centro, em Santo Antônio de Leverger). A arrecadação do material será feita até às 14h de sexta-feira e a premiação, às 16:00h do mesmo dia.

O Recytec Itinerante é um evento gratuito e aberto a todos. A programação conta com palestras, oficinas e apresentações sobre descarte consciente de lixo eletrônico para toda a comunidade do município, principalmente o público escolar.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra nova fase da operação que investiga morte de advogado em Cuiabá

O material coletado será reciclado ou descartado de forma adequada pelo programa Recytec, realizado pela Seciteci em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro. O projeto promove descarte adequado de lixo eletrônico por meio de eventos e campanhas de coleta de resíduos.


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta a importância do evento. “Essa é uma forma que o governo do Estado promove a conscientização dos alunos e da comunidade geral sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos em diferentes localidades. Com isso, podemos estimular a reciclagem desses materiais e evitar a contaminação do Meio Ambiente”.

O Circuito Itinerante do MT Ciências também participará do evento com oficinas de robótica criativa e foguetes de papel, além de levar o planetário digital, óculos de realidade virtual e toda a estrutura da carreta da ciência, composta por quatro salas temáticas, com 22 instalações, que exploram conhecimentos variados.

“O Recytec é um programa para a sociedade e estarmos na estrada chegando nas cidades, como em Santo Antônio de Leverger, mostra que queremos que o programa esteja cada vez mais perto do povo”, completa Kelly Cristina, coordenadora do projeto.

Leia Também:  Foragido da Justiça do Maranhão é preso pela Polícia Civil em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana

Publicados

em

Por

Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.

As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).

Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.

Leia Também:  Companhia Raio prende homem com porções de maconha e cocaína em Cuiabá

Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.

Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.

O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.

“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.

Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.

Leia Também:  "Apoio do Governo de MT é importante para alavancar o turismo no estado", afirma empresário

“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA